martins em pauta

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Governo do Estado diz que pagou, mas a empresa “não viu” e bloqueou carros da Saúde no RN; veículos já estão desbloqueados

Sexta, 12 de dezembro de 2025

Foto: Reprodução

Os carros locados pela Secretaria Estadual de Saúde do RN ficaram temporariamente bloqueados porque a locadora desligou os rastreadores. Segundo o Governo do Estado, o pagamento à empresa havia sido feito na quinta-feira (11), mas a empresa não tomou conhecimento do repasse e travou os veículos.

A Sesap afirma que a situação foi resolvida e, nesta sexta-feira (12), os carros administrativos já circulam normalmente. O episódio expõe, porém, falhas na comunicação e na gestão do governo Fátima Bezerra, que mais uma vez mostra dificuldade em manter serviços básicos funcionando sem sobressaltos.

Enquanto isso, servidores e serviços essenciais ficaram reféns de uma situação que poderia ter sido evitada com simples conferência do pagamento antes do bloqueio. O caso reforça o histórico de problemas da gestão estadual na área da saúde, que continua colecionando percalços mesmo em tarefas consideradas básicas.

Fonte: Blog do BG

VÍDEO: Carro locado ao Governo do Estado precisar ser empurrado porque foi bloqueado por falta de pagamento

Sexta, 12 de dezembro de 2025

Imagens: Cedidas

Um vídeo que circula nas redes mostra o descaso da gestão Fátima: um carro do governo do RN precisou ser empurrado porque estava bloqueado por falta de pagamento. A cena evidencia o caos administrativo que trava serviços e prejudica o cidadão.

Não foi falta de gasolina ou manutenção: o veículo ficou parado por pendências financeiras. Em plena era digital, rastreadores desligados e burocracia emperram até o transporte mais básico da frota estadual.

Os carros locados pela Secretaria Estadual de Saúde do RN foram temporariamente bloqueados porque a empresa locadora desligou os rastreadores. Segundo o Governo do RN, o pagamento havia sido feito na quinta-feira (11), mas a empresa não registrou o repasse e travou os veículos.

A Sesap garante que a situação foi resolvida e que, nesta sexta-feira (12), os carros já circulam normalmente. Mas o episódio expõe falhas na comunicação e na gestão de Fátima Bezerra, que continua transformando tarefas simples em problemas e deixando o potiguar pagar a conta da incompetência.

Fonte: Blog do BG


URGENTE: Surgem imagens chocantes de Jair Bolsonaro (veja o vídeo)

Sexta, 12 de dezembro de 2025



De fato, a situação é deprimente. Bolsonaro paga o preço por ter ousado enfrentar o sistema.

Carlos escreveu o seguinte:

“Eu não pretendia tornar público um vídeo que expõe meu pai em mais uma situação terrível como os reflexos da facada que levou de antigo integrante do PSOL - o fato exposto registrado antes da sua prisão arbitrária se faz necessário e me dilacera de forma que não sei explicar - porque é doloroso demais encarar aquilo que meus próprios olhos veem diariamente, quando estou com ele. Mas a realidade é impossível de ignorar.
Ele precisa de cuidados especiais 24 horas por dia, e sua condição só piora. Existem episódios muito mais graves do que os que aparecem nesse vídeo, e eles representam risco real e imediato à sua vida.
Se ele broncoaspirar por causa do refluxo constante, ele pode  vai morrer com a crescente pressão sofrida paulatinamente nos últimos tempos. Sem cuidados médicos contínuos, acompanhamento ininterrupto e ambiente adequado, estamos diante de uma tragédia anunciada.”

Fonte: Jornal da Cidade Online

Conselheiro de Trump comemora nova pesquisa em que Flávio já aparece na frente de Lula

Sexta, 12 de dezembro de 2025



É a segunda pesquisa que detecta essa possibilidade, que já assombra o sistema.

Na pesquisa do instituto Gerp, Flávio aparece com 42% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Lula fica com 41%, o que configura um empate técnico. De qualquer forma, o rápido avanço de Flávio realmente impressiona.

A postagem nas redes sociais de Miller apresenta um gráfico da pesquisa com as imagens de Lula e do senador e afirma: “2026 é Bolsonaro de novo”.

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

URGENTE: Em Oslo, María Corina denuncia “colapso total” na Venezuela e alerta para explosão iminente no país

Sexta, 12 de dezembro de 2025


 

“A Venezuela vive um colapso total — econômico, institucional e humanitário. O regime já perdeu o controle e tenta sobreviver pela força.”

Segundo ela, a nação já ultrapassou todos os limites de deterioração. Corina descreveu a Venezuela como um país à beira do rompimento, com instituições destruídas, economia irreversivelmente arruinada e um governo sem legitimidade, que se mantém apenas por repressão e cumplicidade internacional.

Machado afirmou que o regime de Nicolás Maduro não possui mais meios internos para sustentar sua permanência no poder e que a pressão internacional será decisiva nos próximos dias:

“A situação é tão frágil que qualquer centelha pode desencadear uma ruptura definitiva. O povo já não tem medo, e a ditadura já não tem soluções.”

A líder opositora destacou ainda que a crise humanitária se agravou a níveis nunca vistos. Falou de fome, colapso hospitalar, êxodo de milhões e perseguição política sistemática.

Para ela, o país vive uma realidade de “sociedade fragmentada, economia devastada e governo completamente isolado”.

Em Oslo, María Corina também enfatizou que a Venezuela está entrando em um momento decisivo, que exigirá união entre os democratas e firmeza da comunidade internacional:

“Estamos diante de um ponto de não retorno. O mundo inteiro sabe que a Venezuela não aguenta mais um dia de ditadura. O desfecho está próximo.”

Suas declarações foram interpretadas como um aviso direto de que o regime perdeu sua capacidade de controlar o território, que enfrenta deserções militares e que o caos institucional cria uma janela para mudanças profundas.

O pronunciamento gerou forte repercussão entre diplomatas presentes na Noruega, que classificaram o tom de Machado como “o mais duro e revelador dos últimos anos”, deixando claro que a Venezuela entrou numa fase terminal de instabilidade.

da Redação / Jornal da Cidade Online

Moraes dá prazo de 48 horas para Motta

Sexta, 12 de dezembro de 2025





Adilson Barroso (PL-SP) deverá ocupar a vaga de Zambelli no Congresso Nacional. Na madrugada desta quinta-feira, a votação sobre a cassação da deputada registrou votos insuficientes para concretizar a perda do mandato, que exigia 257 votos para aprovação.

Moraes invalidou a manutenção do mandato parlamentar de Zambelli.

A representação contra Carla Zambelli foi apresentada pela Mesa Diretora da Câmara em razão da condenação do STF. O processo percorreu um caminho complexo dentro do Congresso Nacional até chegar à decisão final.

Motta enviou o processo para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde o relator, Diego Garcia (Republicanos-PR), havia dado um parecer pela manutenção do mandato.

URGENTE: Vencedora do Nobel da Paz é presa de forma violenta

Sexta, 12 de dezembro de 2025



De acordo com a Fundação Narges Mohammadi, a vencedora do Nobel, que havia obtido em dezembro de 2024 uma permissão temporária para deixar a prisão, foi detida ao lado de outros ativistas no evento realizado em homenagem a Khosrow Alikordi, encontrado morto em seu escritório na semana passada.

O marido da ativista, Taghi Rahmani, que vive em Paris, também escreveu no X que Mohammadi foi presa.

Após passar grande parte da última década presa por sua luta a favor dos direitos humanos no país persa, Mohammadi estava em liberdade provisória por razões médicas. Ela ficou detida na penitenciária de Evin, em Teerã, e seus advogados já tinham manifestado o temor de que ela fosse capturada novamente e enviada de volta à prisão —um dos locais atacados por Israel na guerra de 12 dias contra o Irã.

Mohammadi é perseguida há décadas pelo regime iraniano por seu ativismo, iniciado quando ela ingressou na universidade, e por artigos escritos em favor dos direitos das mulheres no país.

Em março, ela voltou a questionar o Irã e disse que as mulheres derrubarão o regime islâmico estabelecido após a revolução de 1979. "As mulheres se levantaram contra a república islâmica de tal maneira que o regime já não tem poder para reprimi-las", afirmou em mensagem de vídeo, em farsi, por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

Fonte: Jornal da Cidade Online

STF avalia transferência de Bolsonaro para ‘Papudinha’

Sexta, 12 de dezembro de 2025

Foto: REUTERS/Mateus Bonomi

O STF (Supremo Tribunal Federal) avalia transferir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o 19º Batalhão da Polícia Militar, apelidado de Papudinha. A mudança passou a ser defendida, inclusive, por aliados e familiares do dirigente da direita devido ao cenário improvável de prisão domiciliar ainda neste ano. As informações são do blog do jornalista Gustavo Uribe, da CNN Brasil.

Bolsonaro tem reclamado da permanência na Superintendência da PF (Polícia Federal) do Distrito Federal, onde está preso desde 22 de novembro. Além de o espaço ser pequeno – de apenas doze metros quadrados –, o ex-presidente alega falta de equipe médica para uma eventual emergência.

A Papudinha, além de ser maior, com cerca de sessenta metros quadrados, possui equipe médica própria do sistema carcerário do Distrito Federal em caso de emergência.

O local é o mesmo onde cumpre pena o ex-ministro Anderson Torres. O espaço conta com cozinha, quintal, banheiro, sala, quarto, lavanderia, além de ventilador e televisão.

Na Polícia Federal, Bolsonaro tem reclamado do barulho de um gerador e também da solidão.

Segundo relatos feitos à CNN, o ministro Alexandre de Moraes considera a possibilidade, mas avalia que uma eventual transferência deve ocorrer apenas após a perícia médica do ex-presidente.

A defesa alega que Bolsonaro precisa passar por uma intervenção cirúrgica por causa de uma crise permanente de soluços. Como os exames apresentados à Suprema Corte são antigos, Moraes determinou uma nova avaliação médica do ex-presidente.

A Papudinha é apelidada de “Tremembé de Brasília”, por causa de presos famosos. Já passaram pela carceragem José Dirceu, Valdemar Costa Neto, Marcos Valério e Paulo Maluf, por exemplo.

CNN Brasil – Gustavo Uribe

VÍDEO: Lupi lança “dobradinha dos sonhos” da esquerda: Fátima e Jean Paul para o Senado em 2026

Sexta


Vídeo: reprodução/Novo Notícias

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, decidiu antecipar o jogo eleitoral no RN e anunciou, nesta sexta-feira (12), que a chapa “dos sonhos” da esquerda para o Senado em 2026 já está definida: Fátima Bezerra (PT) e Jean Paul Prates. O recado foi dado durante anúncio de filiação de Jean Paul ao PDT, em Natal. Lupi deixou claro que a decisão é política do partido — e não necessariamente dos dois nomes citados.

Segundo ele, a velha aliança do PDT com o PT continua firme tanto em Brasília quanto no RN, apesar da rejeição crescente da governadora e do desgaste nacional do governo Lula. Mesmo assim, o dirigente entregou que vai “trabalhar a partir de agora” para emplacar Fátima e Jean Paul no Senado. Ele exaltou o ex-senador, lembrando que ele presidiu a Petrobras e foi parlamentar entre 2019 e 2023, período em que destinou recursos ao Governo do Estado e atuou na pandemia.

A presidente estadual do PDT, Márcia Maia, tratou a filiação de Jean Paul como um “resgate” do partido no RN, citando o histórico da legenda com nomes como Wilma de Faria. Jean Paul, por sua vez, comemorou o retorno e já anunciou que o PDT vai retomar em 2026 o “Giro pelo RN”, visitando os 167 municípios para fortalecer a esquerda e reconstruir as nominatas federal e estadual.

Opinião dos leitores

Produção do espetáculo ‘Um presente de Natal’ cancela edição de 2025 por falta de liberação de recursos da Lei de Incentivo Câmara Cascudo

Sexta, 18 de dezembro de 2025

A produção do tradicional espetáculo ‘Um presente de Natal’ comunicou o cancelamento da edição de 2025. A nota assinada pela produtora cultural Diana Fontes cita pesar e indignação com a situação.

Segundo à nota, a decisão ocorreu por motivos alheios à produção e em razão do ‘indeferimento de liberação de recursos essenciais por parte da Lei de Incentivo Câmara Cascudo‘.

A Lei de Incentivo Câmara Cascudo é uma lei estadual que permite que empresas e pessoas físicas incentivem projetos culturais, usando até 2% (ou mais, dependendo da modificação) do ICMS devido para abatimento fiscal, visando fortelecer as produções artísticas e o acesso à cultura no RN, com gestão realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult/RN) e Fundação José Augusto (FJA).

Leia a íntegra da nota abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO: CANCELAMENTO DO ESPETÁCULO “UM PRESENTE DE NATAL”

O espetáculo “Um presente de Natal”, o auto natalino mais tradicional do Rio Grande do Norte, com 28 anos de história e um profundo significado social e artístico, comunica com indignação e pesar o cancelamento de sua edição de 2025.

A decisão, imposta por fatores alheios à nossa vontade, decorre do indeferimento de liberação de recursos essenciais por parte da Lei de Incentivo Câmara Cascudo, que alega a ausência de disponibilidade para o projeto.

É com tristeza que recebemos esta notícia após meses de trabalho, planejamento e o entusiasmo do anúncio de um retorno ao anfiteatro da UFRN, sob o tema “GRITA NO MUNDO O AMOR”.

O “Um Presente de Natal” é uma mensagem de esperança e união, assinada pelo talento de Claudia Magalhães (texto), Danilo Guanais (música) e Diana Fontes (direção geral). A interrupção desta tradição por falta de sensibilidade e planejamento de recursos é um golpe severo na cultura do nosso Estado. De fato, a nossa cidade e Estado vivem um caos cultural!

A Diana Fontes – Produção Cultural e toda a equipe lamentam profundamente o cancelamento e o impacto negativo causado ao público, parceiros, artistas e jovens estudantes envolvidos, numa parceria iniciada em 2024 e consolidada em 2025, com a UFRN.

Natal/RN, 12 de dezembro de 2025.
Diana Fontes – Produção Cultural


Opinião dos leitores

  1. VERGONHA. Se a lei é estadual, a senhora fatima bezerra é a culpada por não termos a realização deste importante evento.

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643