martins em pauta

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Reservatório que beneficia RN tem baixo armazenamento

Quarta, 10 de fevereiro de 2016

Açude de Coremas-PB

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó/Piranhas/Açu, José Procópio de Lucena visitou nesta segunda-feira (08) de carnaval o Açude de Coremas, na Paraíba. O reservatório é responsável pelo abastecimento de cerca de 400 mil pessoas nas cidades da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Entre os municípios, Caicó-RN.


Reservatório na Paraíba tem armazenamento aquém das necessidades, diz Procópio (Foto: cedida)

Procópio demonstrou preocupação com o baixíssimo volume D’Água do reservatório.

“As chuvas caídas na bacia hidrográfica do açude ainda não produziram recarga suficiente para garantir os múltiplos usos para o ano de 2016. Vamos continuar economizando, racionando, poupando e fazendo reuso de água – afirma.

- E, claro, rogando e acreditando que as chuvas ainda virão para fazer a boa recarga deste e outros reservatórios estratégicos para atender às necessidades humanas, sociais, ambientais e econômicas”, explica.

História

O Açude Coremas–Mãe d’Água, oficialmente denominado Barragem Dr. Estevam Marinho, é uma barragem localizada na microrregião de Piancó, na cidade de Coremas no estado da Paraíba. Ele beneficia cerca de 112 municípios só na Paraíba, na chamada Mesorregião do Sertão Paraibano.

Sua capacidade máxima de acumulação é de 1,358 bilhão de metros cúbicos e uma bacia hidrográfica de 8.700,34 km². Começou a ser construído em 1937 e foi concluído em 1942. O engenheiro responsável foi o potiguar Estevam Marinho.


Fonte: Carlos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643