martins em pauta

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Quarta intervenção desde o Natal: Bolsonaro segue sob cuidados intensivos

Terça, 30 de dezembro de 2025

Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro será submetido a uma endoscopia digestiva alta nesta quarta-feira (31) para avaliar refluxo gastroesofágico. A informação foi divulgada pela equipe médica que o acompanha, após ele ter passado por uma nova cirurgia na tarde desta terça-feira (30), que durou cerca de três horas.

Bolsonaro está internado desde a véspera de Natal para correção de hérnia inguinal bilateral. Desde então, precisou de mais três procedimentos devido a soluços persistentes, todos envolvendo o nervo frênico, que controla a contração involuntária do diafragma.

Segundo os médicos, ele seguirá em fisioterapia respiratória, usando CPAP à noite e medidas preventivas para trombose, e só terá alta após a virada do ano.

O histórico dos procedimentos é o seguinte: no dia 25, cirurgia de hérnia inguinal bilateral; 27, bloqueio do nervo frênico direito; 29/12, novo bloqueio do mesmo nervo; e 30/12, reforço do bloqueio.

Confira a íntegra do boletim médico:

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro permanece internado no Hospital DF Star, em cuidados pós-operatórios de herniorrafia inguinal bilateral, por via convencional. Apresentou novos episódios de soluços, sendo submetido a uma complementação do bloqueio anestésico dos nervos frênicos bilaterais. Deverá ser submetido a endoscopia digestiva alta, amanhã (31), para avaliação do refluxo gastroesofágico. Segue em fisioterapia respiratória, terapia de CPAP noturno e medidas preventivas para trombose.

Contradições explodem no caso Banco Master e PF avalia acareação entre Vorcaro e ex-presidente do BRB

Terça, 30 de dezembro de 2025

Foto: Reprodução

Os depoimentos de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e de Paulo Henrique Costa, ex-presidente do Banco de Brasília, à Polícia Federal, nesta terça-feira (30), mostraram versões divergentes. As contradições reforçam a possibilidade de uma acareação — confronto direto entre os envolvidos — já autorizada pelo ministro Dias Toffoli, do STF.

A decisão final sobre o confronto fica a cargo da delegada da PF responsável pelas oitivas, que são feitas separadamente, na sala de audiências do Supremo, acompanhadas por representante da PGR e por um juiz auxiliar do gabinete de Toffoli. Também deve depor Ailton de Aquino, diretor do Banco Central.

O caso envolve suspeitas de fraudes financeiras de grande porte no processo de liquidação do Banco Master. As investigações começaram em 2024, após pedido do MPF, que investiga suposta fabricação de carteiras de crédito “insubsistentes” vendidas a outra instituição e, depois, substituídas por ativos sem avaliação técnica do Banco Central.

Em 18 de novembro, o BC decretou a liquidação extrajudicial do Master e de sua corretora de câmbio, bloqueando a venda da instituição anunciada um dia antes.

O banco já era visto pelo mercado como arriscado, baseado na emissão de papéis garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos com taxas acima da média. O sigilo da investigação mantém depoimentos e eventuais acareações a portas fechadas.

Michelle faz forte desabafo sobre nova cirurgia de Bolsonaro

Terça, 30 de dezembro de 2025


Michelle Bolsonaro fez um forte desabafo afirmando que está enfrentando “dias difíceis”.

Na redes sociais, a ex-primeira-dama ainda pediu orações pelo marido.

“Meu amor apresentou quadro de soluços às 10h da manhã, que não cessaram até o momento. 
Diante disso, a equipe médica optou pela realização de um reforço no bloqueio do nervo frênico. 
Seguimos enfrentando dias difíceis e contamos com as orações de todos”, escreveu.


Fonte: Jornal da Cidade Online 

AO VIVO: Cerco fechado! Oposição e imprensa encurralam Moraes (veja o vídeo)

Terça, 30 de dezembro de 2025






Embora o julgamento de ministros do STF seja prerrogativa do Senado, a mobilização na Câmara amplia a pressão institucional e eleva o custo político de qualquer tentativa de ignorar o pedido. O foco agora recai sobre o Senado e sobre o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, a quem cabe decidir se o processo terá andamento.

O ambiente político se agravou com a mudança de postura da imprensa, que passou a tratar com maior contundência acusações de abusos de poder e suspeitas de interferência indevida no Banco Central em favor do Banco Master. Reportagens destacam que Moraes teria, supostamente, atuado junto ao Banco Central do Brasil, levantando questionamentos sobre conflito de interesses.

O caso ganhou ainda mais repercussão após a divulgação de que a esposa do ministro mantém contrato estimado em R$ 129 milhões com o Banco Master, informação que intensificou o escrutínio público e institucional. Mesmo sem decisão sobre o mérito, o efeito político é concreto: Moraes passa a ser formalmente questionado no espaço que tem poder para julgá-lo, em um cenário de isolamento inédito.

Assista:

Foto de Emílio Kerber Filho

Emílio Kerber Filho

Jornalista e escritor
Autor do livro “Por trás das grades - O diário de Anne Brasil”.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Moraes é desafiado e agora resta saber se ele tem coragem (veja o vídeo)

Terça, 30 de dezembro de 2025

Em frente a jornalistas, ele afirmou.

"Eu desafio você a mandar a Polícia Federal às 6 horas da manhã na casa de Malu Gaspar e Mônica Bergamo. 
Eu desafio você a colocar Malu Gaspar no inquérito das Fake News. 
Mas você não vai fazer, porque, se fizer, a sua casa vai cair mais rápido.”

Fonte: Jornal da Cidade Online

Esquerda mente sobre “recuo” de Malu Gaspar

Terça, 30 de dezembro de 2025


O advogado Enio Viterbo explicou didaticamente o caso, desmascarando a ‘esquerdofrenia militante’. Confira:

“(...) isso vem de uma matéria da Revista Fórum, de esquerda e lulista, que afirma que Malu Gaspar recuou porque publicou, nesta segunda-feira, uma ‘correção’ na matéria.
Malu Gaspar, na coluna de hoje, disse o seguinte ‘Ao ser informado por Galípolo de que o BC havia descoberto as fraudes, Moraes recuou e disse que tudo precisava ser investigado’
A esquerda está dizendo que Malu Gaspar mudou a versão porque, antes, ela não tinha dito que, ao ser informado das fraudes, Moraes quis que o caso fosse investigado.
O problema:
1- Isso não contradiz o que a Malu Gaspar disse inicialmente.
2- Isso NÃO TEM DIFERENÇA.
No artigo original, a Malu Gaspar disse que: ‘Galípolo, então, respondeu a Moraes que os técnicos do BC tinham descoberto as fraudes no repasse de R$ 12,2 bilhões em créditos do Master para o BRB. Diante da informação, segundo os relatos, o ministro teria reconhecido que, se a fraude ficasse comprovada, O NEGÓCIO NÃO TERIA MESMO COMO SER APROVADO’.
Não tem pedido de investigação e nem impedimento de investigação de Moraes aqui.
SE a conversa existiu, o crime de advocacia administrativa foi cometido. Não interessa o que Galípolo respondeu e nem o que Moraes disse em réplica. Não interessa se ele pediu investigação ou não: O crime é formal e independe do resultado.
Isso quer dizer que, se a conversa ocorreu, Moraes pode ter pedido uma investigação do BC, do FBI, da KGB...não interessa.”


Fonte: Jornal da Cidade Online 

VÍDEO: Homem foge com moto do guincho do CPRE

Terça, 30 de dezembro de 2025

Um homem foi flagrado fugindo com uma moto do guincho do CPRE, localizado na Cidade da Esperança,  Zona oeste de Natal.

Pelas imagens, é possível ver o momento em que ele pega a moto e corre pro outro lado da rua, o polícial foi atrás do homem, mas ainda não temos a informação se ele foi capturado.

Em um dos comentários da publicação, do Via Certa Natal, uma pessoa disse: Natal não é pra amadores 😂😂😂😂

Opinião dos leitores

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643