martins em pauta

domingo, 4 de maio de 2014

RN: Mais Médicos’ não atingirá meta de atendimento

04 de Maio de 2014 

programa criado pelo Governo Federal para suprir a necessidade de profissionais da área da saúde, o “Mais Médicos”, não vai atingir a meta esperada pela Sesap. Apesar de o Ministério da Saúde confirmar que a meta de distribuição de médicos foi atingida com o envio de 197 profissionais, a rede de atenção básica e Programa Saúde da Família (PSF) não atingiram os resultados esperados. 


A expectativa inicial era a de que o Mais Médicos possibilitasse a criação de 1.612 equipes de PSF no Estado. No entanto, até o momento, existem 960 grupos em atividade e, até o fim deste ano, o número não deve passar das 1.183 equipes. Ou seja, da meta inicial, o Estado conseguiu atingir 59%.
De acordo com dados da Sesap, antes do programa iniciar – em setembro do ano passado – o Estado tinha pouco mais de 70% da área coberta pela assistência básica. Em janeiro deste ano, a taxa de cobertura estava em 81%. Ainda segundo a Sesap, as metas de cobertura de assistência básica e formação de equipes de PSF não foram atingidas porque apenas o envio de médicos não resolve a questão.

Para criar equipes de PSF, as prefeituras precisam contratar outros profissionais: enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde em equipes básicas; dentistas, assistentes sociais e psicólogos em grupos mais elaborados. Para isso, é necessário recursos financeiros e decisão política que priorize a saúde.

Quando o Mais Médicos foi anunciado, em julho do ano passado, 101, dos 167 municípios potiguares, realizaram o cadastro junto ao MS solicitando o envio de profissionais. A demanda apresentada inicialmente foi de 286 médicos. Com novos cálculos e redimensionamento da demanda, a meta foi fixada em 219 médicos.

Até o momento, foram realizados quatro ciclos do programa e, de acordo com os dados apresentados pela coordenação da Sesap, existem, em atividade, 162 médicos em 92 municípios. Os dados não levam em conta os profissionais do 4º ciclo, pois o mesmo foi encerrado há menos de quinze dias e as informações não foram confirmadas.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643