martins em pauta

sábado, 5 de março de 2011

3º PELOTÃO PARTICIPA DE MEGA OPERAÇÃO DE APREENSÃO DE PÁSSAROS SILVESTRES COM APOIO DO MINISTÉRIO PÚBLICO E IBAMA

Durante uma operação realizada pelo 3º Pelotão de Proteção Ambiental em conjunto com o Ministério Público do RN e o IBAMA, mais de 400 pássaros silvestres foram apreendidos nas cidades de Mossoró e Serrinha dos Pintos.

A Operação Sicalis, como foi denominada em referência ao nome científico do Canário da Terra, haja vista o principal alvo da operação ser o combate as rinhas de Canários, foi resultado de uma investigação da Promotoria do Meio Ambiente de Mossoró que há mais de um ano vinha monitorando o grupo surpreendido.

A investigação do Ministério Público foi iniciada a partir de uma apreensão de materiais e aves que davam conta de uma rinha de canários ainda no ano de 2010 pelo 3º Pelotão de Proteção Ambiental realizada no bairro Urick Graff, em Mossoró. Segundo a investigação do MPRN, as pessoas surpreendidas nesta Operação utilizavam indevidamente de licenças concedidas pelo IBAMA, alegando fazerem parte de uma Associação de Criadores de Pássaros, no intuito de burlar a Lei e praticar todo tipo de ilegalidade com os pássaros.

A Operação contou com 20 policiais ambientais, os quais foram divididos em cinco equipes sob o Comando do 1º Tenente João José de Souza Almeida, comandante do 3º Pelotão de Proteção Ambiental, além de cinco agentes do IBAMA e três promotores do MPRN. A referida operação deu cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, os quais foram cumpridos simultaneamente a partir das 5h30min da manhã desta sexta-feira (04) nos municípios de Serrinha dos Pintos e Mossoró, prosseguindo até às 17 horas do mesmo dia.

O resultado da Operação Sicalis foi tido como satisfatório no combate ao tráfico de animais silvestres, bem como à prática de rinhas de canários. Ao todo foram apreendidas 400 (quatrocentas) aves silvestres, sendo 300 (trezentos) Canários, além de medicamentos utilizados para tratar dos animais após as rinhas e materiais diversos que indicam a prática de rinhas pelos acusados. Ainda foram apreendidas seis armas irregulares, bem como munições de diversos calibres.




Os policiais ambientais classificaram a Operação como um sucesso absoluto, uma vez que os acusados foram autuados por crimes tipificados na Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e os animais serão libertados em seu habitat natural.
Fonte: Policia Ambiental de Mossoró

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643