martins em pauta

sábado, 19 de janeiro de 2019

WhatsApp impõe limite de compartilhamento para até cinco conversas no Brasil

Sábado, 19 de Janeiro de 2019

(Foto: Reprodução)

O WhatsApp começou a implantar limites mais rígidos de compartilhamentos de mensagens no Brasil. Após um período de testes iniciado em dezembro, o aplicativo agora oficializou que os usuários só podem compartilhar mensagens com até cinco conversas de uma vez.

Até agora, o Brasil estava entre o grupo de regiões onde a restrição era mais leve, permitindo o compartilhamento para até 20 conversas de uma só vez. No entanto, o WABetaInfo informava que o WhatsApp planejava limitar o compartilhamento a cinco conversas em todo mundo, e o Brasil foi um dos primeiros a ser atingido.

A iniciativa surgiu como uma forma de frear a disseminação de boatos na plataforma. A Índia foi o primeiro alvo da medida, justamente após uma onda de boatos causar uma epidemia de linchamentos, forçando o WhatsApp a implementar o limite mais rígido de compartilhamento para apenas cinco conversas.

A decisão de implementar a novidade no Brasil chega, no entanto, um pouco depois do período mais crítica em que a ação seria mais importante. O aplicativo foi uma ferramenta das mais poderosas para a difusão de boatos durante o período eleitoral, mesmo com o limite de compartilhamento para 20 pessoas.

A questão é saber se a restrição tem, de fato, alguma eficácia. Afinal de contas, nada impede que sejam feitos múltiplos compartilhamentos de cinco em cinco. Além disso, o WhatsApp considera os grupos, que podem conter até 256 pessoas, como apenas uma conversa, o que amplia consideravelmente o alcance. Além disso, o app ainda permite as listas de transmissões, que permitem enviar uma mesma mensagem para um determinado grupo de pessoas indo muito além do limite de cinco conversas.

Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643