martins em pauta

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

A "ciência" voltou! Umbanda agora faz parte da política nacional de saúde pública!

Segunda, 14 de Agosto de 2023

Uma resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) reconhece "manifestações da cultura popular de matriz africana (terreiros)...", como "equipamentos promotores de saúde e CURA complementares ao SUS".

Ora, a proposta do CNS não possui respaldo constitucional. Não tem qualquer base científica. É efetivamente um contrassenso.

Outro absurdo na malfadada resolução é o posicionamento religioso de privilégio por parte do governo, neste caso em favor das religiões de matriz africana. Isso não é permitido pela nossa Constituição Federal.

O Estado é laico.

Eis o texto:

“(Re)conhecer as manifestações da cultura popular dos povos tradicionais de matriz africana e as Unidades Territoriais Tradicionais de Matriz Africana (terreiros, terreiras, barracões, casas de religião, etc.) como equipamentos promotores de saúde e cura complementares do SUS, no processo de promoção da saúde e 1ª porta de entrada para os que mais precisavam e de espaço de cura para o desequilíbrio mental, psíquico, social, alimentar e com isso respeitar as complexidades inerentes às culturas e povos tradicionais de matriz africana, na busca da preservação, instrumentos esses previstos na política de saúde pública, combate ao racismo, à violação de direitos, à discriminação religiosa, dentre outras.”

A "ciência" voltou! 

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643