martins em pauta

sábado, 22 de junho de 2019

Governo vai lançar plano do ‘gás mais barato’

Sábado, 22 de Junho de 2019

Foto:Divulgação

Para reanimar a economia e cumprir a promessa do choque da energia barata, o governo deve lançar nos próximos dias um programa para reduzir o preço do gás. Batizado de Novo Mercado de Gás, o plano tem como principal pilar o enfrentamento de monopólios que dominam há anos o setor – principalmente as distribuidoras, que atuam em Estados, e a Petrobrás. A ideia é criar um ambiente de mercado, com mais concorrentes, e aproveitar o aumento da oferta do gás, oriundo das áreas do pré-sal, para tentar reindustrializar o País.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, quer alcançar uma queda de 50% no preço do gás. Hoje, a indústria paga US$ 11 por milhão de BTU, mais que o dobro do valor pago nos EUA, de US$ 4. Segundo a Associação Brasileira de Grandes Consumidores de Energia (Abrace). Também de acordo com a entidade, preços competitivos podem adicionar 1% de crescimento anual ao PIB e gerar 12 milhões de empregos em dez anos.

Diferente do governo Temer, que tentou promover a abertura do mercado de gás por meio de uma lei no Congresso Nacional, a gestão Bolsonaro aposta em medidas infralegais, que não precisam ser aprovadas por parlamentares. Para isso, conta com o apoio do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), colegiado de ministros presidido pelo Ministério de Minas e Energia (MME), com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e com a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

Estadão


OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Lsv
    Se estivesse no lugar do Capitão 17. No nordeste : um bujão para qyem tem bolsa família. Nos demais estados : dimnuir a tabela do impostdo de renda confirme avaliação da equipe econômica.
  2. Fonseca
    Olha o "Amo os Minions" assumindo que "Em breve um novo rombo na petrobras"!
  3. Çeica
    Esse é meu patrão!!!!!
    É isso aí MITO tamos juntos e misturados.
    • Amo os Minions
      Em breve um novo rombo na petrobras, em um governo de Minions perto de vocês.
    • Fonseca
      Como rombo? o preço na bomba tá variando conforme o valor do dólar e do brent., sem ceder a populismos. Mais informação e menos torcida.
    • Fonseca
      E no pós-Temer as ações da Petrobras só tem se recuperado. Eu sei que para um monte de chavista boçal esse negócio de ações é coisa de especulador malvado.
  4. Ceará-Mundão
    Ja já, os esquerdopatas arranjarão uma forma de criticar tal medida. Talvez até ingressem no STF contra esse plano, usando algum argumento ensandecido do seu arsenal de horrores. Eles serão SEMPRE contra qq medida que parta do governo Bolsonaro. Eles SEMPRE estão contra o Brasil. A essa corja, só o poder interessa.
    • Netto
      Ia dizer isso. O PDT já não tá querendo botar areia na MP da Liberdade Econômica. Esses chavistas terão o troco.
    • Anti-Político
      Eu penso que aqueles que querem o melhor para o Brasil e para o RN torcem de verdade para que os dois governos, Federal e Estadual, dêem certo, fiscalizando e cobrando dos governantes sempre, pois somos nós que patrocinamos os mesmos.
      O problema é que , infelizmente, o brasileiro entrou em uma espiral de fanatismo cego dos dois lados, recheado com muita hipocrisia . E nesse jogo de soma zero perdemos todos.
    • Netto
      Eu não votei em Fátima, mas tenho visto mais polícia na rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643