martins em pauta

domingo, 29 de agosto de 2021

EDITORIAL: PLANO DIRETOR – A fake do fake do MINEIRO

Domingo, 29 de Agosto de 2021

Foto: Arquivo/TN

“Eu não vim para explicar, mas para confundir”, dizia o comunicador Abelardo Barbosa, para sempre conhecido como Chacrinha, em uma de suas famosas máximas.

O atual secretário estadual e ex-deputado Fernando Mineiro, cuja inteligência ninguém questiona, nem muito menos o seu conhecimento sobre o planejamento urbano de Natal – Mineiro foi vereador e relator do Plano Diretor da capital potiguar de 1994– parece ter recorrido à máxima de Chacrinha para falar sobre o tema.

Está em curso, desde 2017, o processo de discussão, elaboração, revisão e votação do Plano Diretor de Natal.

A última revisão, dez anos antes, não acabou nada bem. Até prisões foram efetuadas e vereadores terminaram punidos pela Justiça e pelos eleitores natalenses depois do escândalo que explodiu.

Pois bem. O processo final de revisão da Lei Complementar nº 082/2007 (Plano Diretor de Natal) envolveu 119 delegados encarregados de deliberar e votar a versão final. São representantes de diversos setores, dentre os quais movimentos populares, organizações não governamentais ligadas ao desenvolvimento urbano e ambiental, entidades e conselhos profissionais, entidades acadêmicas e de pesquisa, associações empresariais, sindicatos e Poder Público.

O processo de análise e revisão do Plano Diretor começou em 2017, esteve interrompido por um tempo, foi retomado em 2019 e precisou sofrer adaptações para poder continuar durante a pandemia. Natal precisa da revisão URGENTEMENTE do seu plano diretor para poder avançar. Sem ele, corre o risco de perder ainda mais investimentos e ficar na rabeira de outras capitais da região nordeste como João Pessoa, que avançou léguas nos últimos anos, enquanto Natal empobreceu em tudo.

Apesar do longo processo de mobilização popular e de discussões intermináveis, há os que não aceitam perder no voto, como é o caso de Mineiro.

Por isso, há uma mobilização do Ministério Público e daqueles que perderam nas discussões e propostas do que já foi discutido e deliberado para virar o jogo depois do apito final.

Charge: Ivan Cabral

Charge: Ivan Cabral

Charge: Ivan Cabral

Para ilustrar ainda mais o seu descontentamento com os rumos da discussão e apreciação do Plano Diretor, Fernando Mineiro, fez uso de charges que mostram, entre outras coisas, as praias de Ponta Negra e Redinha cheia de prédios à beira-mar. Até o Morro do Careca aparece isolado por prédios de todos os tamanhos. Na charge publicada por Mineiro, só não tem prédios dentro do mar. Obviamente. Aí seria um pouco demais.

A publicação das charges suscitou críticas. E acusações de produção de fake news, uma forma de deturpar a realidade para conquistar apoio para a tese dos descontentes com a revisão do Plano Diretor.

O fato é que as charges, independentemente da intenção de quem as fez, encomendou ou publicou, leva os internautas a imaginarem algo diferente da realidade. E nisso se fundamenta a acusação de fake news.

Mineiro não gostou e com arrogância chegou a dizer a esse comunicador que eu e minha equipe não sabia interpretar charges, achou pouco, como gosta de fazer sempre que se ver em situação desagradável, joga para plateia se vitimizando e dizendo que “blogs” por ma fé, incompetência ou atendendo interesses do mercado imobiliário o acusam de fazer o que ele não fez. Santa paciência com esse iminência parda.

A verdade cristalina, que salta aos olhos, é que as charges foram usadas para fazer parte de um processo de mobilização contra a revisão do plano diretor que já está demorando demais.

E se a deturpação da realidade, sob a forma de textos ou charges, não for plantar notícias falsas, precisamos urgentemente revisar não apenas o Plano Diretor de Natal, mas também o conceito do que é fake news.

Ai que saudades do Chacrinha….

BG

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Vem de outro estado pra empacar o RN, muita mentira, claro que os desenhos são chances ilustrativas, mas mesmo cientes que charges são caricaturas a intenção foi totalmente forçar o pensamento de uma coisa que o novo plano diretor não é nem de perto

  2. Nossa, foi VERGONHOSO o que esse senhor fez, até simpatizava com ele, mas foi muito mesquinho, desrespeitou um trabalho que vem sendo muito bem realizado, com clareza e respeito ao meio ambiente, venho acompanhando tudo e só posso dizer que os envolvidos estão de parabens, principalmente o Secretario Thiago Mesquita e a arquitetura Sophia Motta, muito coerentes e inteligentes. O Sr. MINEIRO perdeu meu respeito totalmente, que feio, Natal além de conviver com a incompetencia de alguns politicos ainda existe a má fé, quem ama Natal apoia o plano diretor, quem nâo ama critica.

  3. A cada dia só aparece mais marmota desse povo, que infelicidade termos de conviver com esse povo, melhor Bolsonaro, cheguei a essa conclusão do estou menos pesado e mais feliz.

  4. Esse cidadão apelidado de Mineiro é a cara do seu líder no âmbito nacional, não sabe de nada e quando sabe deturpa a verdade, se tornando um mentiroso de primeiro grau, é a cara do seu partido derrocado e desacreditado no âmbito nacional, pois ambos não possuem um mínimo de credibilidade no que pensam e falam, um desastre total.Ainda bem que o Natalense e o norte-rio-grandense estão vacinados contra essas pestes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643