martins em pauta

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Paciente que recebeu transplante de órgãos com HIV diz só foi chamada pelas autoridades da saúde depois que caso saiu na imprensa

Terça, 15 de outubro de 2024

Foto: Ministério da Saúde

Fantástico deste domingo (13) conversou com uma das seis vítimas que foram infectadas com o vírus HIV depois de receberem um transplante de órgão no Rio de Janeiro. O incidente foi revelado na sexta-feira (11) e é investigado pela Polícia Federal.

O Governo do Estado informou que os pacientes infectados estariam recebendo atendimento clínico e psicológico. Mas não é o que diz uma paciente entrevistada pelo Fantástico.

A mulher, que não quis se identificar, recebeu um rim. Ela relatou que recebeu a notícia no último dia 3 de outubro e foi encaminhada a um posto de saúde, onde a infecção foi confirmada. No entanto, ela afirma que não recebeu orientações sobre tratamento ou medicamentos e que sua próxima consulta estava marcada apenas para o dia 29.

Após a BandNews FM revelar os casos na última quinta-feira (11), ela passou a ser procurada pelas autoridades, e um novo atendimento foi agendado para a próxima terça-feira (15).

O que disse a transplantada

 

“É como se o chão se abrisse e você… Sabe? (…) Porque é a minha vida e daqui pra frente a minha vida mudou. A minha família tá revoltada, porque a gente entra lá com a maior confiança de que vai dar tudo certo”, afirmou a vítima ao Fantástico.

A falha que permitiu a infecção aconteceu dentro de uma das unidades de laboratório contratado pela Secretaria Estadual de Saúde, a Patologia Clínica Doutor Saleme (PCS-Saleme).

A clínica emitiu laudos negativos para HIV de dois doadores que tinham o vírus. Ao todo, nove órgãos doadores pelos dois — um homem e uma mulher — foram transplantados e infectaram os seis pacientes.

“Eles não estão lidando com a nossa vida só. Foi só dinheiro que eles viram, né? E foi muito, não foi pouco. Foi muito dinheiro. Não tem nenhuma justificativa. Eu quero punição”, disse a vítima.

Fonte: g1 e Fantástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643