martins em pauta

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Trump critica indicação de Greta como a personalidade do ano e diz que ela ‘deveria ir ao cinema’

Quinta, 12 de Dezembro de 2019

Foto: Andrew Hofstetter / REUTERS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou nesta quinta-feira a nomeação de Greta Thunberg pela revista Time como a personalidade do ano de 2019. Trump afirmou que a ativista climática, de 16 anos, deveria “relaxar” e ir ao cinema com um amigo.

“Tão ridículo. Greta deveria trabalhar em seu problema de controle da raiva, depois ir a um bom e velho cinema com um amigo! Relaxa, Greta, relaxa”, tuitou.

A afirmação veio depois de a revista americano ter anunciado na última quarta-feira a escolha de Greta como a personalidade do ano. A adolescente iniciou no ano passado um protesto solitário com o mote da “greve escolar pelo clima”, ou “Sexta-feira pelo futuro”, contra o aquecimento global diante do Parlamento da Suécia, em Estocolmo. Desde então, se transformou em um ícone mundial e a mobilização derrubou fronteiras.

A ativista sueca ficou conhecida por seus discursos inflamados aos líderes mundiais e esteve na quarta-feira em Madri, onde ocorre a 25ª Conferência sobre o Clima das Nações Unidas (COP-25). Durante o evento, Gretra acusou os países ricos de enganarem as pessoas, como se estivessem tomando medidas significativas contra as mudanças climáticas.

Em uma de suas aparições mais emblemáticas, a jovem se dirigiu a líderes mundiais, em outra cúpula climática, na ONU em setembro, e questionou o engajamento dos países em relação às metas de combate ao aquecimento global.

— É o começo de uma extinção em massa e tudo o que vocês fazem é falar de dinheiro e contos de fada sobre um eterno crescimento econômico. Como se atrevem? — indagou, na ocasião, em um discurso que repercutiu em todo o mundo.

O presidente Jair Bolsonaro a chamou, na última terça-feira, de “pirralha” e em setembro, após o discurso da adolescente, Trump, em tom de ironia, disse que ela é uma “menina muito feliz, ansiosa por um futuro brilhante e maravilhoso”. Bolsonaro repetiu a ofensa em um evento com empresários na última quarta-feira.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643