Domingo, 16 de junho de 2024
A crescente piora da situação fiscal do Brasil, aliada a incertezas externas, fez a Bolsa do país sair de um patamar recorde para o pior desempenho entre as principais economias do mundo em 2024. Neste ano, o Ibovespa acumula queda de mais de 10%, descolando-se dos índices globais, que, em sua maioria, registram valorização.
O mau desempenho também ocorre no câmbio: o real já acumula baixa de cerca de 10% em relação ao dólar em 2024, saindo de R$ 4,85 no fim do ano passado para R$ 5,38 na última sexta (14). O desempenho da moeda brasileira só não é pior que o do iene japonês.
A deterioração é resultado do aumento da percepção de risco do Brasil entre investidores, em especial após incertezas sobre a condução das políticas econômica e monetária. Desde o início do ano, o risco-país medido pelo CDS de cinco anos acumula alta de 18,67%, sendo um dos únicos, junto com China e Índia, dentre as principais economias a registrar alta no indicador.
O CDS funciona como um termômetro informal da confiança dos investidores em relação às economias, especialmente as emergentes. Se o indicador sobe, é um sinal de que os investidores temem o futuro financeiro do país.
Para compensar o risco, o mercado exige juros cada vez maiores, e as taxas de contratos para dez anos no país ultrapassaram a marca de 12% neste mês. No início do ano, estavam em 10,36%.
Com a persistência dos ruídos fiscais, as condições financeiras devem permanecer apertadas, e não há previsão de melhora no curto prazo.
Folhapress
OPINIÃO DOS LEITORES
Trocar dr Paulo Guedes, professor por uma porcaria dessas, da nisso aí ó.
Fracassos atrás de fracassos.
O nine tá perdido, não sabe o que fazer a não ser MENTIR.
mente que o kú não sente, mas a verdade sai em milésimos de segundos nas redes sociais.
Bandido!
Alguém com pelo menos um neurônio tinha dúvidas de que isso iria acontecer? E é só o começo…
“entenda como isso é bom”
É sério isso? E Taxad não é um economista que colou para passar numa prova? Para destruir um país, basta votar na esquerda.
Mas o povo não quis assim? Principalmente o Nordeste Brasileiro.. Está começando o processo de Venezuelizacão do Brasil.. O povo brasileiro vai colher o que plantou e não achem ruim!!! Com certeza chegaremos no pior do mundo rápido!!
Aperta o 13 com força, JUMENTADA!!!!
E pensar que em 2021 chegamos a ter taxa Selic de 1,90 ao ano.
Mas o importante é que “tiramos” o Bozo!
Nobre ANALFABETO FUNCIONAL, de uma olhada nessa Matéria, aí compare a taxa selic de 2021 com a de hoje.
O aumento da taxa implica restrição do acesso ao dinheiro seja por linhas de crédito, seja por empréstimos ou financiamentos. Dados do Banco Central apontam que entre agosto de 2020 e março de 2021, o valor da taxa ficou fixado em 2% ao ano. Desde agosto de 2022, a taxa alcançou 13,75% ao ano.26 de jun. de 2023
Nobre ANALFABETO FUNCIONAL, vou ajudar a você, já que não gosta de lê e nem Pesquisar em Sites de Confiança.
Taxa de juros
Atualmente, a taxa Selic está em 10,50% ao ano, após sete reduções seguidas promovidas pelo Banco Central. Para o fechamento de 2024, a projeção do mercado para o juro básico da economia avançou de 9,75% para 10% ao ano. Isso quer dizer que o mercado estima um corte menor de juros neste ano.20 de mai. de 2024
Amigo, o texto contém ironia. Rsrs
E imaginar que ainda há quem avalie positivamente essa gangue que “governa” o Brasil…
Aumento de impostos (o Brasil voltou!), inchaço da máquina pública, déficits bilionários nas contas públicas, prejuízo nas estatais, explosão dos gastos com emendas parlamentares (orçamento secreto), parceria com tiranias (Hamas, Irã, Nicarágua, Cuba, Venezuela), crescimento de morte de indígenas, aumento recorde de queimadas no Cerrado, negócios com JBS, Odebrecht e outros vilões da Lava-jato, volta das invasões do MST, proliferação de greves no serviço público… A lista é interminável!