Domingo, 09 de junho de 2024
O Supremo Tribunal Federal (STF) paga diárias a juízes que já moram em Brasília. Originalmente destinado a cobrir os custos dos profissionais que precisam sair de seus Estados para trabalhar na capital, o benefício foi estendido aos que já moravam na capital. O penduricalho adiciona mais R$ 10.653,50 aos rendimentos mensais dos magistrados – todos os cinco casos atuais são de profissionais que já recebem mais de R$ 40 mil líquidos em seu tribunal de origem, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).
Hoje, o STF tem cinco juízes instrutores que já trabalhavam no Distrito Federal recebendo diárias. Todos são oriundos do tribunal local do DF, cuja sede fica no Eixo Monumental de Brasília, a 12 minutos de carro do Supremo, ou cinco quilômetros em linha reta. Dois deles atuam no gabinete do ministro Edson Fachin, dois com o ministro Cristiano Zanin e um quinto com o ministro Gilmar Mendes – até 23 de maio, Mendes tinha outro juiz instrutor na mesma situação, mas ele já deixou o STF.
Em resposta, o STF disse que os juízes do Distrito Federal também merecem o pagamento de diárias por estarem atuando “fora de sua jurisdição”, nos termos da Lei Orgânica da Magistratura (Loman), mas não indicou em que artigo isso está expresso nessa legislação. Para o Tribunal, a “jurisdição” dos juízes não é apenas geográfica, e sim o local onde trabalham – ao deixar seu tribunal de origem, eles passam a atuar em outra jurisdição.
Com informações de Estadão
OPINIÃO DOS LEITORES
Somos uma na nação de bárbaros, nenhum altruísmo por parte daqueles que deveriam ser exemplos de moralidade!! Que DEUS nos ajude
E isso é novidade! Essa esculhambação com nosso dinheiro sempre existiu, e vai continuar. Neste País é assim: nós, pobres trabalhadores, é que bancamos essas mordomias de todos da chamada cúpula do Poder. Ponto. Pois não temos ninguém por nós! E tem: só para nos obrigar a pagarmos mais e mais. mais. VIVA NOSSO BRASIL HIPERDESENVOLVIDO!!!!!
VERGONHA de quem deveria dar o exemplo
Isto é pilantra as vezes quando faz alguns pronunciamento 50% é mentira, o que vimos só TAXAÇÃO E IMPOSTO, mais gastança. Evite gastança tem condições de aumentar os PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS E ADMINISTRATIVO.
A resposta para desgoverno somente só G R E V E com quem aprendemos fazer greve foi com PT.
O povo vive de pires na mão apesar da quantidade de impostos por culpa do judiciário e legislativo. A verdade é que nós dias atuais ainda vivemos no feudalismo.
Tem desculpa para tudo. Tudo é possível quando se quer. Precisamos de reforma administrativa urgente.
Triste realidade de um povo com uma justiça assim!!!!
Isso sim é moralidade, impessoalidade, ética, necessidade e honestidade, avante brasil e adoradores de crápulas.
Isso acaba com a esperança de um futuro melhor. A própria justiça fazendo o errado, tirando proveito do dinheiro de um povo sofrido.
O dinheiro pra esse pessoal nunca é o suficiente.
Eu não confio nessa justiça do Brasil. Vergonha!
A sede desse povo é enorme! E agora que está tudo dominado, o universo é o limite.