martins em pauta

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Câncer colorretal acomete pessoas cada vez mais jovens e prevenção secundária aumenta chances de cura

Quinta, 21 de dezembro de 2023

Divulgação

O câncer colorretal, também conhecido como câncer do intestino grosso, é a segunda neoplasia maligna mais frequente no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Profissionais da área da oncologia ressaltam que o diagnóstico precoce, a prevenção secundária e a identificação da doença ainda na fase assintomática trazem consideráveis chances de cura.

As principais sociedades médicas do país orientam que a investigação da doença se inicie aos 50 anos de idade. Como o número de casos vem aumentando em pessoas mais jovens, profissionais já indicam que as investigações comecem aos 40 anos, mesmo sem qualquer sinal ou sintoma. Esse tipo de câncer surge a partir da multiplicação desordenada das células do cólon e reto, o que leva a pequenas lesões (pólipos) que crescem nas paredes do intestino, podendo evoluir para o câncer.

O médico da Oncology Group, o oncologista Rodrigo Jerônimo, explica que outro aspecto que pode ajudar no diagnóstico antecipado da doença é o quadro e histórico familiar. “As pessoas que têm familiares, especialmente de primeiro grau, com câncer de colón devem procurar prevenção mais precocemente”.

Ele ainda destaca que, geralmente, os sintomas do câncer são sangramento através das fezes, prisão de ventre (constipação) ou diarreia. “Também podemos citar perda considerável de peso, anemia devido ao sangramento, dor abdominal, náuseas, vômitos e tosse”, detalhou o médico.

Para atendimentos especializados na área de oncologia clínica e hematologia, além de vacinação, ensino e pesquisas na área de saúde, Natal contará em 2024 com o centro em referência Oncology Group. A sede fica na avenida Campos Sales, no bairro de Petrópolis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643