martins em pauta

terça-feira, 29 de março de 2011

Morre José Alencar, ex-vice-presidente do Governo Lula

Ex - Vice-presidente lutava contra o câncer desde 1997

Às 14h41, desta terça-feira (29) morreu no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, o ex- vice-presidente da República, José Alencar. A causa do óbito segundo os médicos foi falência múltipla de órgãos, ele deu entrada no hospital na segunda-feira apresentando problemas intestinais.

O ex-vice presidente enfrentava uma grande batalha contra um câncer na região do abdômen, por conta disso, foram mais de 17 cirurgias, para a retirada de tumores na região dos rins, intestinos, pulmões, além de uma cirurgia do coração em 2005.

Nos últimos meses de vida, Alencar cogitou sua participação na posse da então presidente Dilma Roussef, mas desistiu e convocou uma coletiva de imprensa onde afirmou que sua missão estava “cumprida”. Durante a coletiva abordou a morte e disse com convicção: “Se Deus quiser que eu morra, ele não precisa de câncer para isso. Se ele não quiser que eu vá agora, não há câncer que me leve”, disse.

Lutando contra a doença

Durante os 13 anos em que viveu lutando contra a doença, o ex-vice-presidente enfrentou 15 cirurgias e vários tipos de tratamento médico. A maior das cirurgias pelas quais passou, aconteceu em 2009 e durou quase 18 horas, devido a quantidade de tumores para serem retirados, ao todo foram nove.

José de Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva e deixa três filhos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patricia.

Vida Política

Uma carreira marcada por um grande salto. Mineiro, representou seu Estado no Senado Federal em 1998, em seguida, quando já era filiado pelo PL, entrou como vice na chapa do que seria o então presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva.

Durante sua vida no Planalto, Alencar ganhou notoriedade por lutar sempre contra os juros altos do governo, em uma tentativa de conter a inflação. Já em 2004, a pedido de Lula, passou a comandar também o Ministério da Defesa.

Naquele mesmo ano, Lula foi candidato a reeleição, o que permitiu que Alencar continua-se no poder até o fim do mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643