A polícia faz uma operação em Mãe Luiza na tarde deste sábado (8). A ação acontece com auxílio de helicóptero que sobrevoa a região, como mostram imagens enviadas ao BLOGDOBG, registradas por volta das 16h40, por moradores de prédios próximos. Nas imagens também é possível perceber policiais na mata próximos a residências.
Opinião dos leitores
Vou antecipar o resultado dessa operação gigantesca, apreensão de 10 papelotes de maconha, cinco de cocaína, um simulacro e um colete balística com validade vencido, esse será o saldo dessa operação e, as facções continuarão operando livremente.
Imagens obtidas pelo Via Certa Natal mostram o momento em que estrutura de galpão caiu no início da tarde deste sábado (8), em uma obra que era realizada no bairro Jardins, em São Gonçalo do Amarante.
O acidente deixou duas pessoas mortas. As vítimas foram identificadas como Antonio Ferreira da Silva, de 35 anos, funcionário da obra, e Rodolfo Nobre, de 37 anos, filho do proprietário do galpão. Outro homem que ficou sob os escombros foi socorrido e levado ao hospital.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, na madrugada deste sábado (8), umalerta vermelhodevido à formação de umciclone extratropicalcom potencial para causar fortes instabilidades em diversas regiões do estado. O fenômeno climático deve provocar rajadas de vento que podem superar os100 km/h, especialmente em Porto Alegre e na região metropolitana.
O comunicado oficial destaca o “risco muito alto” de destelhamentos e danos estruturais, recomendando que os moradores busquem abrigo seguro e acionem a Defesa Civil em caso de emergência. O período mais crítico, segundo o órgão, deve ocorrer até as 6h30 da manhã, com ventos intensos associados ao ciclone.
Os primeiros avisos sobre o fenômeno haviam sido emitidos na quinta-feira (6), indicando que Rio Grande do Sul e Santa Catarina seriam as regiões mais afetadas. A meteorologia prevê chuvas intensas e ventania ao longo do fim de semana.
Em Santa Catarina, os efeitos já foram sentidos na noite de sexta-feira (7), quando cerca de 64 mil residências ficaram sem energia elétrica, segundo dados da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina). As cidades do oeste catarinense, como Faxinal dos Guedes e Ponte Serrada, foram as mais atingidas. A empresa informou que mais de 200 equipes estão em campo para restabelecer o fornecimento, após quedas causadas por ventos fortes e descargas atmosféricas.
De acordo com a Climatempo, o ciclone afetará também áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, com risco de temporais e rajadas que podem ultrapassar os 100 km/h. O centro do sistema deve se posicionar no litoral de Santa Catarina na madrugada deste sábado e se deslocar em seguida para o oceano, em direção às costas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Mesmo após o deslocamento para alto-mar, previsto para a manhã de domingo (9), as nuvens carregadas da frente fria continuarão provocando chuvas intensas no Sudeste. Os ventos mais fortes devem atingir o litoral sul de São Paulo e parte do Rio Grande do Sul, com intensidade semelhante também prevista para a Serra Gaúcha, o Paraná e regiões do interior de Minas Gerais.
O fenômeno pode gerar microexplosões e até tornados, conforme alertou a Climatempo, devido à presença de nuvens cumulonimbus — responsáveis por tempestades severas.
O novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Wagner Rosário, indicado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), chorou ao mencionar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante seu discurso de posse nesta sexta-feira (7).
Ao se dirigir ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que participou da cerimônia, Rosário se emocionou ao agradecer ao ex-presidente:
“Flávio, faço uma homenagem ao seu pai, que me permitiu dar continuidade ao meu trabalho como controlador-geral. Gostaria de contar hoje com a presença dele nesse auditório. Mas confio muito nas instituições brasileiras e sei que em breve estará conosco”, disse, com a voz embargada.
Wagner Rosário foi controlador-geral da União durante o governo Bolsonaro e, posteriormente, assumiu o cargo de controlador-geral do Estado de São Paulo na gestão Tarcísio. Agora, passa a integrar o TCE-SP, órgão responsável pela fiscalização das contas públicas estaduais.
Opinião dos leitores
Vou antecipar o resultado dessa operação gigantesca, apreensão de 10 papelotes de maconha, cinco de cocaína, um simulacro e um colete balística com validade vencido, esse será o saldo dessa operação e, as facções continuarão operando livremente.