martins em pauta

domingo, 10 de dezembro de 2023

PT critica independência do Banco Central e quer aumentar gastos públicos

Domingo, 10 de dezembro de 2023

Foto: Sergio Lima/Poder 360

A resolução política aprovada pelo PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, defende a necessidade de o Brasil “se libertar urgentemente da ‘ditadura’ do Banco Central ‘independente’ e do ‘austericídio fiscal’” para o governo ter condições de aumentar os gastos públicos na crença de que isso eleve o crescimento da economia do país. O texto-base do documento, aprovado na sexta-feira (8) pelo Diretório Nacional, critica ainda o Centrão, grupo político com que o governo fez alianças no 1º ano de mandato do 3º governo Lula.

“Não faz nenhum sentido a pressão por arrocho fiscal exercida pelo comando do Banco Central, rentistas e seus porta-vozes na mídia e no mercado. O Brasil precisa se libertar, urgentemente, da ditadura do BC independente’ e do austericídio fiscal’, ou não teremos como responder às necessidades do país”, diz trecho do texto.

A crítica ao “austericídio fiscal” expôs as divergências de alas do PT com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, principal defensor da meta de deficit zero para 2024.

Ao longo do 2º semestre houve pressão de petistas, liderados pelo deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), para que a meta fosse alterada em até 0,5% do PIB na LDO (Lei de Diretrizes Fiscais), mas Haddad convenceu Lula a manter o objetivo de deficit zero.

O documento foi proposto pela corrente “Construindo um novo Brasil”, mesma tendência de Lula, durante a Conferência Eleitoral do PT, realizada em Brasília.

Com informações de Poder 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643