martins em pauta

sábado, 3 de maio de 2014

Incêndio atinge depósito do Midway



Ninguém se feriu no incêndio ocorrido, nesta sexta-feira, em um depósito de papelão destinado à reciclagem, situado sob o estacionamento do shopping Midway Mall. Este tipo de acidente é o segundo que ocorre no shopping em duas semanas. O incêndio começou entre 12h30 e 13h. A assessoria do estabelecimento informou que a área foi isolada rapidamente pela brigada de incêndio interna e, em seguida, o Corpo de Bombeiros Militar do RN foi acionado, debelou o fogo e fez o resfriamento e rescaldo do local.

Por volta das 18h30, o Midway Mall emitiu nota oficial, informando que o o incidente atingiu uma parte das docas, reservada ao armazenamento de papéis e papelão, na área externa do shopping. “Apesar da grande incidência de fumaça, o fogo foi em pequena escala e rapidamente controlado. Não houve feridos nem registro de prejuízos para os clientes ou lojistas. As causas do incêndio estão sendo apuradas”, diz a nota.


No início da noite, o show da cantora potiguar Khrystal marcado para às 21h desta sexta-feira (2) no Teatro Riachuelo foi cancelado devido a transtornos causados pelo incêndio. De acordo com a organização do evento, outra data será definida e os ingressos de ontem serão válidos. Para quem ão puder comparecer na nova data, devolução será a partir de quarta-feira dia 07 de maio, a partir das 12h na bilheteria do teatro.

O comandante das duas guarnições do CBMRN, Tenente Lima Verde, disse que os bombeiros foram acionados às 13 horas, tendo deslocado ao local dez bombeiros, duas viaturas, sendo uma do tipo ABT (caminhão) e outra Hillux. Lima Verde disse, ainda, que o combate ao fogo “transcorreu dentro da normalidade”, inclusive com o  funcionamento do hidrante que fica do lado externo do shopping, na rua São Joaquim.

O assessor de Imprensa do CBMRN, o tenente Cristiano Couceiro afirmou que a corporação vai notificar o shopping, no prazo de cinco dias, para que apresente ao Serviço Técnico de Engenharia (Serten) da corporação a documentação sobre o projeto de combate a incêndio. Segundo ele, o CBMRN não investiga e nem emite laudo sobre incêndios, mas fiscaliza a atuação da brigada. “Fizemos boletim da ocorrência, listando quais foram os materiais, o que poderia ter ocorrido, se foi espontâneo, se foi acidental ou criminoso”, completou Tenente Lima. 

Outro incêndio sem feridos no Midway Mall ocorreu na sua área interna, na noite de 18 de abril. Na ocasião, o CBMRN nem chegou a ser acionado para controlar o fogo, que atingiu um restaurante de comida oriental. A brigada de incêndio interna debelou  o fogo 40 minutos após a evacuação da clientela que estava na praça da alimentação. A brigada do Midway Mall faz o monitoramento do local 24 horas por dia, com três bombeiros civis de plantão. A estrutura é considerada referência pelo CBMRN.

Bate-papo - Lima Verde
Tenente do  Corpo de Bombeiros Militar do RN

Esse depósito ao ar livre, sem proteção, é conveniente?
Geralmente é normal. É de praxe e até aconselhável que seja colocado o papelão em local distante de lojas e residências, em local mais aberto. Quando ocorre um incêndio desse, como a fumaça conduz, é quente, opaca, tóxica, móvel e ai acaba repassando o fogo para outros locais. O importante é que não se concentre bastante papelão para evitar incêndio.

Mas, nesse caso houve isso?
Nesse caso não, o Midway retira diariamente o papelão que fica aqui. Como ainda era meio dia, aproximadamente, não deu tempo de ter retirado esse  material.

O fato do depósito ficar abaixo do estacionamento, não pode ter ocorrido de alguém ter jogado alguma “piúba” acesa de cigarro?
Pode ter acontecido isso, não é descartado. Mas isso cabe a parte da investigação apontar o que aconteceu realmente, se foi um curto-circuito elétrico, se houve uma combustão instantânea.


Fonte Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643