martins em pauta

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

“Bessias” vira alvo de ministros do STF e indicação para a corte começa a naufragar

Sexta, 05 de dezembro de 2025


A posição de Gilmar ficou nítida na rejeição do pedido apresentado pela AGU para que reconsiderasse sua decisão sobre a questão de impeachment contra ministros da corte.

"Após o transcurso de quase 2 (dois) meses do prazo assinalado, o advogado-geral da União manifestou-se nos autos", afirmou o magistrado, que classificou a solicitação como "expediente informal".

As dificuldades de Messias aumentaram quando o ministro Flávio Dino criticou um acordo firmado pela AGU com a Axia, antiga Eletrobras. Durante sessão plenária do STF, Dino classificou o acordo como "constrangedor" por incluir o que chamou de "jabuti" relacionado à Eletronuclear.

"A mim é muito constrangedor, como brasileiro, que a Advocacia-Geral da União tenha feito este acordo. Constrangedor. Por dois sentidos, primeiro por esse jabuti do tamanho de um elefante. E o outro aspecto é que, desta tribuna, os advogados repetidamente disseram que os trabalhadores não foram ouvidos. E isto não é uma opção política, é uma determinação constitucional", declarou Dino.

O acordo ampliou a participação do governo federal no Conselho de Administração da Axia, após questionamentos sobre a redução de sua representação quando a empresa foi privatizada. Nas negociações mediadas pelo STF, foram incluídas cláusulas que desobrigam a Axia de investir na construção da usina nuclear de Angra 3, caso o governo decida continuar com o projeto.

Messias e Dino não mantêm proximidade, apesar de terem trabalhado juntos quando Dino chefiava o Ministério da Justiça. Os dois disputaram a indicação de Lula para o STF em 2023. Em nota divulgada na segunda-feira, Dino explicou que não se manifestou sobre a indicação de Messias por considerar o tema "politicamente controvertido".

A sabatina de Messias na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, inicialmente agendada para a próxima semana, foi cancelada porque o Palácio do Planalto não enviou à Casa a mensagem presidencial com a indicação formal. Alcolumbre, que preside a comissão e havia organizado o cronograma para a avaliação do indicado, disse estar "surpreendido" pela ausência do documento oficial.

O senador Weverton Rocha (PDT-MA), designado como relator da indicação na CCJ, reconheceu que Messias atualmente não possui os votos necessários para sua aprovação. Esta declaração evidencia as dificuldades do candidato ao STF para conquistar o apoio mínimo exigido entre os senadores.

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), informou ontem que a sabatina será realizada apenas no próximo ano, justificando que não haveria mais tempo hábil para concluir o processo em 2025.

Avaliações internas do governo indicam que adiar a sabatina para um período mais próximo das eleições de 2026 pode aumentar o risco de contaminação eleitoral do processo. O relator Weverton Rocha revelou que Lula deverá procurar Alcolumbre até o início da próxima semana para discutir a situação.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Desabafo de Carlos Bolsonaro e relato dos abusos cometidos choca a web

Sexta, 05 de dezembro de 2025

 


 

Eduardo talvez jamais volte a ver o pai - fruto de uma perseguição cristalina, imoral, articulada e perfeitamente alinhada aos pares que ocupam a cúpula do poder no país.
O pequeno Jair Henrique - que carrega o nome do avô como homenagem - corre o risco de crescer sem conhecer aquele que deveria ser sua referência, seu pilar, sua história viva.
Para completar o quadro de abusos, a esposa do meu irmão tem suas contas bloqueadas sem jamais ter sido investigada - como se a punição antecedesse a verdade, como se a culpa pudesse ser decretada antes de qualquer prova, apenas para ferir, humilhar e quebrar.
E, entre tantas crueldades, impedem-me até de ver meu pai no dia do meu aniversário, agora no próximo dia 7.
Enquanto isso, minha irmã Laura é obrigada a encarar o pai por trás das grades, pagando por crimes que não cometeu - uma dor que nenhuma filha deveria carregar.
Ninguém sabe o que passa na cabeça do velho enquanto enfrenta, dia após dia, torturas silenciosas, psicológicas e morais que seriam capazes de dobrar qualquer ser humano.
Não é possível que tanta maldade, tanta injustiça e tanta perversidade se prolonguem - e que a história aceite ser escrita assim, como se fosse normal, como se não estivéssemos destruindo vidas, memórias e futuros.”


Fonte: Jornal da Cidade Online 

Refém do sistema, Bolsonaro lança o seu candidato e provoca um verdadeiro alvoroço no mercado e no cenário político

 Sexta, 05 de dezembro de 2025




O Centrão quer Bolsonaro preso porque se sente ameaçado pelo movimento que ele impulsionou e que o levou à Presidência. Agora, deseja mantê-lo fora da disputa para eleger alguém mais alinhado aos seus interesses. Sua prisão torna-se, assim, moeda de troca: o objetivo é negociar um acordo que garanta a transferência de votos para o candidato do grupo — no caso, o governador Tarcísio.

Liberdade, ou semi-liberdade, em troca de apoio. A sinalização de que Bolsonaro poderia apoiar a candidatura de seu filho, Flávio, provocou verdadeiro pânico no mercado hoje. Talvez Bolsonaro enfim tenha percebido o erro de confiar em certos “aliados”, como Temer — desde a trágica carta de desculpas a Moraes, que se tornou o prego definitivo em seu caixão político.

A informação sobre o apoio a Flávio ainda não foi confirmada, mas a reação do mercado mostra como o “Trade Tarcísio” tem sido o grande motor da alta da Bolsa e da queda do dólar nos últimos meses.

Não acredito que permitirão que Flávio seja candidato. Como sabemos, bastam algumas canetadas supremas para retirá-lo da disputa — ou até mesmo prendê-lo. Mas, sem o apoio explícito de Bolsonaro, as chances do candidato do Centrão diminuem sensivelmente.

A verdade é que se o establishment quiser, independentemente da esquerda, Bolsonaro é solto amanhã, assim como os perseguidos políticos.

Leandro Ruschel.

Fonte: Jornal da Cidade Online

“Reeditar Lula x Bolsonaro”, diz líder do PL sobre Flávio candidato à Presidência

Sexta, 05 de dezembro de 2025

Foto: Vinicius Schmidt/Metropoles

O líder do PL no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), comentou nesta sexta-feira (5/12) a possível candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência em 2026, apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Flávio é preparado. É Bolsonaro. Seria uma reedição de Lula x Bolsonaro. O eleitor sabe o que esperar. A comparação entre governos inspira dias melhores para o Brasil”, afirmou ao Metrópoles.

A articulação para lançar Flávio foi revelada pela coluna de Paulo Cappelli, no Metrópoles. Segundo interlocutores, esta é a primeira vez que Jair Bolsonaro — preso na PF e inelegível — sinaliza internamente que deseja o filho mais velho como candidato.

Bolsonaro avalia que Flávio ganhará força ao assumir postura de presidenciável e circular mais pelo país. Para o ex-mandatário, o senador unifica o partido e ainda conta com palanques importantes, como os de Tarcísio de Freitas (SP) e Cláudio Castro (RJ), dois dos principais aliados do bolsonarismo.

Mulher que afirmou ter matado o pai em Carnaúba dos Dantas é liberada após audiência de custódia

Sexta, 05 de dezembro de 2025

Imagem: reprodução/TV Tropical

A mulher que afirmou ter matado e enterrado o próprio pai, em Carnaúba dos Dantas, foi liberada nesta sexta-feira (05) após passar por audiência de custódia realizada na quinta-feira (04).

Segundo seu advogado, ela já está com a filha de seis anos, apontada pela mãe como vítima de abuso sexual cometido pelo avô. O depoimento especial das crianças deve ser agendado nos próximos dias.

O caso ganhou grande repercussão no Seridó potiguar depois que a mulher declarou ter matado o pai após acusá-lo de estuprar a neta. No entanto, as investigações mostraram outro cenário.

Reviravolta no caso

O idoso, inicialmente dado como morto, sobreviveu e prestou depoimento virtual na quinta-feira. Ele confirmou apenas uma discussão com a filha após a acusação de abuso, mas apresentou contradições em relação à versão dela. O homem está em Campina Grande, com hematomas, e deve ser ouvido novamente.

Na quinta-feira, o delegado Roney Nóbrega revelou que o idoso conseguiu fugir para uma área de mata depois de ser agredido. Ele usava tornozeleira eletrônica, mas o equipamento estava descarregado, o que dificultou sua localização. A Polícia Civil aponta que a mulher e outra pessoa, ainda não identificada, teriam participado da tentativa de homicídio.

O caso segue sob investigação, envolvendo suspeitas de tentativa de homicídio, agressões físicas e possível abuso sexual de vulnerável. Novos depoimentos e exames periciais vão orientar os próximos passos da apuração.

Com informações de Portal da Tropical

Bolsa cai e dólar sobe com especulação de Flávio Bolsonaro candidato à Presidência

Sexta, 05 de dezembro de 2025

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O principal índice da B3, o Ibovespa, afundou nesta sexta (5) ao recuar cerca de 2%, caindo dos 165 mil pontos alcançados no início do dia para aproximadamente 161 mil, após disparo da especulação de que o ex-presidente Jair Bolsonaro pretende lançar o filho, o senador Flávio Bolsonaro, como candidato à Presidência em 2026.

A movimentação repercutiu rapidamente no mercado, elevando o câmbio — o dólar avançou mais de 2% — e provocando forte alta nos juros futuros (DIs).

Segundo analistas ouvidos, a notícia foi mal recebida pelo mercado, que havia apostado em uma candidatura mais moderada como alternativa ao pleito de 2026.

A definição de Flávio como pré-candidato reacende incertezas políticas e econômicas, ampliando a aversão ao risco com reflexos imediatos na bolsa, no câmbio e nas taxas de juros domésticas.

InfoMoney

Flávio Bolsonaro confirma que será candidato à Presidência em 2026: “missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação”

Sexta, 05 de dezembro de 2025

Foto: Tércio Teixeira/Metrópoles

O senado Flávio Bolsonaro (PL-RJ) confirmou que foi escolhido pelo pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para se lançar candidato ao Palácio do Planalto nas eleições de 2026.

Confira a íntegra do comunicado:

“É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação.

Eu não posso, e não vou, me conformar ao ver o nosso país caminhar por um tempo de instabilidade, insegurança e desânimo.

Eu não vou ficar de braços cruzados enquanto vejo a esperança das famílias sendo apagada e nossa democracia sucumbindo.

O nosso país vive dias difíceis, em que muitos se sentem abandonados, aposentados são roubados pelo próprio governo, narco-terroristas dominam cidades e exploram trabalhadores, estatais voltaram a ser saqueadas, novos impostos não param de ser criados ou aumentados, nossas crianças não têm expectativas de futuro. Ninguém aguenta mais!

Mas eu creio em um Deus que não abandona nossa nação. Eu creio que Ele levanta pessoas e inicia novos tempos quando o povo clama por justiça. Eu creio que nenhum cativeiro é maior do que o poder de Deus para libertar.

Eu me coloco diante de Deus e diante do Brasil para cumprir essa missão. E sei que Ele irá à frente, abrindo portas, derrubando muralhas e guiando cada passo dessa jornada.


Opinião dos leitores

  1. Qual o objetivo disso? Perder tudo? Quem vai votar num cara desses?
    Com um cara desses o PT não precisa nem fazer esforço…

COPA DO MUNDO 2026: veja todos os grupos definidos pelo sorteio da FIFA

Sexta, 05 de dezembro de 2025

Foto: Michael Regan – FIFA/FIFA via Getty Images

A Fifa sorteou os grupos da Copa do Mundo de 2026 na tarde desta sexta-feira (5), em evento realizado no Kennedy Center, em Washington, nos Estados Unidos.

O Brasil está no grupo C, ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti.

A Copa do Mundo de 2026 tem estreia marcada para o dia 11 de junho e acontecerá no Estádio Azteca, na cidade do México.

Veja os grupos da Copa:

Grupo A:

  • México
  • África do Sul
  • Coreia do Sul
  • Repescagem Europa D (Dinamarca, Macedônia do Norte, Tchéquia ou Irlanda)

Grupo B:

  • Canadá
  • Repescagem Europa A (País de Gales, Itália, Bósnia ou Irlanda do Norte)
  • Catar
  • Suíça

Grupo C:

  • Brasil
  • Marrocos
  • Haiti
  • Escócia

Grupo D:

  • Estados Unidos
  • Paraguai
  • Austrália
  • Repescagem Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo)

Grupo E:

  • Alemanha
  • Curaçao
  • Costa do Marfim
  • Equador

Grupo F:

  • Holanda
  • Japão
  • Repescagem da Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia)
  • Tunísia

Grupo G:

  • Bélgica
  • Egito
  • Irã
  • Nova Zelândia

Grupo H:

  • Espanha
  • Cabo Verde
  • Arábia Saudita
  • Uruguai

Grupo I:

  • França
  • Senegal
  • Repescagem Mundial 2 (Iraque, Bolívia ou Suriname)
  • Noruega

Grupo J:

  • Argentina
  • Argélia
  • Áustria
  • Jordânia

Grupo K:

  • Portugal
  • Repescagem Mundial (RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia)
  • Uzbequistão
  • Colômbia

Grupo L:

  • Inglaterra
  • Croácia
  • Panamá
  • Gana

Formato da Copa do Mundo:

Ao todo, todos os países foram divididos em 12 grupos (A até L) de quatro times cada um. Eles se enfrentarão dentro da chave, com os dois primeiros colocados avançando ao mata-mata. Além disso, oito dos 12 terceiro lugares também seguirão adiante no Mundial.

Pressão do Agro faz governo recuar e travar lista que chamava tilápia de “invasora”

Sexta, 05 de dezembro de 2025

Foto: Reprodução

A pressão do agro falou mais alto e o governo Lula teve que pisar no freio: a lista nacional que classificava a tilápia como espécie exótica invasora foi suspensa temporariamente nesta quinta-feira (4) pela Conabio, do Ministério do Meio Ambiente. O setor temia novas travas ambientais que poderiam atingir em cheio a produção do peixe mais cultivado do Brasil — e, no Nordeste, afetar também o camarão vannamei, um dos carros-chefes do RN.

A lista, divulgada em outubro, acendeu o alerta em produtores de todo o país porque poderia elevar custos, travar licenças e até prejudicar exportações. O Ministério tenta minimizar dizendo que a classificação não proibiria o cultivo, mas o próprio governo não se entendeu: o Ministério da Pesca chegou a pedir oficialmente a retirada da tilápia da lista, alegando insegurança jurídica e risco de imagem do país lá fora.

A polêmica começou porque a tilápia — originária da África — vem sendo encontrada fora das áreas de criação, o que o ministério aponta como desequilíbrio ambiental. Pesquisadores dizem que ela é territorialista, resistente e até sobrevive em água salgada.

Mas para o setor produtivo, especialmente no RN, onde o agronegócio e a carcinicultura têm peso gigantesco na economia e no emprego, a proposta era tecnicamente frágil e poderia paralisar uma cadeia que movimenta bilhões.

Com o recuo, o governo agora promete “ouvir o setor” antes de retomar a análise. Enquanto isso, produtores respiram aliviados.

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643