martins em pauta

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Moro rebate a Veja e não reconhece autenticidade “divulgação distorcida e sensacionalista”


O ministro da Justiça e Cidadania, Sergio Moro, divulgou nota na manhã desta sexta-feira, 5, para rebater a nova leva de supostas conversas envolvendo o seu nome e de pessoas relacionadas à Operação Lava Jato, divulgada pela revista Veja, em parceria com o site The Intercept Brasil.

O conteúdo sugere, mais uma vez, que na ocasião em que atuava como juiz federal em Curitiba, Moro teria orientado procuradores da Operação Lava Jato a anexar provas para fortalecer a parte acusatória num desses processos. O ministro afirma que não reconhece a autenticidade dessas supostas mensagens.

Além de não reconhecer a autenticidade, Moro diz que sempre foi e será um defensor da liberdade de imprensa. Mas, repudia com veemência “a invasão criminosa dos aparelhos celulares de agentes públicos com o objetivo de invalidar condenações por corrupção ou para impedir a continuidade das investigações”.

O ex-juiz critica o que considera “divulgação distorcida e sensacionalista de supostas mensagens obtidas por meios criminosos e que podem ter sido adulteradas total ou parcialmente, sem que previamente tenha sido garantido direito de resposta dos envolvidos e sem checagem jornalística cuidadosa dos fatos documentados, o que, se tivesse sido feito, demonstraria a inconsistência e a falsidade da matéria”.

A seguir, a íntegra da nota:

“O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, não reconhece a autenticidade de supostas mensagens obtidas por meios criminosos e que podem ter sido adulteradas total ou parcialmente. Lamenta-se que a Revista Veja se recusou a encaminhar cópia das mensagens antes da publicação e tenha condicionado a apresentação das supostas mensagens à concessão de uma entrevista, o que é impróprio. De todo modo, alguns esclarecimentos objetivos:

1 – Acusa a Veja o ministro, então juiz, de quebra de parcialidade por suposta mensagem na qual teria solicitado manifestação urgente do Ministério Público para decidir sobre pedido de revogação de prisão preventiva de José Carlos Bumlai. A prisão preventiva de José Carlos Bumlai foi decretada em 19 de novembro de 2015. Houve pedido de revogação da prisão ao final do mês de dezembro. O recesso Judiciário inicia em 19 de dezembro. Então, a manifestação do Ministério Público era necessária, como é em pedidos da espécie, para decidir o pedido da defesa. A urgência decorre da natureza de pedido da espécie e, no caso em particular, pela proximidade do recesso Judiciário que se iniciaria em 19 de dezembro. Então, a solicitação de urgência, se autêntica a mensagem, teria sido feita em benefício do acusado e não o contrário. Saliente-se que o ministro, como juiz, concedeu, em 18 de março de 2016, a José Carlos Bumlai o benefício de prisão domiciliar para tratamento de saúde, o que foi feito em oposição ao MPF. Os fatos podem ser verificados no processo 5056156-95.2015.4.04.7000 da 13ª Vara Federal de Curitiba.

2 – Acusa a Veja o ministro, então juiz, de quebra de parcialidade por suposta mensagem de terceiros no sentido de que teria solicitado a inclusão de fato e prova em denúncia do MPF contra Zwi Skornicki e Eduardo Musa na ação penal 5013405-59 2016.4.04.7000. Não tem o ministro como confirmar ou responder pelo conteúdo de suposta mensagem entre terceiros. De todo modo, caso a Veja tivesse ouvido o ministro ou checado os fatos saberia que a acusação relativa ao depósito de USD 80 mil, de 7 de novembro de 2011, e que foi incluído no aditamento da denúncia em questão, não foi reconhecido como crime na sentença proferida pelo então juiz em 2 de fevereiro de 2017, sendo ambos absolvidos deste fato (itens 349 e 424, alínea A e D). A absolvição revela por si só a falsidade da afirmação da existência de conluio entre juiz e procuradores ou de quebra de parcialidade, indicando ainda o caráter fraudulento da suposta mensagem.

3 – Acusa a Veja o ministro, então juiz, de ter escondido fatos do ministro Teori Zavascki em informações prestadas na Reclamação 21802 do Supremo Tribunal Federal e impetrado por Flávio David Barra. Esclareça-se que o então juiz prestou informações ao STF em 17 de setembro de 2015, tendo afirmado que naquela data não dispunha de qualquer informação sobre o registro de pagamentos a autoridades com foro privilegiado. Tal afirmação é verdadeira. A reportagem sugere que o então juiz teria mentido por conta de referência a suposta planilha constante em supostas mensagens de terceiros datadas de 23 de outubro de 2015. Não há qualquer elemento que ateste a autenticidade das supostas mensagens ou no sentido de que o então juiz tivesse conhecimento da referida planilha mais de 30 dias antes. Então, é evidente que o referido elemento probatório só foi disponibilizado supervenientemente e, portanto, que o então juiz jamais mentiu ou ocultou fatos do STF neste episódio ou em qualquer outro.

4 – Acusa a Veja o ministro, então juiz, de ter obstaculizado acordo de colaboração do MPF com o ex-deputado Eduardo Cunha. O ocorre que eventual colaboração de Eduardo Cunha, por envolver supostos pagamentos a autoridades de foro privilegiado, jamais tramitou na 13ª Vara de Curitiba ou esteve sob a responsabilidade do ministro, então juiz.

5 – Acusa a Veja o ministro, então juiz, de ter comandado a Operação Lava Jato por conta de interferência ou definição de datas para operações de cumprimento de mandados de prisão ou busca e apreensão. Ocorre que, quando se discutem datas de operações, trata-se do cumprimento de decisões judiciais já tomadas, sendo necessário que, em grandes investigações, como a Lava Jato, haja planejamento para sua execução, evitando, por exemplo, a sua realização próxima ou no recesso Judiciário.

O ministro da Justiça e da Segurança Publica sempre foi e será um defensor da liberdade de imprensa. Entretanto, repudia-se com veemência a invasão criminosa dos aparelhos celulares de agentes públicos com o objetivo de invalidar condenações por corrupção ou para impedir a continuidade das investigações. Mais uma vez, não se reconhece a autenticidade das supostas mensagens atribuídas ao então juiz. Repudia-se ainda a divulgação distorcida e sensacionalista de supostas mensagens obtidas por meios criminosos e que podem ter sido adulteradas total ou parcialmente, sem que previamente tenha sido garantido direito de resposta dos envolvidos e sem checagem jornalística cuidadosa dos fatos documentados, o que, se tivesse sido feito, demonstraria a inconsistência e a falsidade da matéria. Aliás, a inconsistência das supostas mensagens com os fatos documentados indica a possibilidade de adulteração do conteúdo total ou parcial delas.”

Estadão Conteúdo
OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. ricardo
    E por isso que a revista VEJA tá perdendo assinantes a cada dia em todo o pais.
  2. Medeiros
    Sai presidente e entra presidente, mas só muda o partido e o nome… Os roubos continuam. E o povo se matando por causa de direita e esquerda. Ainda dizem que lutam pelo Brasil. Haja paciência.
  3. Lope
    Só tenho duas certezas na vida, uma e que vou morre e outra e que lula e ladrão….
  4. Lsv
    Lula na cadeia. Bolsonaro , de novo no Planalto, sem Mourão. Sergio Moro no STF e os filhos de Lula e Bolsonaro juntos em uma ilha deserta , desarmados.
    Em 2026 saberemos o resultado.
    • Curiosa
      Eu fico impressionada como alienados de direita ou esquerda fecham os olhos para defender políticos que estejam errados, pelo simples fato de serem bobos. Bolsonaro não fez nada ate agora, a família TODA envolvida em casos de funcionários fantasmas, mas já está defendendo a reeleição. É por isso que o país não vai pra frente!
  5. Ivan
    Vendo a matéria da Veja fico ainda mais impressionado com esse Sr. Sérgio Moro…Caso ele não tivesse (considerando autênticas as conversas) coordenado essa operação, orientando os promotores e PF, mais uma vez, a nossa justiça teria "engolido mosca" e não teríamos prendido essa quadrilha, acabado com o esquema na Petrobrás, e ainda, não teríamos recuperado todos esses bilhõe$$$$…Tudo isso graças ao trabalho desse Juiz que resolveu "sair da caixinha", arregaçar as mangas, tudo com objetivo de combater essa corrupção desenfreada q vem assolando nosso país desde sempre…Obrigado SM!!!!
  6. Joao paulo
    Não tenho bandido de estimação. Moro na cadeia já!
    • Alvaro
      Por qual crime João Paulo? Pode identificar o crime e apresentar as provas?
      Você tem sim, bandido de estimação, são todos que acusam a esquerda e os que fazem a justiça ser cumprida. Esses são seus bandidos de estimação, já os corruptos de carteirinha, parece merecer seu perdão! Está no país errado.
      Torça para Bolsonaro, pois se ele sair, vão chegar os militares e chegaram pelo voto, com total legitimidade para colocar ordem na casa de uma forma ou de outra
  7. Bob
    Moro presidente!!
    E pronto.
    Acabou!!
    PT ladrão nunca mais.
  8. Paulo
    Os canais Vermelhos de jornalismo esquerdista e que estao com saudades do tempo em que mamavam com o dinheiro publico e em troca publicava não a verdade mais o que seus contratantes permitiam , agora o Ministro esta evitando judicializar com a midia esquerdista por respeitar a liberdade de impressa mais a impressa não esta dando a ele o mesmo tratamento pelo contrário esta acusando sem provas legais! dai esta se caminhando para um terreno aonde essa empresa não tem capacidade e nem assessoria para confrontar o direito com o Ministro, se ele utilizar seu direito de resposta e seu direito em cobrar toda essa tentativa de macular a conduta e sua historia , vão ter que fechar as portas por faltar dinheiro para pagar indenizações, esse amigo dos nazistas que esta a serviço do PT , vai chegar a hora dele , a PF vai chegar e ai o MPF e PF vão cai em cima dele !! e a esquerda ? vai chorar ainda mais !!! Lula Ladrão vai ficar preso ( o sonho de Lula era sair um dia e fugir e isso que ele quer )
  9. Rômulo
    Parabéns para o Faustão por tentar ajudar os caras com uma dica valiosa (e muito mal aproveitada). Parabéns também por confirmar a veracidade da conversa. Cidadão exemplar.
  10. Raul
    Daqui a pouco os que sairam às ruas com o bordão "Somos todos Moro" sairão junto com os "Lula livre" gritando "Fomos todos otários". Gente, como é que milhões ainda acreditam em políticos? O Brasil é um caso perdido. Não há santos no país do jeitinho.
  11. Trump
    Ahhh uhhh o marreco é nosso.
  12. José
    Ahhhh ladrão, corrupto, mercenário…
  13. Rômulo
    Não dá para acreditar que se o crédito de algo que não existe até agora se fala em supostas conversas que se monte um processo que se entregue provas que a justiça do Paraná trabalhou para o homem mas honesto deste país a não se reeleger !!!!!!
  14. Ceará-Mundão
    Enquanto os defensores de bandidos persistem na sua empreitada contra aqueles que combatem o crime, o Brasil do bem continua tentando passar o nosso país a limpo e levá-lo ao lugar que merece, com ordem e progresso. Nesse sentido, investidores e empresários receberam hoje Sergio Moro de pé, sob aplausos, em uma casa de eventos em São Paulo.
    O apoio ao ministro da Justiça ocorre no mesmo dia em que a Veja publicou nova reportagem com supostas mensagens roubadas do Telegram de procuradores e do ex-juiz. Está cada vez mais fácil separar o joio do trigo.
  15. Antonio Turci
    Fiz muito bem em encerrar minha assinatura da Veja.
  16. Getro
    Se Lula for solto, tem que devolver o dinheiro que ele roubou da Petrobrás….. é brincadeira……
  17. Walnorte
    Para condenar o bandido traidor do povo, o larápio enganador dos pobres, o Luladrão, foram inúmeras provas, desde documentos, passando por imagens, até delações premiadas, todas vistas e revistas. Agora, com uma invasão de dados criminosa, com edição de mensagens, querem incriminar o juiz que condenou o maior sociopata desta Nação.
  18. Ana leticia
    É isso mesmo Moro,,bota pra f…nesses bandidos. Estão todos desesperados qdo vee que não tá surgindo efeito nenhum esses vazamentos. Tem força igual ao peido de uma veia. Kkkkk
    • Curiosa
      Botou tanto pra f…., que não queria a delação de Cunha, pq? Sabe a honestidade e imparcialidade do juiz? Era mito
  19. Walsul
    Pedir que bolsominions entenda a gravidade do que está vindo à tona é demais para pessoas que aprovam pena de morte, justiça com as próprias mãos, desrespeito às mulheres e as minorias, preconceito, mentiras e protegem seus bandidos. Mas para o mundo civilizado o moro cometeu vários crimes e tenta se justificar fazendo o discurso para sua turma. Está completamente desmoralizado, são vários veículos de imprensa a comprovar a autenticidade das gravações. Se vcs não acham que um juiz fazer conluio com uma das partes para condenar outra, não têm limites civilizatórios para vcs.
    • Ceará-Mundão
      Esquerdopata não entende nada de civilidade. O seu objetivo é apenas defender seus bandidos prediletos buscando, com isso, preservar ou recuperar suas "boquinhas". É gente que detesta qq tipo de esforço, tem asco à decência e faz da mentira sua grande arma.
    • Delano
      Usar um hacker pra divulgar conversas conseguidas clandestinamente, pra tentar inocentar e soltar um calhorda de um ladrão responsável pelo maior roubo de dinheiro público da história mundial, que em só conta corrente dele no Brasil, já conseguiram reaver uns 30 milhões de reais das propinas surrupiadas. Isso, com certeza, irá incentivar qualquer bandido assaltantes ou traficante requerer o mesmo tratamento. Pra isso basta conseguir publicizar supostas conversa do juiz que os julgaram, sem ao menos poder comprovar a veracidade de Taís conversas. E isso vai ser o fim, o mal prevalecerá sobre o bem de uma forma generalizada.
    • Bob
      Atenção!! Atenção!!!
      Gente!
      A lava jato tá muito quietinha tu não achas ????
      Pois bem, tô achando que a ptezada deve se segurar na sela, pois deve está em estudos, em investigação uma nova bomba pra esplodir na cabeça da petralhada de novo. Tô achando que Vem chunbo grosso por aí,
      É esperar pra vê, pois quem for vivo virá.
  20. José
    Gente que não conhece as normas gramaticas básicas, mas é especialista em hermenêutica jurídica.
  21. Jo
    Até agora, so track e balão de vento.
    Kkkkkkk
    Cadê a bomba????
    • Vitor Silva
      Daqui a poucos o povo que dizia #somotodosmoro vão dizer #somostodoscegos ou #somostodossurdos. E o Lula? E o PT? ahahahaha
    • Ana leticia
      Só não somos burros, vitor. E bandido é na cadeia mesmo, criminosos só vai na pela, e os apoiadores tb, porque a maioria tb faz parte dos esquemas.
    • Rômulo
      #SomosTodosMoroNaCadeia
    • Ceará-Mundão
      Cadê os 500 bilhões que o Lula e seu PT roubaram no BNDES? A delação do Palloci, a CPMI do BNDES e até a recente carta do Leo Pinheiro à "Foice" de São Paulo estão esclarecendo mais alguns pontos da roubalheira petista. O que importa ao Brasil do bem é a punição dos corruptos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643