martins em pauta

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Bolsonaro dá resposta ao mundo e entrega o 1º satélite brasileiro para monitorar o desmatamento na Amazônia

Sábado, 27 de  Fevereiro de 2021

O “Amazônia 1”, primeiro satélite completamente brasileiro, será lançado na madrugada deste domingo (28) ao espaço. Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, o equipamento foi levado para a Índia, onde será lançado. O satélite é o terceiro a formar o sistema Deter e vai auxiliar na observação e monitoramento do desmatamento na região amazônica.

O “Amazônia 1” – completamente projetado e operado no Brasil – iniciou há oito anos e teve investimento de R$ 400 milhões e o envolvimento de diversos pesquisadores.

Do espaço, o equipamento vai enviar sinal para três estações de monitoramento no Brasil: Cuiabá (MT), Alcântara (MA) e Cachoeira Paulista (SP). Mas, todos os movimentos da máquina serão coordenados de uma outra estação, que fica no Inpe, em São José dos Campos.

O Inpe vai transmitir o lançamento, em cerimônia online, agendada para às 1H24, deste domingo. Embarcaram para acompanhar o envio do satélite o diretor do Inpe, Clézio de Nardin, e o Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643