martins em pauta

quarta-feira, 1 de abril de 2020

VISITAS EM UNIDADES PRISIONAIS DO RN SÃO SUSPENSAS POR MAIS 30 DIAS POR CAUSA DO CORONAVÍRUS

Quarta, 01 de Março de 2020

Governo do Rio Grande do Norte anunciou a prorrogação da suspensão das visitas até 30 de abril. Medida vale até 30 de abril  

— Foto: Seap/Divulgação

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), do Governo do RN, prorrogou até o dia 30 de abril a suspensão das visitas de familiares de internos e outras medidas como forma de evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (31). A medida já era esperada desde a primeira suspensão, que aconteceu no dia 13 deste mês.

Com a determinação, serviços de assistência religiosa, educacional, social e de capelania, além do atendimento de advogados também ficam suspensos em todas as 17 unidades prisionais do RN. Nenhum caso suspeito foi identificado no sistema penal.

Para prevenir e combater o novo coronavírus, a Seap implementou novos protocolos para uso de equipamentos de proteção, higienização de celas e acompanhamento das equipes de saúde. Os presos que chegam ao sistema penal na Grande Natal, por exemplo, passam por um diagnóstico clínico prévio na Central de Recebimento e Triagem e vão para alas de quarentena, onde são acompanhados mais de perto pelas equipes de saúde prisional conveniada com o município de Parnamirim.

“A cadeia é um ambiente muito suscetível a penetração do vírus. O coronavírus é assintomático no início e as pessoas entram no sistema prisional sem apresentar sintomas. E se o vírus entrar no sistema, rapidamente vai se propagar porque vai achar o ambiente muito propício. Por isso decidimos isolar toda as cadeias”, explicou o titular da Seap, Pedro Florêncio.

A Seap remanejou 300 presos da Cadeia Pública de Ceará-Mirim para uma outra unidade da Região Metropolitana de Natal e criou um pavilhão de quarentena com celas de isolamento. Os detentos foram vacinados contra sarampo, caxumba e rubéola. No dia 16 de abril, eles serão imunizados contra a gripe.

As 17 unidades do RN recebiam, em média, 30 mil visitas por mês. Cada presídio possui uma cela para isolamento pela doença, caso seja necessário. Segundo a Seap, os presos foram informados da pandemia pelos policias penais e estão colaborando com as medidas de higiene e limpeza.


G1-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643