Quarta, 01 de novembro de 2023
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta terça-feira (31), às 19h, o julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro por abuso de poder político e econômico e uso eleitoreiro das comemorações de 7 de setembro de 2022.
O general Braga Netto, vice na chapa de Bolsonaro, também pode ser punido no julgamento.
Até o momento, o placar é de 2 votos a 1 pela inelegibilidade de Bolsonaro e a aplicação absurda de uma multa de R$ 425 mil pelo uso da estrutura do evento para promover sua candidatura à reeleição.
Se o entendimento pela condenação for seguido pela maioria dos ministros, Bolsonaro pode ser condenado à inelegibilidade por oito anos pela segunda vez. Contudo, o prazo de oito anos continua valendo em função da primeira condenação e não será contado duas vezes. Mesmo assim, dificulta muito os trabalhos de deputados que tentam a aprovação de um PL no Congresso pela anistia de perseguidos políticos.
A defesa de Bolsonaro disse que o ex-presidente não usou a comemoração do 7 de setembro para promoção de sua candidatura. Segundo a defesa, Bolsonaro deixou o palanque oficial e foi até outra parte da Esplanada dos Ministérios, onde um carro de som estava preparado para a campanha, sem vinculação com o evento cívico.
Porém, os ministros parecem não ter entendido dessa forma...
Fonte: Jornal da Cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário