Terça, 19 de novembro de 2024
Van Hattem divulgou o pedido nas redes sociais, criticando o tom usado por Janja durante o G20 Social.
“Acabo de protocolar na CREDN [Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara] a convocação do Ministro das Relações Exteriores para prestar esclarecimentos sobre os impactos diplomáticos da declaração ‘cheia de classe’ e irresponsável de Janja contra Elon Musk”, escreveu.
O parlamentar destacou que Elon Musk será o chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge) no segundo governo de Donald Trump, ressaltando que relações futuras entre o empresário e o Brasil podem ser prejudicadas por esse tipo de incidente.
A Comissão de Relações Exteriores da Câmara ainda precisa deliberar sobre o pedido, que, se aprovado, resultará na convocação de Mauro Vieira para prestar os devidos esclarecimentos.
Além de colocar o governo Lula sob o radar de Donald Trump, Janja fez essas declarações justamente no contexto de críticas frequentes de Musk ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, que já havia sido apontado por opositores de Lula como peça central em supostas ações de censura coordenadas pelo governo brasileiro. Com o xingamento, Janja forneceu novo combustível às acusações de que Brasília estaria alinhada a decisões judiciais polêmicas.
Moraes está encurralado. Segundo fontes do Supremo, ao ver esse cenário e perceber uma possível revogação de seu visto americano, o ministro reagiu imediatamente com ironia em conversa com outros integrantes do STF. Porém, os risos de Moraes devem ter sido de "pavor" já que uma forte reação se desenha bem na sua frente. O cerco está se fechando...
Fonte: Jornal da Cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário