martins em pauta

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

AO VIVO: Ex-diretor levado “na marra” à CPMI do INSS presta depoimento agora (veja o vídeo)

Segunda, 01 de dezembro de 2025


Ele foi conduzido coercitivamente nesta segunda-feira (1º). A ação foi autorizada pelo juiz federal Frederico Botelho de Barros Viana, da 15ª Vara Federal de Brasília, após pedido apresentado pela Advocacia do Senado e aprovado pela comissão. O requerimento jurídico foi elaborado pelo advogado do Senado Marcelo Cheli de Lima.

Quando ocupava o cargo na cúpula do INSS, Fonseca foi um dos responsáveis por promover o desbloqueio em lote dos descontos associativos em benefícios de segurados, contrariando, segundo integrantes da comissão que pedem sua convocação, parecer da procuradoria especializada da autarquia.

Jucimar foi “capturado” próximo a Manaus e trazido de volta à Brasília.

Veja o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

AO VIVO: As últimas horas de Maduro (veja o vídeo)

Segunda, 01 de dezembro de 2025

Mais de 100 parlamentares protocolaram no STF pedido de prisão domiciliar humanitária para Jair Bolsonaro.

Michelle Bolsonaro sobe o tom no Ceará, chama aliança PL-Ciro Gomes de traição e provoca racha na direita local.

Madrugada quente em Brasília: ex-coordenador do INSS é arrancado de casa por condução coercitiva e já depõe na CPMI das fraudes bilionárias

Para comentar os assuntos, o Jornal do JCO recebe o jornalista Diogo Forjaz, o professor Marcos Pizzolatto e o vereador Darcio Bracarense. Assista, compartilhe, apoie o trabalho do Jornal da Cidade Online!

Veja o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Ordem de Trump gera efeito imediato na Venezuela

 Segunda, 01 de dezembro de 2025

A ausência de aeronaves ocorre um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinar o fechamento total do espaço aéreo “acima e ao redor da Venezuela”.

O perfil Hoje no Mundo Militar, especializado em análises de defesa, registrou o seguinte:

"Às 5h da manhã na Venezuela, não há nenhum avião civil com o transponder ligado sobrevoando o espaço aéreo venezuelano. Ontem, o presidente Trump ordenou o encerramento completo daquele espaço aéreo, reforçando as duas NOTAs emitidas pela FAA na semana passada. Em Porto Rico, tem havido um aumento na atividade de meios aéreos e navais nos últimos dias”, publicou o perfil no X, junto a um mapa do FlightRadar.

Na tarde de sábado (29), o governo venezuelano repudiou a mensagem sobre o fechamento do espaço aéreo. Uma nota publicada pelo chanceler venezuelano, Yván Gil Pinto, no Instagram classifica a mensagem de Trump como uma “ameaça colonialista“, além de “ato hostil, unilateral e arbitrário“.

Em suma, a tirania está assombrada e já percebeu que os seus dias estão contados.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Com ironia, jornalista exilado Allan dos Santos não perde a oportunidade e faz pedido a Lula (veja o vídeo)

Segunda, 02 de dezembro de 2025


 

“Não lembro de ter feito algum pedido Lula. Mas desejo de todo coração que o Lula leve o Maduro pro STF, fique perto do Alexandre de Moraes e do Gilmar Mendes, e que fique lá um tempinho. E todos tenham o mesmo fim. Ah, não adianta oferecer a Janja pros drones.”

Veja o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Como Trump pode reagir a uma eventual fuga de Maduro para o Brasil (veja o vídeo)

Segunda, 01 de dezembro de 2025

A China fez acordo de paz com os Estados Unidos. A Colômbia também está na mira de Trump. A Rússia não irá recebê-lo, em hipótese alguma. A Guiana tem profundas desavenças com Maduro. Sobrou somente o Brasil.

O avião usado por Nicolás Maduro pousou em Santa Elena de Uairén, cidade colada à fronteira com Roraima, onde a travessia para o Brasil pode ser feita a pé. A movimentação levanta a possibilidade de que o ditador venezuelano já esteja em território brasileiro — ou aguardando o momento certo para entrar.

Se Maduro realmente cruzar a fronteira, dificilmente isso ocorreria sem conhecimento do governo brasileiro. E, nesse cenário, o impacto internacional seria imediato: acolher um ditador fugindo de possível ação dos EUA colocaria o Brasil em confronto direto com o governo Trump.

O jurista André Marsiglia explica o que isso pode significar para a diplomacia brasileira, os riscos de sanções, a possibilidade de isolamento, e por que esse movimento poderia romper relações formais entre Brasil, Estados Unidos e até a própria Venezuela pós-Maduro.

Veja o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Médico faz alerta gravíssimo sobre o quadro clínico de Bolsonaro (veja o vídeo)

Segunda, 01 de dezembro de 2025

 

“Entendo perfeitamente o que está acontecendo com Jair Bolsonaro nesse momento, lembrando que todo quadro clinico dele é decorrente de um atentado.”

Em abril deste ano, Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia para tratar uma suboclusão intestinal - obstrução parcial do intestino provocada por aderências formadas após as cirurgias decorrentes da facada sofrida durante a campanha de 2018.

O procedimento durou cerca de 12 horas e foi considerado o mais complexo desde o atentado, segundo o cardiologista Leandro Echenique, um dos médicos que acompanha o ex-presidente.

Diante disso, Frederico de Castro Escaleira explica didaticamente a situação e pede Justiça.

Veja o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Trump oferece uma “última chance” a Maduro

Segunda, 01 de dezembro de 2025

"


 

Demos a Maduro a oportunidade de sair", declarou Mullin. 

O senador explicou que Trump anunciou que operações terrestres começariam "em breve" em território sul-americano para combater o narcotráfico, embora não tenha mencionado explicitamente o uso de força militar contra o regime venezuelano.

Washington classifica Maduro como chefe de uma organização narcoterrorista, o que intensifica as tensões nas relações entre os dois países. Esta classificação contextualiza a proposta de Trump para que o líder venezuelano deixe o poder.

Sobre a possibilidade de ataques militares dentro da Venezuela, Mullin foi direto ao afirmar que "ele [Trump] deixou muito claro que não vamos enviar tropas para a Venezuela". O parlamentar destacou que a prioridade dos Estados Unidos é proteger suas próprias fronteiras contra o tráfico de drogas.

Trump confirmou ter conversado por telefone com Maduro. O presidente americano não revelou detalhes sobre o conteúdo da ligação com o líder venezuelano.

No último sábado, o governo americano emitiu um alerta indicando que "o espaço aéreo da Venezuela deveria ser considerado totalmente fechado". O aviso provocou cancelamentos de voos e suspensões de licenças aéreas, afetando a conectividade internacional do país sul-americano.

Os Estados Unidos mantêm um destacamento militar no Mar do Caribe, posicionado em frente à costa venezuelana, aumentando a pressão sobre o regime de Maduro.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Flávio diz que Michelle ‘atropelou’ Bolsonaro e defende ‘tapar o nariz’ por aliança com Ciro Gomes no Ceará

Segunda, 01 de dezembro de 2025

Fotos: Júlio Caesar/O POVO; Evaristo Sá/AFP⁠

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) fez críticas diretas à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Segundo ele, Michelle “atropelou” as tratativas do partido e agiu de forma “autoritária e constrangedora” ao repreender o deputado federal André Fernandes (PL-CE) durante o lançamento da pré-candidatura de Eduardo Girão (Novo) ao governo cearense, no último domingo, 30, em Fortaleza.

Flávio afirmou que tanto ele quanto André Fernandes tinham aval do ex-presidente Jair Bolsonaro para aproximar o PL do ex-governador Ciro Gomes (PSDB) no estado. Segundo o senador, trata-se de uma aliança estratégica para “tapar o nariz”, aproveitar uma “janela de oportunidade” e enfraquecer Lula e o PT no Nordeste.

Michelle, porém, criticou publicamente o acordo conduzido pelo PL cearense, presidido por Fernandes, e classificou a aproximação com Ciro como “precipitada”. Flávio reagiu dizendo que Michelle não participa das decisões sobre candidaturas majoritárias nos estados, reforçando que “ela não é política” e que a palavra final nessas articulações cabe ao ex-presidente.

“A Michelle atropelou o próprio presidente Bolsonaro, que havia autorizado o movimento do deputado André Fernandes no Ceará. E a forma com que ela se dirigiu a ele, que talvez seja nossa maior liderança local, foi autoritária e constrangedora”, afirmou Flávio ao correspondente do jornal O POVO em Brasília, João Paulo Biage.

Com informações de O Povo

Defesa de Bolsonaro pede a Moraes autorização para cardiologista e fisioterapeuta atenderem ex-presidente na PF

Segunda, 02 de dezembro de 2025

Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu nesta segunda-feira (1º) a autorização judicial para que mais dois profissionais da saúde, um médico cardiologista e um fisioterapeuta, sejam tenham acesso autorizados para prestar atendimento a Bolsonaro, preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

A solicitação foi encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, do STF. No pedido, a defesa solicita autorização dos médico cardiologista Brasil Ramos Caiado e do fisioterapeuta Kleber Antônio Caiado de Freitas.

O documento justifica que a “inclusão dos profissionais se faz necessária para que possam dar continuidade ao acompanhamento especializado da condição clínica” do ex-presidente.

Mais cedo, Moraes autorizou as visitas, na próxima quinta-feira (4), da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro e do filho do ex-presidente, Carlos Bolsonaro.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Vai se informar pra saber o que um golpe defensora do Luladrão, ladrão de celular, PCC, CV e narcotráfico…bandido defende bandido

  2. Daqui uns dias vai ter que pedir permissão pra tomar café, almoçar e jantar bem como dormir, tá complicado a vida de Bolsonaro, tem um novo pai aqui na terra, meu Deus.

  3. se o golpe tivesse dado certo, esse Bozo estaria fazendo motociatas e andando de jetsky para perturbar as baleias…. Malandro é Malandro, Mané é Mané… Papuda nele.

    1. Dito isso: O malandro segue no poder defeendendo bandido e fazendo apologia a jovem roubar celular, né verdade? Ou voce não enxerga a realidade?

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643