martins em pauta

terça-feira, 2 de maio de 2023

Direita vence corrida presidencial no Paraguai e surge um fio de esperança na América Latina

Terça, 02 de Maio de 2023

O economista Santiago Peña, de 44 anos, pertencente ao partido de direita "Colorado", é o novo presidente eleito do Paraguai.

Peña e o vice, Pedro Alliana, derrotaram a dupla esquerdista Efraín Alegre e Sole Núñez, do grupo esquerdista "Concertação Nacional".

O ex-Ministro da Fazenda, ex-integrante do Banco Central e do Fundo Monetário Internacional (FMI) derrotou os adversários com 43,5% dos votos e passou os progressista com 15 pontos percentuais. 

Efraín obteve 27,6%. A performance dele foi muito abaixo da esperada pela sigla, já que cinco anos atrás ele abocanhou 43,1% dos votos.

O terceiro colocado foi Payo Cubas, do Cruzada Nacional, que ficou com 22,1% dos votos.

O presidente Mario Abdo Benítez parabenizou o candidato eleito no Twitter e adiantou que fará "uma transição ordenada e transparente”.

Já Santiago Peña agradeceu a população e disse que vai lutar por "emprego, investimento em capital humano, saúde e educação". 

"Os próximos anos podem ser os melhores para o Paraguai. Mas, temos que colocar em prática todo o nosso conhecimento, experiência e determinação", alertou o presidente eleito.

Um fio de esperança na América Latina...

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643