martins em pauta

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Moro entrega helicóptero do tráfico ao governo do Acre: ‘usar os bens do tráfico contra o próprio tráfico’

Quinta, 21 de Novembro de 2019


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, inaugurou em Cruzeiro do Sul, no Acre, nesta segunda-feira (18), a base integrada do Grupamento Especial de Fronteira (Gefron). Além do ministro, estiveram presentes o governador Gladson Cameli; o vice-governador Major Rocha; o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, Paulo César da Rocha dos Santos; o secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo e o secretário de Operações Integradas Rosalvo Ferreira Franco.

Para o ministro, o Estado do Acre é estratégico em vários aspectos, em especial no âmbito da segurança pública por ser região de fronteira, que acaba sendo utilizada para cometimento de crimes como tráfico de drogas e contrabando. “O governo federal tem uma política de melhoria da vigilância das fronteiras, a partir da integração das forças de segurança pública”, explicou. O Ministério da Justiça e Segurança Pública tem projetos estratégicos de atuação nessa temática, como o VIGIA e a instalação de centros integrados de operações de fronteiras.

O VIGIA é programa desenvolvido a partir das diretrizes do governo federal de combate ao crime organizado, à corrupção e aos crimes violentos, especialmente para impedir a entrada de drogas, cigarros, armas e munições pelas fronteiras do país, em parceria com as forças policiais estaduais. “Tem como carro-chefe a Operação Hórus, já iniciada em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, com excelentes resultados”, explicou Rosalvo Franco. O Acre é um dos estados da região Norte que recebeu o programa. (saiba mais https://www.novo.justica.gov.br/video…)

Entregas – Antes da inauguração do Gefron, o ministro participou, na capital Rio Branco, da entrega de 127 viaturas e equipamentos para serem utilizados pelas forças de segurança do estado. Os carros servirão à Polícia Civil, à Polícia Militar do Estado do Acre, Batalhão de Operações Especiais da PM, ao Corpo de Bombeiros e ao Grupo Especial de Fronteiras, o Gefron.

Os equipamentos e carros foram adquiridos com recursos federais, no valor de R$ 15 milhões, oriundos de emendas parlamentares. “Fico muito feliz em ver um pátio repleto dessas viaturas, a maior entrega do governo em matéria de viaturas para segurança pública, contando com as verbas federais, com o apoio da bancada estadual”, destacou.

O secretário nacional de Segurança Pública afirmou, durante a entrega, que o MJSP irá aportar recursos para a instalação de pontos de internet nas delegacias da Polícia Civil e batalhões da Polícia Militar, a fim de melhorar a comunicação com o restante do país para troca de dados.

Entre os equipamentos entregues, havia um helicóptero que foi apreendido do tráfico de drogas. O ministro Sérgio Moro afirmou que a apreensão dos bens do crime organizado é um dos elementos essenciais para combater esse tipo de crime. Moro defendeu que os bens do tráfico sejam utilizados contra o próprio tráfico.
Veja o Vídeo.    Fonte: News Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643