martins em pauta

domingo, 13 de agosto de 2023

Neste domingo, argentinos dão o primeiro passo para tirar a esquerda do poder (veja o vídeo)

 Domingo, 13 de Agosto de 2023

Cerca de 35,4 milhões de eleitores argentinos vão às urnas neste domingo para as eleições nacionais primárias, abertas, simultâneas e obrigatórias (Paso).

A votação é obrigatória para quem tem de 18 a 70 anos de idade. Como no Brasil, a partir dos 16 é permitido o exercício do voto.

O pleito define os candidatos que disputarão as eleições gerais de 22 de outubro para a presidência do País, além de 24 vagas de senadores e as 130 cadeiras para deputados. 

Buenos Aires vai eleger a maior quantidade de deputados: 35.

Como no Brasil, o Congresso argentino é bicameral. No país vizinho, são 257 deputados eleitos para mandatos de quatros anos, com eleições a cada dois anos. Por isso, metade da Câmara se altera agora.

No caso dos senadores, há 72 vagas em mandatos de seis anos de duração, com renovação, também, a cada dois anos. Por isso, só há 24 vagas.

As primárias filtram quem serão os candidatos da eleição que vai efetivamente conceder as vagas aos novos representantes públicos. Funciona assim: para concorrer às eleições de outubro, é necessário chegar ou superar 1,5% dos votos válidos expressos no distrito para a categoria em disputa.

Certamente, um dos dias mais importantes para os 'hermanos' tirarem a esquerda do poder.

Recentemente, o ex-presidente Jair Bolsonaro declararou apoio a Javier Milei, deputado argentino que deve concorrer à Presidência da Argentina.

Milei é conhecido como o "Bolsonaro argentino".

Em vídeo publicado pelo parlamentar argentino nas redes sociais, Bolsonaro aparece dentro do carro dizendo que “temos muitas coisas em comum", em referência ao próprio Milei.

Bolsonaro desejou sorte a Milei nas eleições presidenciais argentinas de 2024.

“Defendemos a família, a propriedade privada, o livre mercado, a liberdade de expressão, o legítimo direito de defesa.”

Confira:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643