martins em pauta

sábado, 9 de março de 2024

Piora na avaliação do governo Lula é puxada por mais pobres e Nordeste, diz Ipec

Sábado, 09 de março de 2024

Foto: Evaristo Sá/AFP

Em mais um sinal de alerta para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a avaliação positiva da atual gestão federal atingiu seu menor patamar desde o início do terceiro mandato do petista, segundo nova pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira.

As variações mais significativas na avaliação positiva foram registradas entre brasileiros com renda mensal de até um salário mínimo (de 51% para 39%) e entre moradores do Nordeste (52% para 43%), tradicional reduto de Lula.

De acordo com o levantamento, 33% dos brasileiros consideram a gestão de Lula ótima ou boa — cinco pontos percentuais a menos que o registrado em dezembro, na sondagem anterior, e oito a menos na comparação com março do ano passado.

Outros 33% consideram o governo regular (eram 30% na última pesquisa) e 32% o avaliam como ruim ou péssimo (eram 30%). Ainda segundo o Ipec, 3% não souberam ou quiseram responder. A distância entre quem avalia positivamente e negativamente o mandato de Lula passou de 17 pontos para apenas um ponto no último ano.

Os dados mostram que o recuo na percepção de que o governo é ótimo ou bom foi maior no perfil do eleitorado que escolheu o presidente em 2022. Entre os que declararam voto no petista, o índice passou de 69% para 61%.

Entre as mulheres, outro eleitorado que preferiu o atual presidente, a queda foi de sete pontos, para 33%. Recuo semelhante ocorreu entre moradores do Sudeste, região mais populosa do país: os que veem o governo como ótimo ou bom caíram de 37% para 30%.

Já a oscilação na avaliação negativa da gestão ficou dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou menos. Ainda assim, a fatia dos que consideram o governo federal ruim ou péssimo atingiu numericamente o maior índice. Em março de 2023, mês da primeira pesquisa, esse percentual era de 24%, enquanto 41% consideravam o governo ótimo e bom.

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Sinceramente, o que vocês estão esperando de positivo sair desse governo em termos de melhoria da economia? Ainda querem repetir essa de intervencionismo, crédito subsidiado, protecionismo e gasto público.
    Botem a mão na consciência: ISSO NÃO FUNCIONA.

  2. Tadim do pai dos pobres, vai ser obrigado a criar a bolsa picanha.
    Kkkkk…
    Já não tem mais os votos dos mais esclarecidos, imagina se perder o apoio dos burros e pobres do Nordeste, não vai dar outra, o sistema vai emplacar Geraldo Alckmin, isso é fato.
    Esse filme eu já vir.
    Ah!!
    Só lembrando, o país se encontra ladeira abaixo viu???
    A imprensa velha e viciada no dinheiro público, não mostra mas é possível ainda se informar.
    Façam isso.
    O YouTube está aí, tem muita informação boa.
    É só procurar, vê e filtrar.
    Sai muita coisa boa que vcs precisam saber.
    Se informem!!!!

  3. Esse já é o terceiro mandato de Lula, mais quase dois de Dilma. Ou seja, mais de 15 anos de PT e o pobre continua pobre e passando dificuldade.
    Por outro lado, tem algum político do PT ou líder do PT que está na pobreza?
    Você, necessitado e esquecido, se liga, que paixão pelo PT não enche barriga.

  4. Anote LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA se reelege de novo em 2026 e em 2030 fará o sucessor.

    Homi ETANOL de 3,87 e CARNE de sol de 29,90 só no governo de ESQUERDA. No governo de DIREITA eu paguei ETANOL de 6,90 e CARNE de sol 49,00.

    E o pior sou SERVIDOR PÚBLICO e PAULO GUEDES me deixou 4 anos sem reposição salarial e quem ganhava salário mínimo não tinha ganho real.

    1. Mendes, Paulo Guedes já estava precarizando o serviço público… E assim, a mídia, os jornalistas e os repórteres divulgarem que o serviço público não presta, tem que privatizar. Contudo, nós ganhamos essa batalha, falta derrubar a extrema direita na Câmara dos Deputados.

    2. Antigamente, era contra filé que se vendia, hoje é capa de contra filé. E os babacas ficam falando em carne com preço baixo. Coxão duro vendido por picanha. Mas quem é eleitor do PT, não precisa falar mais nada.

    3. É mendes, pois bem!!!!
      No tempo do covid 19, é verdade que as coisas encareceram no mundo inteiro, mas aqui no Brasil quando estava mais caro o povo podia comprar.
      Açougues, supermercados, feiras livres, postos de combustíveis todos BOMBANDO, no pós pandemia, uma das economia mais pujante do mundo era a nossa, o povo tinha poder de compra graças ao eterno Presidente Jair Messias Bolsonaro.
      Te convido a dar uma olhadinha hoje com esses preços mais baixos que vc tá falando aí a vê como anda as empresas e feirantes hoje no governo do Amor.
      Vai lá da uma voltinha, quem sabe vc vê o kilo do feijão de corda a 20,00 reais, arroz a quase 10,00 e tomate cebola 9,00 e cenoura a 12,00 reais.
      O pior!!!!!!
      O povão liso e endividado.
      Passa a informação correta meu fiii alienado, bicho das zureias grandes.
      Detalhe!!
      Já saiu nos blogs: Natal pelo segundo mês consecutivo teve aumento na cesta básica, viuuuuu!??

    4. Vc pinça convenientemente os poucos tens que tiveram redução e desonestamente omite os que tiveram aumento. Mas já que vc mencionou as reduções, esclareça em que medida Lula contribuiu para isso.

    5. De que adianta dar aumento, para depois deixar a inflação corroer o poder de compra? Teve ganho real sim no SM, pare de mentir. A correção funcionava em cima das regras criadas em 2012.

    6. Servidor público esquece que seu salário é pago pela sociedade que produz, que trabalha duro, e essa sociedade tem votos, muitos votos, e em 2026 não estarão a fim de continuar bancando um governo que não controla suas contas, e que não cansa de aumentar impostos, que não cansa de sobrecarregar o contribuinte.
      O Servidor público não vai ganhar batalha nenhuma que obriga a sociedade a continuar trabalhando duro para sustentar a ineficiência e pouca produtividade que se verifica em muitos serviços públicos.
      Paulo Guedes sempre esteve certo, muito do serviço público deveria sim ser privatizado para prestar o serviço com eficiência e sem sobrecarregar o contribuinte.

  5. Não é que piorou, ele sempre só teve esses votos. Estão tentando ajustar alegando fracasso no governo? Time sem torcida ganha título, já político, não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643