martins em pauta

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Mendonça defende seu voto na condenação de Daniel Silveira: “É preciso separar o joio do trigo. Tenho convicção de que fiz o correto”

Quinta, 21 de Abril de 2022

Foto: reprodução

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), André Mendonça, defendeu, nesta quinta-feira (21), o seu voto a favor da condenação do deputado bolsonarista Daniel Silveira (PTB-RJ).

Em uma publicação no Twitter, Mendonça escreveu: “Há formas e formas de se fazerem as coisas. É preciso se separar o joio do trigo, sob pena de o trigo pagar pelo joio.”

“Mesmo podendo não ser compreendido, tenho convicção de que fiz o correto”, concluiu o ministro.

Mendonça ainda falou que, como cristão, rejeita a ideia de endossar “comportamentos que incitam atos de violência”, e, como jurista, não pode dar aval a “graves ameaças físicas contra quem quer que seja”.

Daniel Silveira foi condenado por 10 votos a 1 por ter ameaçado ministros da Corte em vídeos publicados nas redes sociais.

Votaram pela condenação de Silveira os ministros Alexandre de Moraes, André Mendonça, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e o presidente do STF, Luiz Fux. O ministro Nunes Marques foi o único integrante da Corte que defendeu a absolvição do réu.

André Mendonça votou pela condenação parcial de Silveira, apenas na imputação de crime por coação no curso do processo.

Desta forma, Mendonça divergiu em parte do relator e defendeu a condenação do deputado com pena menor: de 2 anos e 4 meses de prisão em regime inicial aberto.

Mendonça pontuou que há uma diferença da lei antiga para a atual. Segundo o ministro, a lei atual fala que é crime abolir o Estado democrático de direito, enquanto a lei antiga falava em tentativa de impedir o funcionamento dos Poderes.

“Apesar de todo o caráter negativo e reprovável da conduta do acusado, esta conduta, que se enquadrava perfeitamente na legislação revogada, não se enquadra na legislação atual”, afirmou.

CNN Brasil

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Colocou a sua condição de cristão para dizer que era contra a violência. Quem disse que era a favor? Independente da sua crença religiosa, ele como ministro, está adstrito à lei, no caso a constituição federal. Será que, por ser contra a violência, ele jamais vai aplicar a legítima defesa como excludente de ilicitude, simplesmente porque alguém para se defender teve que ser violento? A justificativa foi pior que o voto dado por ele. Devia ter ficado calado.

  2. Nao gosto de Bolsonaro, mas esse ministro é um ministro tecnico. Um eximio jurista. Procurador da fazenda de carreira. Entrou jo serviço publico pela porta da frente.

  3. O congresso se lascou, amenos q essa decisão só sirva pra o Daniel, pq apesar de não concordar o ele, o congresso e soberano, aliás , era, agora tá na mão do judiciário , rasgaram a constituição , vamos ver daqui pra frente

  4. Parabéns ao ministro pelo voto e parabéns ao presidente por ter colocado um ministro sério, seu voto diz tudo.

  5. A reca de jumentos cegos apaixonado pelo ladrão de 9 dedos estão eufóricos com a condenação do deputado, aqui estamos presenciando os opostos da lei um deputado federal condenado a 8 anos e 9 meses de prisão e todos os direitos políticos suprimidos pelo STF que virou uma vergonha nacional e por outro lado um Ladrão chefe de quadrilha, recebedor de propinas de Empreiteiras , amigo fiel de ditadores criminoso desde 2.002 quando recebeu uma doação de 1 milhão de Dólares do seu amigo irmão o ditador kadafi da Líbia, é uma discrepância absurda ver à justiça práticar essas injustiças, um bandido criminoso chefe de quadrilha livre leve e solto e um inocente preso.

    1. Vai se tratar, ser deplorável e desprovida de bom senso. Brigar por político, o maior sintoma de burrice crônica.

  6. Quando vejo um cidadão honesto e cristão verdadeiro ainda vejo que vale a pena acreditar no ser humano.parabens ministro Mendonça .O Sr demonstrou que ainda existe evangélicos sérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643