martins em pauta

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Lira: Tempo para tramitação da PEC é “exíguo” e proposta é tratada “basicamente pela equipe de transição”

Segunda, 21 de Novembro de 2022

Foto: REUTERS/Adriano Machado

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta segunda-feira (21) que o tempo é “exíguo” para a tramitação da PEC do Estouro no Congresso Nacional e disse esperar que ela tenha um texto “minimamente equivalente” nas duas Casas Legislativas para que seja aprovada.

Em evento da Associação Brasileira de Atacadistas (Abad), Lira disse que o prazo de discussão de um texto é de 17 dias e apontou que a proposta ainda não foi discutida pelo Congresso.

“Não tem ainda o projeto, o texto, o autor ou as assinaturas. O que nós temos é um tempo exíguo de praticamente 17 a 20 dias úteis para discutir um texto desse”, afirmou Lira.

“Essa (PEC) é tratada basicamente pela equipe de transição. Não houve sequer uma reunião conjunta entre Câmara e Senado”, disse o deputado, citando ele próprio, o presidente da Comissão do Orçamento, deputado Celso Sabino (União Brasil-PA), o relator do Orçamento no Senado, Marcelo Castro (MDB-PI), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e “os principais líderes das duas Casas”.

“E a partir daí, dependendo dessa reunião, da disposição dos partidos e dos líderes, é que se confeccionará um texto e se for de se aprovar esse texto, tem que ser minimamente equivalente nas duas Casas”, ressaltou.

Embora não tenha falado sobre o teor da proposta, Lira lembrou o comportamento do Congresso nos últimos anos, em uma referência à aprovação de medidas emergenciais durante a pandemia de Covid-19.

“Não vai faltar é coerência, seja de um lado, seja de outro”, disse ele.

Uma minuta da PEC apresentada pela equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva prevê a manutenção a partir de 2023 do Auxílio Brasil, programa social que voltará a se chamar Bolsa Família, fora do teto de gastos de maneira permanente. Contudo, tem havido discussão no Congresso para limitar o prazo de vigência dessa exceção.

A apresentação formal da proposta deverá ser feita até terça-feira (22), de acordo com o senador eleito Wellington Dias (PT-PI), responsável por representar o gabinete de transição nas discussões relacionadas ao Orçamento de 2023.

CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643