Quarta, 17 de setembro de 2025
O magistrado considerou que a prisão preventiva seria uma medida "excepcionalíssima" não necessária para este caso. Entretanto, determinou que o ex-governador está proibido de fazer menções difamatórias à gestora municipal "ainda que de forma indireta, em pronunciamentos públicos ou privados com caráter público, em postagens nas redes sociais ou outros canais públicos de comunicação". Em caso de descumprimento, Ciro deverá pagar multa de R$ 10 mil.
O processo contra o ex-candidato à presidência começou em julho de 2024, quando ele se referiu a Janaína como "assessora de assuntos da cama" de Camilo Santana, atual ministro da Educação. Na época, Ciro questionava a nomeação de Janaína como senadora, após a saída da primeira suplente, Augusta Brito.
Janaína Farias trabalhou como assessora especial durante a gestão de Camilo como governador do Ceará. Depois, ocupou o cargo de secretária de Gestão da Informação e Inovação no Ministério da Educação. No final de 2024, com apoio de Camilo Santana, ela venceu a eleição para a prefeitura de Crateús.
No mês passado, durante celebração do aniversário de Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza, Ciro voltou a atacar Janaína. Em seu discurso, descreveu-a como "pessoa que recrutava moças pobres de boa aparência para o serviço sexual sujo" do ministro da Educação, afirmando que enfrentaria o "desafio" político relacionado a ela.
Camilo Santana respondeu às declarações afirmando que Ciro teria que "prestar contas na Justiça, em mais um processo, como tantos outros que responde, inclusive com condenação, por tentar macular a honra das pessoas".
Janaína manifestou-se nas redes sociais sobre seu adversário, dizendo que ele é conhecido "por agredir moralmente as pessoas, e principalmente, as mulheres". A prefeita também classificou Ciro como "Um misógino que, cada vez mais, diante de seu fracasso político, busca atingir a honra das pessoas, de forma irresponsável e inconsequente".
A decisão do TRE-CE acontece em um contexto de disputas políticas no estado, onde Ciro Gomes e o grupo político liderado por Camilo Santana mantêm histórico de confrontos.
Fonte: Jornal da Cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário