martins em pauta

quarta-feira, 15 de maio de 2024

Petrobras: como foi a conversa em que Lula demitiu Jean Paul Prates

Quarta, 15 de maio de 2024

Foto: Ricardo Stuckert

A conversa em que Lula demitiu Jean Paul Prates da presidência da Petrobras, na noite dessa terça-feira (14/5), foi bastante dura, tanto para o presidente quanto para o ex-senador petista. O encontro no gabinete de Lula no Planalto durou cerca de 20 minutos, foi acompanhado pelos ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Alexandre Silveira, das Minas e Energia, e, nas palavras de um interlocutor de Lula, foi “uma das mais difíceis que o petista teve neste governo”. Para Prates não foi muito diferente. Conforme ele comentou ao longo da noite de ontem com diferentes interlocutores, a sensação foi de que foi “humilhado” por Lula.

Lula estava constrangido com a situação. Não explicou a Prates por que Rui Costa e Alexandre Silveira, que tentam desde o ano passado tirá-lo da Petrobras, estavam na reunião. O presidente havia convocado Costa e Silveira poucas horas antes, cedendo a uma pressão que ambos exerciam há meses pela demissão de Prates, sob a alegação de que ele não entregava os resultados de que o país precisa na Petrobras.

Lula não comunicou outros ministros de seu círculo mais restrito de confiança, como Fernando Haddad e Alexandre Padilha, de que a demissão seria ontem. Poucas horas antes, ambos não sabiam de nada. A decisão de demitir Prates estava tomada há semanas, mas a decisão de comunicar Prates daquela maneira sobre a saída passou essencialmente pelo trio que agora, ao lado de Lula, recebia um espantado presidente da Petrobras, pego de surpresa com a presença de seus algozes.

“Eu e você temos visões diferentes sobre a Petrobras”
Lula foi direto e, assim que Prates entrou, disse que havia decidido substituí-lo. “Eu e você temos visões diferentes sobre a importância que a Petrobras tem para o Brasil”, disse Lula, evitando encarar Prates.

“Presidente, desta vez eu vou me permitir discordar do senhor. Das outras vezes em que eu vim aqui e o senhor me apresentou argumentos que chegavam ao senhor contra mim, eu discordava daqueles argumentos. Mas, agora que o senhor disse isso, a discordância é diretamente do senhor”, começou Prates. Lula ouvia calado e assim permaneceu. O agora ex-presidente da Petrobras prosseguiu.

“Quem escreveu cada linha do seu programa de governo na eleição de 2022, nas áreas de energia, petróleo, indústria naval, fui eu. Escrevi baseado em tudo que o senhor ensinou ao longo do tempo, mas aquelas linhas foram redigidas por mim. Como eu não poderia ter a mesma visão do senhor?”, rebateu. Lula, Rui Costa e Alexandre Silveira ficaram calados.

De fato, Prates fez, ao longo da campanha de 2022, dezenas de encontros, grande parte no segundo turno, em São Paulo e no Rio Janeiro, em que prometia a operadores do mercado, agentes de fundos e especialistas que a Petrobras do governo Lula 3 seria do diálogo, ouviria os diferentes segmentos envolvidos com a empresa e não perseguiria acionistas privados.

“Sua decisão me pareceu uma afronta”
Lula disse na sequência que a crise da distribuição dos dividendos da Petrobras, em março, havia sido um ponto relevante para a demissão. “A sua decisão de se abster na questão dos dividendos me pareceu uma afronta”, afirmou

Guilherme Amado- Metrópoles

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Eu não entendo, a reaçonaria brasileira fritando JP, querendo a cabeça dele, quando é demitido, criticam Lula. Essa direita só é barulhenta, enquanto não for coerente, perderá 2026.

  2. Realmente que humilhação, o cara é chamado para ser demitido com a presença de seus algozes assistindo tudo de camarote.

  3. E o ditador cotó mostra mais uma vez o seu egocentrismo e soberba. VIVA A CORRUPÇÃO, VIVA A LADROAGEM, VIVA O DESVIO DE VERBAS, VIVA O DANO AO ERÁRIO…. APLAUSOS PARA O LADRÃO MOR, O AMOR VENCEU e fod@-se o Brasil!

  4. Qual será a realidade da demissão? Roubou pouco para o chefe?
    Ou foi o resultado pífio do primeiro trimestre?
    É daí para pior, até começar a dar prejuízo. Além das estatais estarem com aumentos absurdos de funcionários , este desgoverno vai desviar dinheiro do nosso bolso para cobrir o déficit de 27 bilhões de algumas estatais, dinheiro que poderia ser utilizado para infraestrutura e bem estar da nação.
    Vou lembrar do capitão para vocês, foi um governo que enfrentou o trancamento da economia por anos devido a pandemia e o famoso “fique em casa que a economia a gente ver depois”, auxiliou a todos os brasileiros sem qualquer discriminação de partido, sem choro e mesmo assim baixou impostos, avançou em obras de infraestrutura e deixou todas no final, todas as estatais dando lucro e um superávit de 54 bilhões para o marginal.

  5. Pensei que o cumpanheiro Lula bebum com L de ladrão, fosse convidar Graça Foster.
    Pro Lugar dessa bucha que Fátima Bezerra GD, introduziu aqui no RN.

  6. Lula está errado em demitir um cara preparado pro cargo como Prates e ao mesmo tempo foi um Senador fiel ao PT quando sucedeu Fátima. Espero que não caia nos mesmos erros que Bolsonaro cometeu substituindo vários presidentes na Petrobras, cada um menos preparado que o anterior.

    1. Caro companheiro discordo de vc , esse cara sempre foi um peso morto como senador , sem expressão, mesmo que acredite no preparo e integridade dele ( coisa rara no PT), ele não serve mais para papai amor , tem q ser corrupto , saber roubar é sempre lembrar que o papai amor se acha o dono da petrobras, só vcs mesmo para acreditar nesse larápio .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643