martins em pauta

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Exclusivo: Filha de bin Laden diz que terá sido capturado vivo

Filha de bin Laden diz que terá sido capturado vivo
As forças dos EUA invadiram há dois dias o complexo onde o líder da al-Qaeda estava escondido, na localidade paquistanesa de Abbottabad MD Nadeem, EPA

Barack Obama diz que a Casa Branca não vai disponibilizar qualquer fotografia do corpo de Osama bin Laden por causa da violência das imagens e da violência que poderão espoletar no mundo árabe. O primeiro-ministro paquistanês admitiu falhas do seu país para detetar bin Laden e os serviços secretos citam uma filha do saudita para alegar que Osama foi capturado vivo.

Os serviços secretos paquistaneses, citados pela televisão Al Arabiya, revelam que Osama bin Laden terá sido capturado vivo, feito prisioneiro e só depois executado pelas forças especiais norte-americanas, durante a operação no Paquistão. Na origem desta informação estará uma filha do líder da al-Qaeda, de 12 anos.

As forças paquistanesas colocaram sob a sua alçada duas mulheres e seis crianças, com idades compreendidas entre os dois e os 12 anos Segundo a mesma fonte, os familiares de bin Laden estão a receber “tratamento no hospital militar de Rawalpindi”.

Obama invoca “interesse nacional” para não divulgar fotos de bin Laden

Barack Obama preferiu não divulgar as imagens de bin Laden, uma vez que estas, descritas como “macabras”, podem provocar ira e colocar em perigo os americanos no estrangeiro.

“Não é do nosso interesse de segurança nacional permitir (a publicação) estas imagens, de modo a que se tornem, como no passado, ícones que servem à mobilização contra os Estados Unidos”, afirmou o porta-voz da Casa Branca, que lia aos jornalistas citações da entrevista de Obama ao programa "60 Minutes", que será emitido no próximo domingo.

"É importante garantirmos que não circulem por aí fotografias muito impressionantes de alguém que foi baleado na cara como um incitamento a mais violência (…) Penso que, dada a natureza explícita das fotos, iria representar um risco à segurança nacional”, afirmou Barack Obama, segundo Jay Carney.

Sobre as dúvidas que a ausência de provas físicas da morte bin Laden tem alimentado, Obama admite que estas se verifiquem “entre os membros da al-Qaeda. E por conseguinte não pensamos que uma fotografia faça alguma diferença”, acrescentou. Mas Obama garante que ninguém verá novamente Osama bin Laden.

A administração norte-americana debateu nos últimos dias tornar público a imagem do corpo do líder da al-Qaeda, baleado na face. As imagens, já descritas como “macabras” mostrariam o crânio desfeito. “Vi uma foto dele, morto, (baleado) na zona da cabeça. Foi claramente atingido… e não posso fazer uma descrição melhor do que esta”, declarou a senadora republicana Kelly Ayotte, considerado a foto como uma clara prova da identidade de bin Laden.

Também o presidente da Comissão do Senado para os Serviços Secretos entende que a divulgação das imagens “só irão contribuir para inflamar ânimos no Médio Oriente (…) Osama bin Laden não é um troféu – está morto e agora foquemo-nos em continuar a luta até à eliminação total da al-Qaeda”.

O diretor da CIA anunciou a recolha, durante a operação de segunda-feira, de suportes de dados informáticos (dezenas de CD, DVD e pen-drives) e uma dezena de computadores da residência de bin Laden. Os serviços secretos americanos esperam encontrar aqui “uma mina de outro” e uma via para outras vitórias contra a al-Qaeda, afirmou uma fonte americana, citada pela France Press.

Casa Branca admite nova ação em território paquistanês
A Casa Branca poderá atuar novamente contra suspeitos de terrorismo em território paquistanês, admitiu o porta-voz Jay Carney durante uma conferência de imprensa. Obama “acredita que esta foi a abordagem adequada e continua a pensar deste modo”, acrescentou.

Por seu lado, o primeiro-ministro paquistanês descarta responsabilidades ao afirmar que “os serviços secretos são partilhados a nível mundial, incluindo com os Estados Unidos, então se alguém apontar lapsos do lado do Paquistão, significa que existem lapsos de todo o mundo”, afirmou Yusuf Raza Gilani, em Paris.

Gilani aproveitou o encontro com o ministro francês dos Negócios Estrangeiros para pedir “mensagens positivas” porque o terrorismo só pode ser combatido em conjunto. “O Paquistão é parte da solução e não parte do problema”, acrescenta, depois de ter recordado que o seu país pagou com mais de 30 mil mortes o seu envolvimento na “guerra contra o terrorismo” liderada pelos EUA no Afeganistão.

Osama bin Laden viveria há vários anos num complexo próximo da academia militar de Abbottabad sem que os serviços secretos paquistaneses disso tivessem registo.

As circunstâncias em torno da morte de bin Laden continuam por esclarecer, após hoje surgirem novos relatos que contradizem a versão inicial, de que teria participado numa troca de tiros com os comandos. Os EUA admitiram que bin Laden estaria desarmado quando foi morto, o que suscitou críticas de violação de lei internacional.


Nota do blog Martins em Pauta:

Mais alguns blogs ja estão divulgando uma Suposta foto verdadeira de Osama Bin Ladem circulando na Internet...Afinal comentem e tirem suas conclusões da imagem abaixo



Será verdade ou mentira ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643