Sexta, 03 de novembro de 2023
O presidente russo, Vladimir Putin, assinou nesta quinta-feira (2) uma lei que revoga a ratificação da Rússia ao Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares.
A notícia foi anunciada pela agência oficial russa TASS.
O tratado, estabelecido em 1996, proíbe todos os testes com armas nucleares, mas nunca entrou em vigor porque alguns países-chave, incluindo os Estados Unidos e a China, não o ratificaram.
A Rússia afirma que não retomará os testes a menos que os Estados Unidos o façam e que sua desratificação não altera sua postura nuclear nem a forma como compartilha informações sobre suas atividades nucleares.
Alguns especialistas ocidentais em controle de armas estão preocupados com a possibilidade de a Rússia estar se aproximando de um teste para intimidar e provocar medo em meio à guerra na Ucrânia, uma ideia que as autoridades russas minimizam.
Putin afirmou, em 5 de outubro, que não estava pronto para dizer se a Rússia deveria ou não retomar os testes nucleares, após apelos de alguns especialistas em segurança e legisladores russos para que testasse uma bomba nuclear como um aviso ao Ocidente.
Tal medida, se ocorrer, poderia iniciar uma nova era de testes nucleares de grandes potências, temem os especialistas ocidentais.
O mundo está sob tensão...
Fonte: Jornal de Cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário