martins em pauta

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

PT e outros quatro partidos não assinaram termo de combate às fake news na eleição

Quinta, 09 de Agosto de 2018 

por Lucas Arraz / Jade Coelho
Foto: Reprodução/ Pixabay

O Partido dos Trabalhadores (PT) e outras quatro legendas não assinaram o acordo de combate à disseminação de notícias falsas durante o período eleitoral de 2018. O texto, sugerido em junho pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, recomenda que os partidos se comprometam a "manter o ambiente de higidez informacional, de sorte a reprovar qualquer prática ou expediente referente à utilização de conteúdo falso no próximo pleito, atuando como agentes colaboradores contra a disseminação de 'fake news' nas Eleições 2018".

A apenas dois meses do pleito, dos 35 partidos com registro no TSE, não assinaram o termo PT, PSTU, PCO, PTC e PMB. Procurado pelo Bahia Notícias para esclarecer o motivo de ainda não ter assinado o acordo, o Partido dos Trabalhadores não deu retorno.

As legendas que até então estão comprometidas em combater a disseminação de informações falsas durante o período eleitoral são PTB, PDT, DEM, PCdoB, PCB, PSB, PODE, PSDB, PSC, PRP, PV, PPS, Avante, DC, PPL, PP, MDB, PHS, PSL, PRB, PSOL, PR, PSD, PRTB, Patriota, Pros, PMN, SD, Novo e Rede.

As fake news, divulgadas principalmente pelas redes sociais, passaram a ser vistas por parte da opinião pública como nocivas ao processo político e um risco à democracia. Com a proximidade das eleições o combate a este tipo de informação tem desassossegado as legendas. Ao sugerir o termo, Fux justificou afirmando que há uma "preocupação mundial" em relação à divulgação das fake news durante o processo de eleições. O presidente da Corte eleitoral disse também que há exemplos recentes de problemas relacionados a notícias falsas em democracias "bastante aperfeiçoadas". Na ocasião o ministro falou ainda da importância de contar com a colaboração de partidos no combate às notícias falsas para a manutenção da ética e da legitimidade no ambiente eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643