martins em pauta

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Gilmar Mendes cobra regras para ocupação de cargos por militares

Quinta, 29 de fevereiro de 2024

Foto: Reprodução

Em meio às investigações pela suposta tentativa de golpe, que culminou com os atos criminosos do 8 de janeiro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse, em conversa com a CNN, que seria saudável para a democracia discutir no Congresso reformas institucionais a fim de organizar o que ele chama de “fugas para frente”.

Gilmar cita alguns exemplos. Defende a importância de os parlamentares criarem regras “para definir quais cargos os militares podem ocupar”. E justifica: “Para não se ter novamente um (Eduardo) Pazzuelo no Ministério da Saúde”.

Trata-se de uma referência ao general, e agora deputado federal pelo PL do Rio de Janeiro, que foi muito criticado na condução da pasta durante a pandemia de Covid-19 no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Gilmar vai além: “Um militar deveria poder ser ministro da Defesa?”. E menciona as suspeitas de que o general Paulo Sergio Nogueira, que ocupou o posto na gestão de Bolsonaro, ter sido alvo de operação da Polícia Federal no inquérito que apura possível tentativa de golpe de Estado. Na avaliação dele, a posição deveria ser assumida apenas por civis.

Outra bandeira defendida pelo ministro, decano da Suprema Corte, é a discussão sobre inelegibilidade ou quarentena para que militares, policiais, juízes e promotores disputem cargos eletivos.

Ao ser perguntado se haveria clima para todas essas discussões atualmente no Congresso Nacional, Gilmar respondeu: “Esses temas já poderiam estar sendo discutidos. E não ficar discutindo sobre patriota. Falta uma coordenação”, concluiu.

CNN

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Vivemos num país falido onde muitos mandam e o analfabetismo vibra, situacao difícil complicada, essa figura que é DO STF, ainda vai mostrar muito as suas unhas e seu sorriso sórdido, uma pena, com tanta beleza natural, capacidade de produção industrial e agro, não deveríamos viver eternamente nessa miséria de educação, saúde e segurança.

  2. ter sido alvo de operação da Polícia Federal no inquérito que apura possível tentativa de golpe de Estado. SERÁ QUE ALGUÉM QUE OCUPA UM CARGO DE GRANDE IMPORTÂNCIA NO BRASIL JÁ FOI ALVO DA POLÍCIA FEDERAL? ACHO QUE SIM. INCLUSIVE, COM PROVAS. ESSE CITADO, POR ENQUANTO É SÓ INVESTIGADO.

  3. Se o Brasil fosse um país sério, TODOS os cargos comissionados deveriam ser ocupados apenas por pessoas capacitadas pra o desempenho da função, seja o ocupante militar ou civil! Afinal, a maioria dos cargos comissionados recebe salário maior que os seus subordinados concursados e que mostraram sua capacidade por meio de aprovação em concurso …

    1. Essa fixação de brasileiro com concurso é uma das marcas de nossa desfuncionalidade.

    2. Inclusive juízes. Nada de quinto constitucional. Se os três poderes são harmônicos e independentes entre si, como estudamos, POR QUE os Presidentes da República e Governadores (Chefes do Poder Executivo) nomeiam membros do Poder Judiciário ???????????????????????????????? Não veja independência, vejo politicagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643