Segunda, 19 de agosto de 2024
A Globo programou para 18 de agosto o desligamento definitivo de seu sinal analógico em parabólicas. Desde 2022, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vem promovendo a migração gradual das antenas analógicas para o sistema digital. Em dezembro, todos os sinais via satélite das parabólicas tradicionais serão totalmente desativados. Conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 23 milhões de lares brasileiros ainda dependem da TV aberta via parabólica
Sendo a emissora de maior audiência no país, a Globo está conduzindo a transição com cautela, ao lado do SBT, que também interromperá seu sinal analógico em 18 de agosto. A Record já finalizou esse processo em março, enquanto Band e RedeTV! têm previsto o encerramento de seus sinais para a próxima terça-feira (30).
A troca das antenas é necessária porque as parabólicas antigas operam na banda C, que agora é usada para a transmissão do sinal 5G de internet móvel. Se as transmissões continuassem na mesma frequência, haveria interferências nos equipamentos, resultando em "chuviscos" na tela ou até perda completa do sinal.
Para evitar esses problemas, foi decidido migrar o sinal das parabólicas para a banda Ku, que oferece qualidade de imagem superior, já que o sinal digital possibilita a recepção de conteúdos em alta definição.
As emissoras têm intensificado campanhas de conscientização sobre a necessidade de substituir as antigas parabólicas. O SBT está veiculando avisos durante sua programação, e a Globo, desde 2022, tem utilizado o personagem Antenor, interpretado pelo comediante Fernando Caruso, para explicar os benefícios dessa mudança.
Nos vídeos, Antenor destaca que a troca das antenas antigas é essencial e pode ser feita gratuitamente para os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal que possuem uma parabólica antiga.
A substituição é obrigatória para quem utiliza parabólicas tradicionais, assemelhadas a um guarda-chuva invertido. Já quem possui antena "espinha de peixe", antena interna ou TV por assinatura não precisa realizar a troca. Televisores fabricados antes de 2010 também precisarão de um conversor de sinal digital.
Para os cadastrados no Cadastro Único, a troca gratuita pode ser agendada pelo telefone 0800-729-2404 ou pelo site Siga Antenado. Aqueles que não estão registrados devem buscar um técnico especializado para realizar a instalação da nova antena.
Fonte: Jornal da Cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário