martins em pauta

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Diante de outros presidentes, Bolsonaro garante: “A amazônia não arde em fogo” (veja o vídeo)

 Sexta, 14 de Agosto de 2020

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, afirmou veementemente que o Brasil é atacado injustamente por causa de queimadas e incêndios na Amazônia e reiterou que a floresta “não arde em fogo”, como é noticiado pela ‘mídia do ódio’.

A declaração foi dada durante a 2ª Cúpula Presidencial do Pacto de Letícia, que coordena a preservação dos recursos naturais da região amazônica.

Junto com Bolsonaro, participaram do encontro os presidentes Iván Duque (Colômbia), Martín Vizcarra (Peru), Jeanine Añez (Bolívia), Lenín Moreno (Equador) e o embaixador da Guiana Francesa no Brasil, Geoge Talbot.

“Nós bem sabemos da importância dessa região para todos nós, bem como sabemos do interesse de muitos outros países nessa região. E também sabemos o quanto nós somos criticados de forma injusta por parte de muitos países no mundo. Nós, com perseverança, determinação e verdade, devemos resistir. Essa região é muito rica, é praticamente o que sobrou do mundo, no tocante à questão ambiental.”

Segundo o presidente brasileiro, o Brasil é criticado por ser uma “potência do agronegócio”.

“Levando em conta julho do ano passado, registramos uma diminuição de 28% no desmatamento e queimadas na região. Mesmo assim, somos criticados. Afinal de contas, o Brasil é uma potência no agronegócio. Ameaças existem sobre nós o tempo todo e, lamentavelmente, alguns poucos brasileiros trabalham contra nós nessa questão.”

Ao fim do discurso, o presidente afirmou que deve lançar em breve, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um fundo para a bioeconomia e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

E completou:

“Todas as reuniões que tenho com embaixadores de outros países que têm interesse na Amazônia, eu os tenho convidado a sobrevoar comigo, em um avião da Força Aérea, por exemplo, entre as regiões de Boa Vista e Manaus. Aproximadamente 600 km.
Eles não acharão nenhum foco de incêndio, nenhum hectare desmatado, porque essa floresta é preservada por si só. Até mesmo pela sua pujança. Bem como por ser floresta úmida, não pega fogo. Essa história de que a Amazônia arde em fogo é uma mentira. E nós devemos combater isso com números verdadeiros. É o que estamos fazendo aqui no Brasil.”

Confira:

da Redação / Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643