martins em pauta

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Em PE, Dilma diz que pode ‘até dar uma envergadinha, mas não quebra’

Quarta, 23 de dezembro de 2015


A presidente Dilma Rousseff (PT) retornou a Pernambuco pela segunda vez em 17 dias para inaugurar a terceira estação de bombeamento da Transposição do Rio São Francisco, na cidade de Floresta.

Sem citar nomes, mas com direcionamento claro à oposição, Dilma discursou para uma plateia formada basicamente por integrantes de movimentos sociais rurais, para a qual disse que “pode até dar uma envergadinha, mas não quebra não”.

Diante dos governadores de Pernambuco, do Ceará e da Paraíba, e de políticos aliados, a presidente adotou um discurso otimista dizendo que ia vencer a crise com a retomada da geração de empregos, segundo ela, “de qualidade”.

Para a presidente, 2016 será um ano de tempos melhores. “Nada vai me demover desse caminho. Eu tenho orgulho de ter como patrimônio meu nome, meu passado e meu presente”, disse.

O apoio à manutenção da presidente no cargo foi o tom dos pronunciamentos da prefeita de Floresta, Rosângela Maniçoba, e do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, ambos do PSB. “A senhora está legitimada pelo voto livre e direto. Meu desejo é que seu governo avance, porque isso significa o respeito à democracia”, afirmou Maniçoba.

No Sertão, além de inaugurar as operações da segunda estação de bombeamento do Eixo Leste, Dilma assinou um termo de cooperação com Pernambuco, Ceará e Paraíba. Os Estados receberão R$ 285 milhões para a construção das redes conectoras, que levarão a água as comunidades localizadas no entorno dos canais, no raio de 5 km.

Outros R$ 20,7 milhões serão destinados à implantação de sistemas de abastecimento de água de 23 comunidades indígenas de Pernambuco e da Bahia. Ao todo, 78 mil pessoas de 294 comunidades rurais do semiárido serão as primeiras beneficiadas pelas águas do São Francisco.


ESTAÇÃO DE BOMBEAMENTO

Responsável por impulsionar a água de um terreno mais baixo para outro mais alto, a segunda Estação de Bombeamento (EBV-2) do Eixo Leste levará água do São Francisco até os reservatórios de Braúnas e Mandantes, ambos em Floresta.

A previsão é de que as barragens com capacidade total de 18 m³ fiquem completamente cheias em fevereiro do ano que vem, totalizando 32 km de canal com água, dando a possibilidade de inaugurar a próxima EBV.

A EBV-2 possui dois conjuntos de motobombas instalados, com potência de 7,4 megawatts e vazão de 14 metros cúbicos por segundo capaz de elevar a água do rio em até 43,1 metros, altura de um edifício de 14 andares. Cada equipamento pesa 85 toneladas, o equivalente a 85 veículos populares.

“Não faltarão recursos para este projeto. No meu governo a transposição é a obra mais prioritária. Com a dificuldade que for, não deixaremos de concluir essa obra no ano que vem”, disse DilmaO Projeto de Integração do rio São Francisco consiste na construção de 477 km de canais (Eixos Norte e Leste), que serão responsáveis por levar a água do Velho Chico a 390 municípios nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, beneficiando 12 milhões de pessoas.

No entanto, os nordestinos, que enfrentam a pior seca dos últimos 50 anos, aguardam a entrega do empreendimento desde 2007, quando as obras começaram. A previsão era de que a transposição fosse concluída em 2010, no fim do mandato do ex-presidente Lula.

O prazo foi adiado para 2012, depois para este ano, e agora a expectativa é 2016. “Vamos entrar no quinto ano consecutivo de seca e uma obra estruturante como essa é fundamental, mas é preciso garantir também a construção das adutoras, que permitirão que a água chegue a quem precisa”, disse Paulo Câmara.



Folha Press/ J.Belmont

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643