martins em pauta

sábado, 25 de maio de 2024

Conselho Federal de Medicina vai enviar ao STF estudos científicos contra absurda decisão de Moraes

Sábado, 25 de maio de 2024

Com base nisso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) informou nesta quinta-feira (23), que vai enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) estudos científicos para pedir a manutenção da resolução que proíbe a prática de aborto em fetos com mais de 22 semanas.

A resolução foi suspensa pelo ministro Alexandre de Moraes para atender a um pleito do PSOL.

O documento do CFM será enviado à Suprema Corte até a próxima segunda-feira (27), quando termina o prazo determinado por Moraes para um posicionamento do órgão.

O texto ainda está em produção e vai reunir argumentos científicos que atestam a viabilidade de vida fora do útero após 22 semanas, garante o CFM.

A resolução suspensa por Moraes é a nº 2.378/2024, que proíbe a prática da assistolia fetal. O procedimento consiste injeção de uma substância que provoca a morte do feto para que depois ele seja retirado do útero da mulher. Uma das justificativas usadas pelo Conselho é de que o método é “profundamente antiético e perigoso em termos profissionais”.

A decisão de Moraes foi tomada sem ouvir o CFM, pois o magistrado entendeu que o caso era urgente e que havia risco de “perigo de lesão irreparável”.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643