martins em pauta

sábado, 6 de novembro de 2021

Com a PEC aprovada ninguém segura Bolsonaro. Entenda...

 Sábado, 06 de Novembro de 2021



Com o nome do Bolsa Família trocado para Auxílio Brasil, e um aumento significativo na concessão do benefício, junto com o emprego que vai chegar e outros fatores como ambiente de negócios favoráveis, nem mesmo a crise causada pela quarentena forçada, poderia de fato afetar a candidatura do presidente.

Por isso o meteoro dos precatórios acumulados veio justamente nessa gestão. A ideia é que o governo não tenha condições de aplicar suas reformas, e fique impossibilitado de gerir seus programas, para pagar dívidas de dez a vinte anos de outros mandatos.

E mesmo que seja perfeitamente compreensível que o cálculo do teto seja reformulado para aplacar o empurro das dívidas de muitas outras gestões, ainda mais após com o impacto mundial da doença de Wuhan, é claro que a oposição vai lutar contra. A manutenção de poder deles é muito mais importante que a quantidade de miseráveis que o Brasil pode tirar do buraco.

Mas o governo jogou bem. Aproveitou a crise da saída de parte da equipe econômica para fazer um pronunciamento, na qual dizem diretamente que ao não aprovarem a PEC, não poderiam distribuir o auxílio. Isso pressionou os parlamentares do congresso, já que em ano eleitoral, negar auxílio a população pegaria muito mal.

Alie isso a tão aguardada ida do presidente para partido A ou B, e o esforço deles em manter Bolsonaro em suas legendas, e logo vai perceber que a oposição foi cercada em vários âmbitos, encurralada políticamente.

Agora que o feriado de Finados passou, muitos outros parlamentares vão voltar do feriado, e os que votaram a favor já estão com o Ônus e Bônus do voto, com poucos mudando posição. A tendência é que o governo aprove a PEC, com trabalho de formiguinha, e fazendo limonada de muito limão amargo que apareceu no caminho.

Observe os movimentos da oposição após isso, e perceba o clima de derrota em que estão. Eles sabem, que com a PEC aprovada, nenhuma narrativa vai conseguir frear o otimismo do mercado.

E como eu já disse em outros textos, economia boa reelege qualquer presidente.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643