martins em pauta

sábado, 3 de novembro de 2018

Corpo de jornalista saudita foi desmembrado e ‘dissolvido’, diz governo turco

Sábado, 03 de Novembro de 2018 

Foto: Reprodução / News Sky

O corpo do jornalista saudita Jamal Khashoggi, morto no consulado de seu país em Istambul, na Turquia, foi desmembrado para ser "dissolvido" com mais facilidade. A declaração é do assessor da presidência turca, Yasin Aktay, que concedeu entrevista ao jornal Hürriyet.

"Queriam assegurar que não ficaria nenhum rastro do corpo. Todos os locais para os quais nos levam as câmeras de segurança foram examinados e não encontramos o cadáver", contou o assessor. "Matar uma pessoa inocente é um crime. O que fizeram com o corpo é outro crime e uma vergonha", acrescentou.

Segundo informações da AFP, uma fonte do governo turco afirmou ao jornal "Washington Post", que as autoridades avaliam a hipótese de dissolução do corpo com o uso de ácido.

Em artigo publicado em vários meios de comunicação, a noiva do jornalista, Hatice Cengiz, apelou para que adotem "medidas reais, sérias e concretas para esclarecer a verdade e levar os responsáveis à Justiça". Ela quer que os Estados Unidos, onde Khashoggi se exilou em 2017, lidere esses esforços.

O ASSASSINATO

Crítico do governo saudita e colaborador do Washington Post, Jamal Khashoggi foi até o consulado, no dia 2 de outubro, em busca de uma certidão necessária para se casar. Inicialmente, o governo disse que o jornalista deixou o consulado logo depois de entrar no local. Depois, informou que ele morreu durante uma briga. Por último, eles afirmaram que a morte foi decorrente de uma "operação não autorizada" pelo regime saudita — eles negam qualquer envolvimento do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.

De acordo com a publicação, após o presidente turco, Tayyip Erdogan, declarar que há fortes indícios de que o assassinato foi, na verdade, planejado, a Arábia Saudita ressaltou que vai responsabilizar "quem quer que seja" pelo assassinato de Khashoggi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643