martins em pauta

sábado, 4 de junho de 2011

Vírus tipo 4 da dengue é confirmado no Estado

O problema da dengue no Rio Grande do Norte ficou ainda maior ontem. O motivo foi a confirmação dos primeiros casos da dengue tipo 4 no Estado, o que pode colaborar para um surto ainda maior do tipo hemorrágico da doença. Há mais de 30 anos esse tipo de vírus não é confirmado no Rio Grande do Norte, por isso há poucas pessoas imunes a essa variação. A Secretaria Estadual de Saúde já está em campo para tentar evitar a proliferação do tipo de vírus que ainda não tinha casos confirmados em Natal.
Na tarde de ontem, o secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, confirmou que os primeiros casos da dengue tipo 4 foram confirmados no município de Santa Cruz, a 119km de Natal. Duas mulheres, que moram na mesma casa, contraíram a doença. Elas foram medicadas e isoladas pela Sesap, que também determinou a aplicação de veneno nas residências próximas ao local onde moram as mulheres buscando evitar que os mosquitos contaminados infectem outras pessoas. O titular da Sesap, no entanto, levantou a possibilidade de que turistas de outros estados que participaram da romaria de Santa Rita de Cássia, em maio, tenham trazido o vírus ao Rio Grande do Norte. “A cidade teve uma particularidade, que foi a grande festa com milhares de pessoas nas ruas, e pode ter havido a contaminação”, explicou Domício Arruda.

Município de Santa Cruz tem 535 casos registrados em 2011
O município de Santa Cruz, onde foram confirmados os primeiros casos de dengue tipo 4 aparece entre os cinco municípios do Rio Grande do Norte com maior incidência da doença. Dos 13.265 casos notificados no Estado, 535 são de Santa Cruz, que fica atrás apenas de Natal, Mossoró e Parnamirim na incidência da doença.
A divulgação do último boletim epidemiológico pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) com a quantidade de casos de dengue ocorreu em 27 de maio passado.

Pelos dados do Programa Estadual de Controle da Dengue desde o início do ano até o dia 14 de maio, foram notificados 13.265 casos da doença, dos quais 3.686 confirmados. Existem, até o momento, 4 óbitos confirmados.
Pelos dados do boletim, 77 municípios estão com incidência alta da doença. O município de Natal registrou o maior número de notificações (3.606), seguido de Mossoró (1.599), Parnamirim (1.028), Santa Cruz (535) e João Câmara (529).

Um comentário:

  1. MARTINS EM PAUTA, AGORA EM SERRINHA DOS PINTO TEM O BLOG SERRINHA POLITICO, PERCO A JUDA PARA A DIVULGAÇÃO DESSE BLOG://serrinhapolitico.blogspot.com/
    AGADECO DESDE JA!
    OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643