martins em pauta

sábado, 4 de abril de 2020

CNMP irá buscar recursos para prevenção do contágio da Covid-19 entre presos no Brasil

Sábado, 04 de Abril de 2020 

Foto: Divulgação

O presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Augusto Aras, irá buscar uma parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça para propor a destinação de recursos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos para ações de prevenção da transmissão do novo coronavírus nas prisões no país. 

O Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDDD) é gerido pelo Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, o qual também conta com a participação de um representante do Ministério Público. Os recursos são oriundos da arrecadação de valores provenientes de multas e de indenizações estabelecidas em termos de ajustamento de conduta, acordos e decisões judiciais, decorrentes do ajuizamento de ações civis públicas, em razão de danos a direitos coletivos e difusos. 

De acordo com o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias 2019, divulgado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o Brasil possui uma população prisional de 758.676 presos custodiados apenas em unidades prisionais, sem contar delegacias. Contando as pessoas que estão em custódia nas delegacias, o número sobe para 773.151. Ainda de acordo com o Depen, há o registro de 108 casos suspeitos em unidades prisionais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina.

O Procurador-Geral da República irá enviar ofícios ao ministro Sérgio Moro, e ao presidente do CNJ, Dias Toffoli, para iniciar as tratativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643