martins em pauta

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

EM ANO ELEITORAL, GOVERNO VAI MUNICIPALIZAR PROGRAMA DO LEITE.


Governo vai transformar Programa do Leite em moeda eleitoral

A governadora Rosalba Ciarlini disse na manhã desta terça-feira aos jornalistas, que estuda mudar a sistemática de distribuição do Programa do Leite. Admite que poderá entregar aos prefeitos, que contariam com uma comissão para fiscalizar a execução.


Na verdade, será um grande erro do governo do Estado entregar aos prefeitos, em pleno ano eleitoral, um programa assistencialista que será usado como moeda na compra do voto. Não adianta sonhar que prefeitos, sejam eles de que partido for, irão receber um ‘filé’ como o Programa do Leite, em que são distribuídos milhares de litros diariamente às populações mais pobres do Estado, e simplesmente vão se submeter ao controle do governo, que foi incapaz de planejar e fiscalizar sua própria distribuição.

O Programa do Leite já começou a desviar de sua verdadeira função quando o então governador Iberê Ferreira retirou da SETHAS, a secretaria de Ação Social do Estado, o poder de pagar a quantia milionária mensalmente. A mudança enfraqueceu a secretaria, que comandava a distribuição, mas não mantinha domínio sobre o pagamento.

Rosalba assumiu o governo e não desfez o equívoco cometido por Iberê e manteve o pagamento do programa na Emater, sob o comando de seu cunhado, secretário de Agricultura, Betinho Rosado.

A distribuição do leite continua sendo feita pela SETHAS, administrada pelo professor Luís Eduardo Carneiro, indicado pelo senador e ministro Garibaldi Filho. Retirar da SETHAS a execução do Programa do Leite, é reduzir a gestão do PMDB de Garibaldi no governo.

Além de retirar a força da própria secretaria de Ação Social do governo, Rosalba vai entregar aos prefeitos, uma máquina de fazer votos, em que a pobreza extrema será submetida ao crivo de políticos inescrupulosos, que só enxergam a próxima eleição como o fato mais importante de sua vida.

Os prefeitos não reclamam hoje do que não dispõem, mas amanhã, quando estiverem com a capacidade de distribuir centenas de litros de leite diariamente, cujo cadastro e entrega serão comandados por cabos eleitorais, será muito difícil para o Estado reaver o controle do Programa sem criar problemas políticos ou denúncias de perseguição.

O Programa do Leite precisa ser aperfeiçoado. Isso é fato. Do pagamento à distribuição, há falhas que precisam ser corrigidas. Mas entregar aos prefeitos em pleno ano eleitoral, é mais um grande equívoco que será cometido pela governadora Rosalba Ciarlini.

Martins em Pauta com Informação de Tulio Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643