martins em pauta

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

3º PELOTÃO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL AMPLIA SUA ÁREA DE ATUAÇÃO ATÉ O MUNICÍPIO DE MACAU


A partir da próxima segunda-feira, 15, o 3º Pelotão de Proteção Ambiental ficará responsável pelo policiamento da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, localizada no Município de Macau.

A ampliação da área de atuação do Pelotão Ambiental de Mossoró foi definida na 48ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da RDS Ponta do Tubarão, realizada na manhã desta terça-feira (09), por solicitação do Conselho Gestor da RDS Ponta do Tubarão e do IDEMA, devido ao seu papel de proteção dos ecossistemas, principalmente os costeiros e marinhos.

A RDS Ponta do Tubarão foi criada pela Lei Estadual nº 8.349/2003, atendendo as demandas dos moradores de cinco comunidades de Macau e Guamaré com o objetivo de disciplinar os procedimentos e a utilização de equipamentos de pesca artesanal, além de desenvolver na comunidade local, nos empreendedores e nos visitantes, uma consciência ecológica e conservacionista sobre o patrimônio natural e os recursos ambientais e assegurar o espeço comum e a sustentabilidade dos recursos naturais como patrimônio natural e social, para os moradores e suas futuras gerações.

A Reserva Ponta do Tubarão possui uma área de 12.960 hectares, onde as dunas representam 38% da área da unidade de conservação. A Ponta do Tubarão apresenta dunas móveis que formam falésias protegendo o mar aberto e da enseada onde se encontram pequenas ilhas, cobertas de vegetação típica de mangue, além da grande diversidade de animais marinhos e terrestres, como o cavalo marinho e o canário do mangue.





Dessa forma, o 3º Pelotão de Proteção Ambiental proporcionará o policiamento especializado naquela Reserva para evitar qualquer agressão aos ecossistemas ali presentes.
Fonte: Polícia Ambiental de Mossoróeditado por Martins em Pauta

Um comentário:

  1. Seria bom que ampliassem esse policiamento para as serras potiguares de Martins e Portalegre. Nesse locais a fauna silvestre sofre. São mais de 200 anos de caça predatória, coisa que levou milhares de anos para formarem as espécies que existem aqui. Daqui a pouco se acabará tudo!

    ResponderExcluir

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643