Quinta, 14 de Setembro de 2023
O partido Republicanos se diz de direita e cristão.
Na eleição de 2022, fez campanha para o candidato à presidência Jair Bolsonaro e defendeu as bandeiras “Deus, pátria, família e liberdade”.
Porém, bastou o governo Lula oferecer um ministério para que eles caíssem em tentação.
Deputado do Republicanos por Pernambuco, Silvio Costa Filho ganhou Ministério de Portos e Aeroportos, que era de aliados de Lula. Isso ocorre porque o governo tem interesse em aprovar as suas pautas e, para isso, precisa atrair parlamentares e se aliar ao Centrão. É a política do “toma lá dá cá”.
Essa posição do partido gerou uma divisão interna entre os parlamentares bolsonaristas e fiéis às suas pautas, e aqueles que são fiéis apenas ao partido.
Tarcísio Freitas, governador de SP, Damares Alves, Senadora pelo DF, e Hamilton Mourão, senador pelo RS, já se posicionaram afirmando que seguem sendo oposição ao governo Lula.
E no Rio Grande do Sul?
Os deputados federais Carlos Gomes e Fran Bayer publicaram apenas uma nota oficial do partido, se dizendo independentes.
Enquanto eles parecem relativizar a aproximação do partido com o governo Lula, o deputado federal Luciano Zucco, um dos mais importantes do partido, afirma:
“Serei oposição a este desgoverno até o fim!”
Procurado pela reportagem, o deputado se pronunciou:
“Respeito a decisão do partido e o mesmo se disse manter independente. Seria lamentável se essa adesão se confirmasse. Eu não quero acreditar que um partido que se elegeu com as bandeiras da direita e em defesa da família, irá se aliar justamente com quem prega a destruição da mesma. Minha posição é clara: sigo sendo oposição a este desgoverno até o fim!
Sempre disse que meu partido é o Brasil e devo lealdade aos meus eleitores e toda a sociedade que comunga dos mesmos valores que eu. Já conversei com o meu amigo Tarcísio e demais parlamentares, e acredito que não haverá nenhuma ligação com este governo que não possui os mesmos valores e princípios que cultuamos. O Republicanos conhece e respeita minha posição contrária ao atual governo”, destacou o parlamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário