martins em pauta

quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Lula promete “entregar muito mais” em 2026 e ignora rombo bilionário em mensagem de Ano Novo

Quarta, 31 de dezembro de 2025

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula (PT) afirmou nesta quarta-feira (31), em mensagem de Ano Novo publicada em seu perfil no X, que o governo seguirá “comprometido com um Brasil justo, democrático e soberano” e que, em 2026, pretende “entregar muito mais”. Na publicação, o petista citou dados econômicos de 2025, como a taxa de desemprego de 5,2% e o investimento direto líquido de 84,2 bilhões de dólares.

Na mensagem, Lula não mencionou que o governo federal registrou déficit primário de 20,17 bilhões de reais em novembro de 2025, segundo dados oficiais. No mesmo mês de 2024, o déficit havia sido de 4,5 bilhões de reais, em termos nominais. O déficit primário ocorre quando as receitas são menores que as despesas, sem considerar os juros da dívida.

Também não foi citado que o estoque da dívida pública federal chegou a 8,48 trilhões de reais em novembro. De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, o resultado negativo ficou acima da mediana das expectativas do mercado, que apontava déficit de 12,7 bilhões de reais no período.

Outro dado ausente na mensagem presidencial foi o desempenho das estatais federais. Entre janeiro e novembro de 2025, as empresas acumularam déficit de 6,3 bilhões de reais, o pior resultado da série histórica iniciada em 2009, segundo o Banco Central. No mesmo período de 2022, último ano do governo Jair Bolsonaro (PL), as estatais haviam registrado superávit de 4,5 bilhões de reais.

N novamente dedica atenção especial ao Master, a Moraes e a Viviane Barci (veja o vídeo)

Quarta, 31 de dezembro de 2025






Veja o vídeo:

Cai a máscara do namorado de Tabata

Quarta, 31 de dezembro de 2025





Lucas disputou como candidato de ampla concorrência e ficou em 63º lugar. Porém, em maio de 2025, pediu à prefeitura do Recife a mudança de modalidade. Para fazer a solicitação, ele apresentou um laudo médico comprovando Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O procurador-geral do Recife, Pedro Pontes, aceitou a justificativa e publicou uma nova homologação no último dia 19 de dezembro, fazendo com que Lucas ficasse em primeiro lugar entre os candidatos com deficiência do concurso. Foi a partir da mudança que João Campos o nomeou como procurador. A portaria assinada pelo prefeito foi publicada no último dia 20 de dezembro.

O edital do concurso estabelecia que os candidatos com deficiência deveriam apresentar no ato da inscrição o laudo médico acompanhado de declaração e avaliação biopsicossocial.

A nomeação de Lucas Vieira Silva com o laudo apresentado três anos depois prejudicou o único candidato PCD que havia se classificado na primeira homologação, o advogado Marko Venicio dos Santos.

O filho da procuradora ficou com a vaga de Marko, que esperava há mais de dois anos para ser nomeado. O advogado acionou a Justiça contra a nomeação de Lucas, mas o caso ainda será analisado.

Parece claro que foi montado um esquema para privilegiar o filho da procuradora em detrimento de um quem aguardava a nomeação a dois anos.

O vereador do Recife Thiago Medina (PL) protocolou uma representação formal no Ministério Público de Pernambuco e uma notícia-crime na Polícia Civil do estado por causa do episódio.

Em nota divulgada na última sexta-feira, 26, a Associação dos Procuradores do Município do Recife criticou a mudança no resultado do concurso.

“Os Procuradores do Município do Recife, reunidos em assembleia no dia 26 de dezembro de 2025, vêm a público manifestar formal oposição à modificação do resultado final do Concurso Público para o cargo de Procurador do Município do Recife”, inicia o comunicado.
“O resultado do certame foi regularmente homologado no ano de 2023. Na ocasião, a lista definitiva de aprovados na condição de pessoas com deficiência contava com apenas um candidato. Todavia, de forma surpreendente, houve a republicação do ato homologatório em dezembro de 2025, com alteração da lista final de candidatos aprovados”.

A associação prossegue:

“Nessa nova publicação, foi incluído, à frente do candidato que figurava sozinho na lista por mais de dois anos, outro concorrente que não se inscrevera originalmente como pessoa com deficiência. Registre-se que o candidato reclassificado somente apresentou pedido administrativo de alteração do resultado no ano de 2025. Em 23 de dezembro de 2025, foi publicado o ato de nomeação decorrente dessa modificação”.

De acordo com a entidade, essa alteração posterior da lista de classificação “afronta diretamente os princípios da segurança jurídica, da isonomia entre os candidatos, da proteção da confiança legítima e da vinculação ao edital”.

A associação ressalta que verifica-se ainda o descumprimento do item 5.6.1 do Edital do concurso, pois “não houve participação de Procuradores do Município do Recife na avaliação biopsicossocial prevista no item 5.6, inexistindo, até o momento, notícia oficial acerca da realização regular de tal avaliação”.

A entidade defende a imediata suspensão da posse e do exercício do candidato nomeado em 23 de dezembro de 2025, como “medida necessária à preservação da segurança jurídica, da legalidade e da estabilidade da carreira”.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Vaza nova informação chocante sobre o caso Banco Master

Quarta, 31 de dezembro de 2025

Agora, eis que surge uma nova bomba: Horas antes de ser preso, em 17 de novembro, Vorcaro participou de uma reunião virtual com o diretor de fiscalização do Banco Central (BC), Ailton de Aquino, e outro diretor do Banco Central.

No mesmo dia, o banqueiro foi detido ao passar pelo raio-x no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

O encontro não foi gravado e passou a integrar a estratégia da defesa, que sustenta que o BC tinha pleno conhecimento da viagem, afastando qualquer alegação de tentativa de fuga.

Durante a reunião, segundo apuração, Vorcaro teria apresentado aos dirigentes do BC iniciativas para resolver problemas de liquidez do Banco Master. Entre as alternativas mencionadas estariam operações de mercado e uma negociação de venda já em andamento com investidores estrangeiros. No inquérito, Ailton de Aquino será ouvido na condição de testemunha, enquanto Vorcaro e o ex-presidente do Banco Regional de Brasília (BRB), Paulo Costa, depõem como investigados.

Paralelamente às apurações criminais relacionadas às operações do Banco Master, ainda existe uma acusação envolvendo o ministro Alexandre de Moraes por, supostamente, fazer "pressão" junto ao Banco Central, já que sua esposa, Viviane Barci, é advogada do Banco Master.

Moraes nega tudo... A Polícia Federal vai investigar isso também? E se o empresário resolver abrir o bico? Tensão em Brasília!

Para piorar a situação, a Comissão Internacional de Direitos Humanos (CIDH) se revoltou com a censura de Alexandre de Moraes ao livro “Diário da cadeia”. Apesar do ministro afirmar que a obra induz o público ao erro ao criar a falsa impressão de que Eduardo Cunha, o ex-parlamentar, seria o verdadeiro autor da obra, não se sabe ao certo o que tanto querem esconder - já que a censura persiste por quase UM ANO.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Maduro destrói aeronaves na fronteira e Trump toma decisão drástica

Quarta, 31 de dezembro de 2025

Donald Trump acaba de impor novas sanções contra 10 pessoas físicas e um conjunto de empresas ligadas ao Irã e à Venezuela. 

De acordo com o governo dos Estados Unidos, as medidas têm como objetivo interromper o comércio de drones militares do Oriente Médio com a América Latina e dificultar o avanço do programa de mísseis balísticos iranianos. 

As autoridades norte-americanas avaliam que essas atividades representam risco direto à segurança regional e aos interesses estratégicos do país.

O anúncio chega poucas horas após uma ofensiva militar da Venezuela em áreas próximas à fronteira com o Brasil. 

Segundo informações divulgadas pelo Comando Estratégico Operacional da FANB, a operação ocorreu de forma coordenada e simultânea em quatro pontos distintos do município de Alto Orinoco. Durante as incursões, foram destruídas oito aeronaves que, de acordo com as autoridades, eram utilizadas por organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas. 

Nos últimos dias, os Estados Unidos ampliaram sua presença nas proximidades do território venezuelano, mobilizando navios de guerra, caças e um submarino nuclear. 

Washington afirma que a movimentação tem como objetivo reforçar ações de combate ao narcotráfico no Caribe e no Pacífico, mas Caracas acompanha o cenário com atenção redobrada.

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

PM prende homem e apreende mais de 90 kg de drogas na zona Norte de Natal

Quarta, 31 de dezembro de 2025

Foto: Divulgação

Um homem de 24 anos foi preso por policiais militares da Força Tática do 4º Batalhão da Polícia Militar na noite desta terça-feira (30), na zona Norte de Natal, em posse de uma expressiva quantidade de entorpecentes. Ao todo, foram apreendidos mais de 90 quilos de drogas.

A equipe realizava patrulhamento na Avenida das Fronteiras quando visualizou o suspeito e realizou a abordagem. Durante a ação, os policiais encontraram com o indivíduo cerca de meio quilo de substância análoga à maconha.

Dando sequência à ocorrência, os policiais militares se deslocaram até um endereço localizado na rua Ajax de Ribamar Dantas, no bairro Dix-Sept Rosado, na Zona Oeste da capital potiguar.

No local, os agentes apreenderam o restante do material ilícito, além de balanças de precisão e itens utilizados para o preparo e a embalagem dos entorpecentes.

O suspeito e todo o material apreendido foram conduzidos à delegacia de plantão para a adoção dos procedimentos legais cabíveis.

Veja a relação do material apreendido:

  • Diversos tabletes de erva esverdeada prensada, totalizando pouco mais de 90 quilos de substância análoga à maconha.
  • Uma porção de pó branco, supostamente cocaína, com aproximadamente 500 gramas.
  • Balanças de precisão e materiais utilizados para o preparo e a embalagem dos entorpecentes.

Opinião dos leitores

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643