Domingo, 16 de novembro de 2025
A mobilização, que durou aproximadamente 3 horas — iniciada às 7h e encerrada por volta das 10h —, afetou diretamente a chegada de delegações, autoridades e participantes credenciados do evento.
Com a ocupação do ponto central de entrada, a organização da COP30 foi obrigada a redirecionar todos os participantes para um acesso alternativo, normalmente reservado apenas para serviços de apoio. Esse trajeto emergencial não possui estrutura completa de segurança, como detectores de metal, o que acabou gerando uma fila extensa e grande lentidão para quem precisava ingressar na Zona Azul. A mudança improvisada foi acompanhada por servidores e agentes de segurança responsáveis por tentar reorganizar o fluxo.
Ainda não há confirmação oficial sobre quais etnias compõem o grupo que realizou o protesto. Segundo relatos do próprio coletivo, uma das motivações para o ato foi o fato de terem sido impedidos de entrar no evento na 3ª feira (11.nov), por não possuírem credenciais de acesso. Durante o protesto, alguns integrantes exigiram uma reunião imediata com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embora ele já tivesse deixado Belém e retornado a Brasília, o que aumentou a frustração entre os manifestantes.
A COP 30 escancarou o completo fracasso do petista Lula...

Nenhum comentário:
Postar um comentário