martins em pauta

terça-feira, 19 de março de 2019

COM PLANO BRILHANTE LAVA JATO ENFRENTA DECISÃO DO STF


Terça, 19 De Março De 2019



O inquérito aberto por Dias Toffoli para apurar supostas ofensas e ameaças aos ministros da Corte terá dois esquemas de monitoramento das redes.
O primeiro, relata a Folha, será de responsabilidade da Secretaria de Segurança do tribunal e investigará sinais de manipulação de imagens e adulteração de vídeos.

Procuradores vão mudar a estratégia de investigação da Lava Jato para evitar que a decisão do Supremo Tribunal Federal de mandar crimes que tenham ligação com caixa dois para a Justiça Eleitoral prejudique o combate à corrução.

Há no Supremo uma corrente que considera que a decisão não vai anular casos já julgados.

E que investigações que inicialmente tenham crimes conexos ao caixa dois podem retornar à Justiça Federal.

Um exemplo de que a Justiça Federal pode continuar com o caso é um inquérito do ex-ministro e prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva.

No ano passado, o ministro Luiz Edson Fachin mandou o processo para a Justiça Federal.

Diante de questionamento da defesa em razão com crimes conexos à suspeita de caixa dois, Fachin remeteu tudo para a Justiça Eleitoral, respeitando entendimento da Segunda Turma do Supremo.

Mas a Justiça Eleitoral não viu crime eleitoral e devolveu o processo para a Justiça Federal.

A defesa de Edinho Silva recorreu a Fachin dizendo que a decisão do Supremo estava sendo desrespeitada.

Fachin negou o pedido. A decisão do Supremo pode ter repercussão direta sobre ao menos quatro inquéritos relacionados à Operação Lava Jato que estavam no Supremo.

São dois inquéritos do ex-ministro Gilberto Kassab, do PSD, um do ex-senador Lindbergh Farias, do PT, e um do ex-deputado federal Betinho Gomes, do PSDB, que foram remetidos para a Justiça Federal por ministros do STF e que podem, agora, ser reenviados à Justiça Eleitoral.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse que vai mudar a forma de atuação do Ministério Público por causa da decisão do Supremo. Um dos caminhos em estudo é priorizar o pedido de abertura de inquéritos por corrupção, lavagem de dinheiro e outros crimes sobre o de caixa dois, o que remeteria os casos para a Justiça comum.

“O principal posicionamento é de respeito à decisão do Supremo.

A partir de agora nós vamos redefinir a estratégia institucional e tomar as providências necessárias pra manter o foco que é de combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao crime organizado.

Não recuaremos disso”, declarou. Parlamentares de vários partidos defenderam a aprovação do projeto de lei apresentado no mês passado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, para remeter à Justiça comum crimes relacionados ao caixa dois.

O presidente da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção pede urgência para o debate do assunto no Congresso. “Considero a decisão do STF ontem absolutamente lamentável.

Ela compromete muito a janela que nós temos de combate à corrupção especialmente nos casos que desdobraram-se da Lava Jato.

Por isso, eu entendo que a competência para julgar os casos de caixa dois devem retornar, permanecer na Justiça Federal”, declarou Roberto de Lucena.

O coordenador da Lava Jato em Curitiba, procurador Deltan Dallagnol, disse que os cinco anos de investigação da Lava Jato mostraram que a corrupção está relacionada a crimes de caixa dois. “E esse é o esquema básico que a gente identificou na Lava Jato: a corrupção, a venda dos contratos da Petrobras era feita para arrecadar propina, que tinha dois destinos: o bolso dos envolvidos e o financiamento de campanhas eleitorais.

Ou seja, em geral a corrupção do caso Lava Jato está relacionada a crimes de caixa dois. E se nós fôssemos seguir à risca essa decisão grande parte dos casos poderá ser deslocado para a Justiça Eleitoral”, declarou. O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) afirmou que a decisão do Supremo compromete a eficiência do combate à corrupção.


Fonte: News Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643