martins em pauta

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Bandido vinculado ao PCC ameaça juíza e acaba preso

Quinta, 07 de dezembro de 2023

A polícia do Distrito Federal efetuou a prisão de um bandido suspeito de associação ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e de ameaçar sequestrar familiares da juíza de Execuções Penais, Leila Cury.

A operação, realizada na segunda-feira (4) em Brazlândia, faz parte da continuidade da Operação Sicário, que tem como objetivo desmantelar organizações criminosas na região.

A ação policial incluiu a execução de um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito em 29 de novembro. No local, foram encontradas anotações relacionadas ao PCC, que estão sob análise da 18ª Delegacia de Polícia. Até o momento, não há evidências de que houve ordens para ataques contra a magistrada ou seus familiares.

A ordem judicial para a operação foi emitida pela Vara Criminal e Tribunal do Júri de Brazlândia, sendo realizada especificamente na quadra 2, Setor Norte. O criminoso afirmou, durante seu depoimento, que já se desvinculou do PCC, processo que levou um ano e foi influenciado por sua conversão religiosa.

A ameaça à juíza Leila Cury ocorreu em setembro de 2018, quando uma carta foi interceptada pela antiga Subsecretaria do Sispeta Penitenciário (Sesipe), hoje Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sape).

O autor da carta, Walter Pereira de Lima Júnior, apelidado de Waltinho e identificado como membro do PCC, expressou a intenção de sequestrar um familiar da juíza para forçá-la a emitir alvarás de soltura para integrantes da facção.

As investigações iniciais foram conduzidas pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Deco).

A Operação Sicário, em andamento pela 18ª DP, resultou na prisão de 12 membros do PCC e 3 do Comando Vermelho (CV) nos últimos 11 meses. Eles foram acusados de organização criminosa pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Waltinho, atualmente, está cumprindo mais de 60 anos de prisão em regime disciplinar diferenciado (RDD).

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643