martins em pauta

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

STF já condenou 17 militares por tentativa de golpe de Estado

Segunda, 24 de novembro de 2025

O comandante da Marinha, Almirante Almir Garnier Santos, o presidente Jair Bolsonaro, e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio | Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com o fim do julgamento do núcleo 3 dos “kids pretos”, o STF (Supremo Tribunal Federal) condenou os primeiros 17 militares, tanto da ativa quanto da reserva, por tentativa de golpe de Estado.

Na terça-feira (18), a 1ª Turma do STF condenou 7 dos 10 integrantes do grupo, indiciados pela PGR (Procuradoria Geral da República) por tentativa de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Condenados do núcleo 3:

Bernardo Romão Corrêa Netto, Fabrício Moreira de Bastos, Hélio Ferreira Lima, Rafael Martins de Oliveira, Rodrigo Bezerra de Azevedo, Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros (todos do Exército), e Wladimir Matos Soares (PF).

O relator Alexandre de Moraes propôs crimes mais leves para Ronald Ferreira de Araújo Jr. e Márcio Nunes de Resende Jr., que podem fechar acordo com a PGR caso confessem. Já o general da reserva Estevam Cals Theophilo foi absolvido por falta de provas.

Segundo a PGR, o grupo elaborou o plano “Punhal Verde e Amarelo”, que previa o assassinato do presidente Lula, do vice Alckmin e do próprio Moraes.

Núcleos anteriores

O STF já condenou:

Núcleo 4 (desinformação): 7 pessoas, incluindo 5 militares.

Núcleo 1 (alta cúpula): Os militares do núcleo 4 se somam aos 6 do núcleo 1, condenados pela Corte em 11 de setembro: Jair Bolsonaro, ex-presidente e capitão da reserva do Exército; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Augusto Heleno, ex-ministro de Segurança Institucional e general da reserva do Exército; Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência e tenente-coronel do Exército; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa e ex-comandante do Exército; Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e general da reserva do Exército.

Moraes afirmou que o grupo liderado por Bolsonaro usou estruturas do Estado para atacar o Judiciário, desacreditar as eleições e tentar manter o ex-presidente no poder.

Perda de patente

A perda de patente será decidida pelo Superior Tribunal Militar, após o trânsito em julgado. Militares condenados a mais de 2 anos podem perder o posto. Delator Mauro Cid, condenado a 2 anos em regime aberto, não corre esse risco.

Último núcleo será julgado em dezembro

O núcleo 2, acusado de coordenar a execução do plano golpista, será julgado em 9, 10, 16 e 17 de dezembro. Ele reúne 6 réus, incluindo Filipe Martins, Silvinei Vasques, Marcelo Câmara e o general da reserva Mario Fernandes.

No total, o STF aceitou denúncia contra 31 acusados, sendo 19 militares, por crimes ligados à tentativa de golpe.

Com informações de Poder 360

Google lança ferramenta de Inteligência Artificial para achar as melhores passagens aéreas

Segunda, 24 de novembro de 2025

Foto: Bet_Noire/Thinkstock

O Google Voos lançou uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA) para o mercado brasileiro que promete facilitar ainda mais a busca das melhores passagens aéreas. O Ofertas de voos (Flight Deals) agora está presente em mais de 200 países e territórios.

Por meio de um formato parecido com um chat, é possível enviar a data, origem e valor limite desejados e o sistema entrega os principais anúncios de oferta nesse perfil.

Por exemplo, um usuário pode procurar por “feriadão na praia” e receber informações de passagens, hospedagem e passeios relacionados a ambientes litorâneos.

Segundo o Google, a IA entende sua intenção e interpreta a linguagem natural. Por isso, é possível descrever a viagem nas suas próprias palavras. Por exemplo, em vez de selecionar destinos e datas específicas, você pode pedir para “ver cerejeiras em flor no Japão” ou pesquisar “fim de semana romântico”.

Assim, a plataforma garante também ideias de viagem para aqueles que não sabem o destino ao certo. O Google Voos possui mais de 300 parceiros para indicar as ofertas.

InfoMoney

Advogado de Zambelli cobra posição de Gilmar em caso de deputado petista que brigou na rua

Segunda, 24 de novembro de 2025


O parlamentar se envolveu em uma briga de rua com um cidadão. Imagens demonstram que foi o petista que iniciou a confusão e surrou covardemente o rapaz, com a ajuda de um assessor. Depois, em um novo confronto, acabou levando um potente soco no nariz, que o fez partiz para uma enfadonha vitimização.

Abaixo, a publicação de Pagnozzi:

“Ministro Gilmar Mendes, o senhor condenou a minha cliente, deputada Carla Zambelli — hoje exilada na Itália — por se defender de um grupo de marmanjos vagabundos que a insultaram e ameaçaram agredi-la diante do próprio filho, então uma criança.
A deputada possuía porte de arma e apenas utilizou o equipamento para afastar o agressor, que evidentemente tinha vantagem física.
O senhor pretende agir da mesma forma com o deputado do PT, conhecido invasor de igrejas, já livrado pelo seu companheiro, ex-ministro Luís Roberto Barroso, de maneira vergonhosa e desrespeitosa à Casa Legislativa da qual esse militante de extrema esquerda, Renato Freitas, fazia parte enquanto vereador?
Ou o senhor só persegue mulheres de direita, mães de família?
E a imprensa? Não vai dar destaque ao episódio e repetir isso o dia inteiro? São misóginos que só atacam mulheres que protegem seus filhos?”


Fonte: Jornal da Cidade Online 

Moraes já escolheu o seu próximo alvo

Segunda, 24 de novembro de 2025


 

“Na decisão em que determinou a prisão de Jair Bolsonaro, Alexandre de Moraes deixou pistas sobre quem será seu próximo alvo: o senador Flávio Bolsonaro, o filho 01, acusado pelo ministro de ‘incitar adeptos do ex-presidente a se deslocarem até as proximidades da residência do condenado’.
Flávio publicou ontem à noite no X um vídeo convidando os apoiadores de Bolsonaro a uma vigília por sua saúde e liberdade, que deveria ocorrer hoje às 19h, próxima do condomínio do ex-presidente. ‘Você vai lutar pelo seu país ou assistir tudo do celular aí do sofá da sua casa?’, questionou o senador.
‘Vamos invocar o Senhor dos Exércitos! A oração é a verdadeira armadura do cristão. É por meio dela que vamos vencer as injustiças, as lutas e todas as perseguições. Tenho um convite especial para você: assista ao vídeo até o final! VIGÍLIA PELA SAÚDE DE BOLSONARO E PELA LIBERDADE NO BRASIL! Sábado, 22 de novembro, 19h, no balão do Jardim Botânico, na altura do condomínio Solar de Brasília 2.’
Sem qualquer justificativa plausível, Moraes enquadrou a iniciativa no que chama de ‘modus operandi, empregado pela organização criminosa que tentou um golpe de Estado no ano de 2022, utilizando a metodologia da milícia digital para disseminar por múltiplos canais mensagens de ataque e ódio contra as instituições’.
‘Os elementos informativos apresentados evidenciam a possibilidade concreta de que a vigília convocada ganhe grande dimensão, com a concentração de centenas de adeptos do ex-presidente nas imediações de sua residência, estendendo-se por muitos dias, de forma semelhante às manifestações estimuladas pela organização criminosa nas imediações de instalações militares, especialmente no final do ano de 2022, com efeitos, desdobramentos e consequências imprevisíveis.’
Na cabeça de Moraes, tal fato teria o ‘condão de gerar um grave dano à ordem pública, podendo inclusive inviabilizar o cumprimento de eventuais medidas em decorrência do trânsito em julgado da ação Penal 2.668/DF, ou exigir o indesejável emprego de medidas coercitivas pelas forças de segurança pública para o seu cumprimento, colocando em risco a segurança de moradores do condomínio de residência e imediações, apoiadores, policiais designados para a missão e até mesmo o condenado e seus familiares’.
‘Ademais, considerando as técnicas empregadas por integrantes da organização criminosa, o tumulto nos arredores da residência do condenado, poderá criar um ambiente propício para sua fuga, frustrando a aplicação da lei penal.’
Há cerca de duas semanas, Flávio Bolsonaro passou a ser cotado como possível substituto do pai nas urnas em 2026, tendo recebido o apoio público do irmão Eduardo. Vale lembrar que Carlos Bolsonaro, pré-candidato ao Senado por Santa Catarina, foi indiciado há poucos meses, ao lado de Alexandre Ramagem, no inquérito sobre a ‘Abin paralela’. Tudo indica que Moraes vai caçar (com ç mesmo) um por um, até o sobrenome Bolsonaro ser banido da política. Michelle que se cuide.”


Fonte: Jornal da Cidade Online 


Esquerda quer mudar até o lema da Bandeira Nacional

Segunda, 24 de novembro de 2025



Segundo o parlamentar, o lema vigente desde a Proclamação da República acabou reduzindo um enunciado mais amplo do positivismo:

“O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”.

Ele argumenta que essa supressão comprometeu o sentido integral da máxima original, que, para os positivistas, articulava três pilares interdependentes. 

“Tal redução fez perder a essência do lema original, que procura resumir o positivismo como a religião do amor, a religião da ordem ou a religião do progresso. Em outras palavras: o amor procura a ordem e leva ao progresso; a ordem consolida o amor e dirige o progresso; o progresso desenvolve a ordem e conduz ao amor”, disse.

É um absurdo atrás de outro...

Daqui a pouco vão querer mudar as cores da bandeira...

Fonte: Jornal da Cidade Online

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643