martins em pauta

sábado, 3 de julho de 2021

PGR recorre de decisão de Gilmar Mendes que estendeu suspeição de Moro a outros processos de Lula

Sábado, 03 de Julho de 2021

Fotos: Sérgio Lima/Poder360 – 18.fev.2020 e 19.fev.2019

A Procuradoria-Geral da República (PGR) recorreu nesta sexta-feira (2) da decisão do ministro Gilmar Mendes que declarou suspeita a atuação do então juiz Sergio Moro em processos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No dia 24 de junho, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estendeu a suspeição do ex-juiz Sergio Moro a todos os processos do ex-presidente Lula que o magistrado atuou.

Os processos do sítio de Atibaia e sobre o Instituto Lula voltaram, portanto, à estaca zero. Um dia antes da decisão de Gilmar Mendes, o Supremo Tribunal Federal também reconheceu a parcialidade de Moro ao condenar Lula no caso do triplex em Guarujá (SP).

No recurso, a subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, afirma que a decisão é “insustentável também porque tomada sem qualquer apontamento de atos concretos nos demais feitos criminais que ensejem mais um reconhecimento da suspeição de Sergio Moro”.

“A decisão da Segunda Turma sobre a suspeição de Moro no caso do tríplex do Guarujá considerou, de maneira expressa, que a conclusão alcançada pelo órgão colegiado possui efeitos restritos, circunscritos especificamente à discussão destes autos. Nele, restou claro o propósito de evitar extensões exacerbadas, levadas a efeito sem se considerarem as condições particulares de cada processo-crime integrado pelo ex-juiz federal e o réu Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou a PGR.

Em nota, o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, afirma que “a extensão da suspeição do ex-juiz Sergio Moro aos demais processos em que ele atuou contra o ex-presidente Lula, tal como decidiu o Ministro Gilmar Mendes, é um desdobramento lógico e com pleno amparo legal. Por isso entendemos que a decisão será mantida”.

CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643