martins em pauta

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

RN é destaque na incrível bancada dos parentes na Câmara

Quarta, 09 de agosto de 2017

Tudo em casa

Por Edson Sardinha (Congresso em Foco)

A política corre pelas veias da deputada Iracema Portela (PP-PI). Filha do ex-governador Lucídio Portela e da ex-deputada federal Myriam Portela, é casada com o senador Ciro Nogueira (PP-PI), filho de um ex-deputado com o mesmo nome. Seus tios Petrônio Portela e Eloi Portela Nunes foram senadores. Petrônio presidiu o Senado e empresta um nome a uma das alas da Casa.

Outro tio dela, Flávio Portela Marcílio, foi vice-governador e deputado federal pelo Ceará. Antes de se relacionar com Ciro, a deputada foi casada com o ex-governador do Piauí Guilherme Mello.

A frondosa árvore genealógica política de Iracema faz parte de uma floresta que sombreia a Câmara: ao menos 319 deputados têm ou tiveram parentes com mandatos eletivos. Isto é, um em cada seis.


Todos os deputados federais do RN fazem parte de oligarquias, sem nenhuma ou qualquer exceção (Fotos: arquivo)

Embora se espalhe por todos os estados e regiões, é no Nordeste e no Norte que essa prática tem raízes mais profundas. Dos 151 deputados nordestinos, ao menos 126 (83% deles) são de famílias de políticos. Isso também ocorre com 43 dos 65 deputados (66%) do Norte.

As representações do Rio Grande do Norte e do Tocantins na Câmara são formadas integralmente por parlamentares com familiares políticos.

RIO GRANDE DO NORTE

Deputados

Antônio Jácome (Podemos) – Pai do vereador de Natal Jacó Jácome (PMN-RN), eleito deputado estadual nas eleições deste ano.

Beto Rosado (PP) – Representante de uma tradicional família de políticos do Rio Grande do Norte, é filho do ex-deputado federal Betinho Rosado, neto do ex-governador Dix-Sept Rosado, bisneto de Jerônimo Rosado, ex-intendente de Mossoró e sobrinho do ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado. É primo da ex-deputada Sandra Rosado, entre outros.

Fábio Faria (PSD) – É filho do governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria.

Felipe Maia (DEM) – Filho do senador José Agripino Maia (DEM-RN), neto do ex-governador do Rio Grande do Norte Tarcísio Maia e sobrinho-neto do ex-governador da Paraíba João Agripino Filho. É primo do ex-prefeito do Rio César Maia e do deputado Rodrigo Maia. É parente da deputada federal Zenaide Maia, do ex-deputado João Maia e do deputado distrital Agaciel Maia, entre outros políticos.

Rafael Motta (PSB) – É neto do ex-deputado Clovis Motta e filho do deputado estadual Ricardo Motta.

Rogério Marinho (PSDB) – Neto do ex-deputado federal Djalma Marinho e filho de Valério Marinho, suplente do senador José Agripino Maia (DEM-RN).

Walter Alves (PMDB) – Seu pai, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), é senador, mandato que já foi exercido por seu avô, Garibaldi Alves. É primo do ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves, do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, e sobrinho-neto do ex-governador Aluizio Alves e do ex-prefeito da capital do estado Agnelo Alves.

Zenaide Maia (PR) – É casada com o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante Jaime Calado, irmã do ex-prefeito de Jardim de Piranhas Galbê Maia, do ex-deputado federal João Maia e do deputado distrital Agaciel Maia. É parente do senador José Agripino Maia (DEM-RN), do ex-prefeito do Rio César Maia e dos deputados Felipe Maia (DEM-RN) e Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Veja matéria completa clicando AQUI, com a lista de todos os parlamentares, por estado.


Fonte: Carlos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643