Segunda, 21 de outubro de 2024
Foto: Ricardo Stuckert/Vladimir Smirnov/PR/AFP
No entanto, o encontro ao vivo entre os dois líderes acabou postergado, em razão de um acidente doméstico sofrido por Lula no sábado (19/10), mas informado neste domingo (20/10). Depois de, inclusive, receber pontos na cabeça, o chefe do Executivo federal foi orientado por médicos a não viajar para a Rússia.
Ele embarcaria nesta tarde e passaria a semana em território russo. No primeiro dia da visita ao país, ele também participaria de um jantar oferecido por Putin. Agora, Lula deve fazer apenas parte da reunião da cúpula de países, e por videoconferência.
Os dois chefes de Estado tampouco se encontraram na 15ª Cúpula dos Brics, ocorrida em 2023 na capital da África do Sul, Joanesburgo. Aquela foi a primeira reunião presencial do grupo desde a pandemia.
No ano passado, Putin decidiu não comparecer ao encontro e foi representado por seu ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov. Em 2025, o Brasil assumirá a presidência dos Brics e a 17ª Cúpula deverá sem realizada em território nacional.
Telefonemas
Apesar de ainda não terem se encontrado pessoalmente neste terceiro mandato de Lula, Putin e o petista conversaram por telefone em ao menos quatro oportunidades desde 2023. A última chamada entre os dois ocorreu em 18 de setembro último, segundo o Palácio do Planalto.
Os líderes comentaram sobre as queimadas no Brasil, pelas quais Putin teria manifestado solidariedade; a proposta de paz dos governos brasileiro e da China para o conflito com a Ucrânia; e a cúpula dos Brics.
Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário